Certo, então você domina sua câmera, ou pelo menos pensa que domina. Você conhece as configurações de dentro para fora e enjoou dos assuntos usuais. Seu cão está farto de ter uma câmera apontada para o rosto e seus amigos não se sentem mais à vontade com você tentando tirar fotos deles. Qual o próximo desafio, que tal uma foto da Lua?

É um assunto relativamente fácil de fotografar se você souber o que está fazendo. Não se move muito e pode criar uma foto muito profissional. Seja uma lua cheia, meia lua ou lua crescente, não importa. Basta encontrar um bom local e uma noite clara e pronto.

Itens necessários para uma boa foto da Lua

  • Câmera;
  • Pelo menos uma lente zoom de 300 mm (de preferência mais);
  • Um teleconversor;
  • Um tripé;
  • Um controlador remoto de liberação do obturador.

Bem, você sabe que precisa de sua câmera, então vou começar com a lente de zoom. A razão pela qual precisamos de uma lente grande é que a Lua está a dezenas de milhares de quilômetros de distância. Mesmo que grande em tamanho, o satélite natural ainda parece pequeno no céu noturno. A 300 mm devemos ser capazes de preencher cerca de um oitavo do quadro. Se você conseguir uma lente de 500 mm, melhor ainda, mas pode ser caro comprar essas lentes realmente grandes. Uma maneira de contornar isso é procurar um lugar para alugar lentes.

Conversores também ajuda na hora da foto da Lua

No entanto, como todos temos orçamentos, outra maneira de contornar isso é obter o que é conhecido como teleconversor. Esta é uma espécie de lupa que você aparafusa na extremidade do barril da lente. Ele multiplicará sua distância focal pelo fator do conversor. Geralmente isso é 2x ou 1,4x. Portanto, se você tiver uma lente de 300 mm, usar um teleconversor 2x a tornará uma lente de 600 mm. Você pode perder um pouco do tamanho do quadro, mas funcionará muito bem. 

Outra vantagem é que você pode dobrar esses conversores. Então, se você usasse uma lente de zoom de 2x e 1,4x, sua lente de zoom de 300 mm seria uma enorme 840 mm. Isso começará a deixar a lua bem grande em seu quadro.

Tripé

A próxima coisa que você precisa é de um tripé estável, especialmente se você tiver uma lente enorme na câmera. Como você usará velocidades longas do obturador porque está fotografando à noite, precisará que a câmera esteja completamente parada. É também por isso que você deve comprar um controle remoto de liberação do obturador. Isso permitirá que você alinhe a foto, afaste-se e pressione o obturador de longe, evitando assim qualquer trepidação ao pressionar o botão. 

A lua se move mais rápido no céu do que você pensa, então, se você estiver demorando um pouco para configurar tudo, continue verificando as fotos à medida que avança. Além disso, como a lua é uma grande fonte de luz refletida do sol em um ambiente escuro, você precisará expô-la adequadamente. O aconselhável é fotografar no modo RAW para que você possa ajustar a exposição em um programa de software depois, até porque, você não quer que todo esse tempo e esforço sejam desperdiçados.

Quer trabalhar com fotografia?

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.