Imagine que você está em uma bela praia e vê um pássaro incomum voando em sua direção. O sol está baixo no céu e a luz dourada brilha nas asas delicadamente estampadas. Você levanta sua câmera, sem saber quais configurações usar. Quando você volta para casa, percebe que as fotos estão borradas e superexpostas – e pior, as fotos não têm detalhes suficientes para identificar o pássaro, uma espécie que você tenta fotografar há anos. Como você pode evitar esse desastre?
Na fotografia de pássaros, existem algumas configurações de câmera comumente usadas que são um ótimo ponto de partida para quase qualquer situação. Não importa o quão apressado você esteja, você deve ser capaz de capturar imagens boas e nítidas de pássaros.
Velocidade do obturador
A velocidade do obturador é a variável mais crucial para a fotografia de pássaros porque os pássaros estão quase sempre se movendo, e você precisa de uma velocidade do obturador rápida o suficiente para congelar esse movimento. Mas na direção oposta, você também quer usar a maior velocidade do obturador possível porque nunca há luz suficiente. A velocidade certa do obturador para um falcão empoleirado em um galho ao pôr do sol pode ser algo como 1/200 de segundo, mas se decolar, você precisará de mais de 1/2000 para evitar o desfoque. A melhor velocidade do obturador também depende um pouco da sua distância focal e de quão perto você está do pássaro.
Para aves mais raras, sempre começo com um valor seguro e, se tiver tempo, começarei a correr riscos. Se a velocidade do obturador for arriscada, você aumentará a probabilidade de obter pelo menos uma foto nítida se tirar uma série de várias fotos seguidas.
Uma vez que os pássaros começam a se mover, você precisa usar uma velocidade mais rápida do obturador. O recomendado é um valor inicial de 1/800 para pássaros lentos. Esses pássaros costumam fazer uma pausa e você deseja pegá-los nesse momento. Tenha em mente que certas espécies de pássaros têm contrações rápidas, como sacudir o rabo, mesmo quando estão andando devagar. Portanto, se você estiver fotografando essas espécies, precisará usar velocidades ainda mais rápidas.
Abertura
Vai parecer que nunca há luz suficiente para usar as velocidades rápidas do obturador necessárias, então o indicado é fotografar sempre com a abertura máxima sempre que possível.
ISO
Você pode usar Auto ISO (depois ajustá-lo com compensação de exposição), ou então escolhê-lo manualmente. Na prática, desde que se tenha acesso fácil a um dial para alterar a compensação de exposição, o ISO automático funciona bem. Principalmente com câmeras sem espelho, onde a visualização da exposição é imediatamente aparente através do visor eletrônico.
Um ISO “seguro” é aquele que não elimina nenhum valor de destaque importante. Você pode determinar esse valor ISO fotografando os pássaros mais brilhantes no início da sessão de disparo e encontrando um ISO que não os exponha demais. No entanto, isso vem com a ressalva de que sua cena ficará lentamente mais brilhante se você estiver fotografando no início da manhã, e você pode gradualmente acabar com imagens superexpostas.
Se sua câmera tiver um indicador de superexposição (como os “piscas” em áreas superexpostas), isso pode ser útil – seja diretamente no EVF em uma câmera sem espelho ou ao revisar suas imagens em uma DSLR.
Modos de câmera na fotografia de pássaro
Dado que a velocidade ideal do obturador pode variar muito na fotografia de pássaros, você precisa estar em um modo de câmera que permita controlar a velocidade do obturador. Uma opção é o modo manual completo – ou o modo manual com ISO automático e compensação de exposição – para fazer ajustes rápidos.
A única desvantagem do modo manual + ISO automático é que, se de repente a luz ficar muito brilhante, de modo que haja superexposição no ISO base, a câmera não terá como compensar automaticamente. Neste caso, existem duas soluções. A primeira é reconhecer o que está acontecendo e usar uma velocidade de obturador mais rápida. A outra solução é mudar rapidamente para o modo de prioridade de abertura e defini-la mais ampla, ponto em que a câmera definirá o ISO básico e uma boa velocidade do obturador.
Alguns fotógrafos realmente fotografam no modo de prioridade de abertura para quase todas as suas fotografias de pássaros por esse motivo. Eles ainda são capazes de controlar a velocidade do obturador através do Auto ISO, mas esta é uma técnica mais complexa.
Quanto ao modo de prioridade do obturador, não é recomendado para fotografia de pássaros, embora possa ser tentador. A razão é que, com luz mais forte, se você esquecer de alterar a velocidade do obturador, a câmera pode diminuir demais a abertura. A maioria das lentes modernas para observação de pássaros são mais nítidas em ou perto da abertura máxima.
Raw vs JPEG para fotografar pássaro?
A fotografia de pássaros é muito imprevisível e, às vezes, você precisará espremer até a última gota de seus arquivos. Por isso, o recomendado é filmar em Raw, pois facilita a alteração do balanço de branco no pós-processamento e ajuda na redução do ruído se você estiver fotografando em condições de pouca luz – muito comum na fotografia de pássaros.
Mesmo com uma foto bem exposta, o Raw é excelente para manipular as curvas de tom para realçar as gradações sutis do próprio assunto. Arquivos JPEG podem parecer perfeitamente bons sem edição, mas eles rapidamente começarão a mostrar artefatos de compressão à medida que você os edita cada vez mais.
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