A edição de 2022 vai cruzar o país de um extremo a outro, passando por cenários incríveis e exclusivos do bioma brasileiro
Uma das competições de rally mais esperadoa por amantes de fotografia e esportes radicais, que começa no dia 26 de agosto, em Foz do Iguaçu, Paraná, já está gerando expectativas. A 30ª edição do Rally dos Sertões, maior evento off-road das Américas, terá, este ano, o percurso mais longo de todas as edições. Por certo, fotógrafos nacionais e internacionais estarão presentes. Dentre eles, uma equipe de peso do Fotop.
Antes de mais nada, a prova, que já tem o título de maior Rally do Mundo por conta do trajeto, terá 7.216 km, percorridos em 15 dias, 14 de competição e um de descanso. Dentro disso, 4.811 km serão cobertos em oito etapas especiais, sendo uma delas a mais longa de todas já disputadas pelos competidores do Sertões, com extensão de 601 km.
E como se preparar para fotografar um evento desse porte? E o que não pode faltar na mala do fotógrafo que vai cobrir o Sertões? O Fotop conversou com alguns profissionais que acompanham o rally há muito tempo e com outros que vão fazer a sua primeira cobertura este ano. Confira:
José Mário Dias – 10ª participação no Sertões
Fotógrafo profissional há 15 anos
“A preparação começa pensando no que precisaremos e tentando levar o mínimo de bagagem possível, pois é muito apertado no carro. E sempre é uma apreensão a mais, por se tratar de um dos principais rallys do mundo. E este ano, em especial, o MAIOR rally do planeta”.
Equipamentos: Câmeras D5, D500 e D750. Lentes 10mm, 16-35mm, 35mm, 70-200mm e 200-500mm.
Magnus – 9ª participação no Sertões
Fotógrafo profissional há 14 anos
“O que não pode faltar na mala, além do equipamento fotográfico? Com certeza mente descansada e uma pequena farmácia. Ah, por fim, cafeína e muito energético rs”.
Equipamentos: teleobjetiva, uma médio angular e uma grande angular… 3 corpos flash para bastidor e estúdio controle para câmera remota
Victor Eleuterio – 10ª participação no Sertões
Fotógrafo profissional há 12 anos
“A preparação para o evento começa bem antes, na organização do que levar, tentando levar coisas pra se blindar de qualquer imprevisto e, ao mesmo tempo, tentar não levar muita coisa por conta do espaço no carro. Uma das coisas que não pode faltar é o protetor solar”.
Equipamentos: todos Nikon
Vinicius Branca – 12ª participação no Sertões
Fotógrafo profissional há 7 anos
“Tem algumas peculiaridades por ser uma prova longa, mas não muito diferente que outros eventos. O rally exige muito do equipamento, então sempre atenção com o funcionamento de tudo e para não esquecer nada. E claro a parte física e psicológica do corpo, que sofre tanto desgaste quanto os equipamentos”.
Equipamentos: todos Canon, 5D mkiv, 1D mkiv, 7D, 70-200mm, 24-105mm, 16-35mm e 15mm.
Vandrei – 1ª participação no Sertões
Fotógrafo profissional há 5 anos
“É um novo desafio, um pouco de ansiedade misturada com curiosidade para viver essa experiência. Por já conhecer um pouco do trabalho e os fotógrafos que estão há alguns anos fotografando esse evento, tenho recebido várias dicas de itens e equipamentos para esse rolê. Além de estar sempre olhando referências, acompanho o trabalho de alguns profissionais especializados”.
Equipamentos: duas Câmeras. Canon EOS R5 e Canon 5D Mark IV, lentes 70 200mm, 24 70mm 14mm 35mm.
Rodrigo Barreto – 2ª participação no Sertões
Fotógrafo profissional há 25 anos
“Fotografei pela primeira vez o Rally dos Sertões e o Rally Dakar junto com a equipe Fotop ano passado, em 2021. Este rally dos sertões edição de 30 anos, se tornando o maior rally do mundo, será minha terceira experiência em rallys mais longos e duros. Nas primeiras experiências, eu ficava muito ansioso e preocupado com o que deveria levar o que não poderia faltar. Hoje estou mais tranquilo, os outros eventos que faço constantemente acabam me preparando para o Rally”.
Câmeras: Canon 1DX, Canon 5D mark III, Canon 7D. Lentes: 70-200mm 2.8, 300mm F4 , 17-40mm F4, 35mm 2.0, 10mm fisheye. Flashs : Godox Ad200 Pro – Godox tt685 Tripé, cartão de memória, go pro.
Doni – 23ª participação no Sertões
Fotógrafo profissional há 15 anos
“Na preparação para o Sertões há muito cuidado pra não esquecer nada, verificar se está tudo ok com os equipamentos, porque depois que se sai de casa tem que estar tudo em ordem. também não pode faltar na mala protetor solar, segunda-pele, chapéu, enfim tudo que precisamos pra nos proteger do sol”.
Equipamentos: 2 corpos de câmeras, uso Fuji que é cropada. Lentes são 10-24mm f/4, 16-55mm f/2.8, 50-140mm f/2.8 e TC 1.4x. Além de flash, e rádio flash para controlar a segunda câmera como remota.
Duda Bairros – 1ª participação no Sertões
Fotógrafo profissional há 35 anos
“Além disso, por se tratar do meu primeiro Sertões, o começo da preparação passa fundamentalmente na busca por informações com a equipe de fotógrafos que já cobriu o que evento. Por fim, entender as condições, fluxo de trabalho, o briefing da cobertura, demandas e logicamente pensar em todos os equipamentos que eu possa precisar ao longo da cobertura”.
Equipamentos: minhas guerreiras D4 e D4s, 50 mm 1.4, 35 mm 1.4, 14-24 mm 2.8, 70-200 mm 2.8, 400 mm 2.8, DJI Mavic Air 2S, Gopro HERO 7 e flashes Godox AD200.
Ricardo Leizer – Já fotografou mais de 100 rallys
Fotógrafo profissional há 35 anos
“A preparação para um rally começa na manutenção do equipamento. É preciso checar acessórios, comprar o que estiver faltando (tipo pilhas e inversor). Também é preciso desistir de levar metade das coisas que originalmente foram separadas para o rally, dentre roupas, tripés, fios elétricos, clamps, calçados, etc.. pois não cabe. Por fim, é um exercício de abdicar de conforto e pensar na melhor praticidade possível”.
Equipamentos: levarei 2 corpos 2 lentes 2 flashes e os acessórios para tal… tudo Canon (e yongnuo).
Marcelo Machado de Melo – 10ª participação no Sertões
Fotógrafo profissional há 15 anos
“Nesta edição, ficarei só a primeira semana, visto que terei outro compromisso profissional, e a preparação foi jogar meia dúzia de roupa na mala horas antes de partir, totalmente atípico das outras edições”.
Equipamentos: Canon R5, 5D Mark IV, 400mm f/2.8, 70-200mm f2.8, 24-70mm f/2.8, 50mm f/1.2.
Fotos do Rally dos Sertões em tempo real
A Prime Field criou uma tecnologia via satélite que funciona de qualquer lugar e possibilita a conexão da câmera dos fotógrafos direto para o sistema do Fotop. Ou seja, as imagens do Sertões serão enviadas em tempo real para os clientes.Quer acompanhar tudo o que vai rolar no evento a partir do olhar de nossos fotógrafos parceiros? Então continue acompanhando nosso perfil no Instagram. Por isso, aproveite para conhecer mais sobre o Fotop e se cadastre hoje mesmo em nosso site clicando aqui.