Muitos profissionais provavelmente olharam para uma fotografia de silhueta e se perguntaram como exatamente elas foram tiradas. As silhuetas podem conter o momento de um casal na praia, uma pessoa olhando para uma paisagem ou mesmo uma paisagem urbana incrível com o sol se pondo ao fundo. Os fotógrafos de silhuetas devem ter um ótimo timing e configurações de exposição perfeitas.
O que é fotografia de silhueta?
Na fotografia, uma silhueta se define como um contorno que aparece escuro contra um fundo claro. Mais especificamente, é onde seu assunto é visto como uma forma preta sem detalhes contra um fundo mais claro. Este é um resultado artístico que muitos fotógrafos gostam de aperfeiçoar. Este efeito pode ser alcançado com qualquer tipo de fonte de luz brilhante, mas é claro que a mais usada é o sol ao nascer ou pôr do sol. A luz de fundo do sol sombreia tudo em sua direção e produz esse efeito.
Técnicas para a fotografia de silhueta
Antes de tudo, quando você está se preparando para tirar suas fotos de silhueta, é preciso lembrar de algumas coisas. Essas dicas funcionam tanto para fotografia digital quanto para filme. Certifique-se de nunca apontar a lente diretamente para o sol. Se houver muita luz, ela cairá sobre seu objeto.
Se não houver luz suficiente, seu plano de fundo ficará cinza. A chave principal para a iluminação de silhueta é ter seu fundo mais claro que seu objeto, mas isso pode ser feito muitas maneiras. Muitos fotógrafos se concentram em uma determinada hora do dia, onde está o assunto, que tipo de clima está fazendo e onde o sol está posicionado no quadro.
Dicas e métodos
O recomendado é fazer a fotografia de silhueta quando o sol está bem acima do horizonte, geralmente ao pôr do sol. Dessa forma, o céu está mais brilhante, o que garante um maior contraste entre o seu objeto e o céu. Tente mirar em seu objeto com o sol diretamente atrás dele para obter um brilho ao redor de sua silhueta. Além disso, se o céu estiver muito claro e seu objeto for pequeno, é possível subexpor sua imagem em silhueta.
Outra dica é manter uma abertura estreita (alto f/stop) para que a câmera capture toda a cena em foco. Também é conveniente usar este método para que você possa usar as configurações de exposição automática da sua câmera focadas no fundo iluminado. Se você usar uma câmera point-and-shoot focada no assunto que deveria ser escuro, a câmera provavelmente tentará compensar a falta de luz no assunto e superexpor o fundo. Então, quando estiver com sua câmera configurada para exposição automática, certifique-se de focar na luz de fundo.
Por fim, lembre-se que não existe uma ciência exata para tirar fotografia de silhueta. É preciso prática, experimentação e talvez até um pouco de sorte para capturar uma foto verdadeiramente espetacular.
Quer trabalhar com fotografia?
Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.
Acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.