A implementação bem-sucedida de estratégias de marketing é uma arte e uma ciência, principalmente porque você terá que adaptar cada método de marketing às suas necessidades de negócios.
Embora os conceitos básicos possam permanecer os mesmos, há espaço para ser criativo em suas estratégias em 2022.
O que são estratégias de marketing?
Uma estratégia de marketing é um plano de longo prazo com um objetivo quantificável e etapas acionáveis para aumentar a conscientização de uma marca ou produto no mercado e garantir uma vantagem competitiva ao atrair os consumidores. Essencialmente, é o “como fazer” de colocar as técnicas de marketing em ação.
O que considerar ao selecionar as melhores estratégias de marketing para o seu negócio?
Especialmente as pequenas e médias empresas precisam manter algumas coisas em mente ao embarcar em um plano de marketing.
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1. Dados demográficos do mercado-alvo
A parte mais crucial de qualquer plano de implementação de marketing é o público-alvo. Afinal, é a atenção do consumidor que você deseja capturar. É necessário ter uma boa compreensão da demografia do seu público-alvo principal: quais idades você está segmentando? Gêneros? Renda? Interesses? Relacionamentos? Estágios da vida?
Você vai querer considerar tudo, desde dados básicos até o tipo de páginas de mídia social e personalidades com as quais eles provavelmente se envolverão, onde eles ficam online, hábitos de compras e muito mais.
Ao entender isso e a jornada de seu público como um todo, você pode descobrir melhor como chegar à frente de seus clientes em potencial e envolvê-los com estratégias de marketing personalizadas.
2. Preço e orçamento
O dinheiro faz o mundo girar e os preços determinam as recomendações de marketing. Existem dois tipos de finanças que você deve considerar: o preço do seu cliente e seu orçamento para marketing e gastos com anúncios.
Você desejará criar uma estrutura de preços que cubra suas margens de lucro, mas que ainda seja atraente para os clientes e competitiva no mercado, com estratégias criadas para corresponder às necessidades identificadas.
Outro ponto é o que você pode pagar para marketing e publicidade? Determine seu CAC (custo de aquisição de clientes) além de quaisquer custos fixos de marketing, para que você possa ter um orçamento mensal configurado para publicidade que ainda proteja suas margens.
3. Objetivos de longo prazo
O que exatamente você quer do marketing? A melhor estratégia para, digamos, aumentar o reconhecimento da marca não é a mesma que uma estratégia para aumentar o tráfego na web. Também será diferente das campanhas voltadas para a conversão de compra. Certifique-se de que está claro o objetivo da sua empresa.
Estratégias que vão impulsionar os negócios
1. Boas fotos
Imagens falam mais que mil palavras, e no mundo dos negócios essa máxima é ainda mais verdadeira. Não basta ter um produto de qualidade, ele precisa ser chamativo, bonito e despertar o desejo mais profundo de interesse nos clientes. Ter um fotógrafo profissional para captar e transmitir a essência do seu negócio é a chave para ser desejado no mundo digital.
2. SEO
Uma maneira de aumentar o tráfego e o reconhecimento da marca é por meio de SEO (otimização de mecanismos de pesquisa ). Há muitos ajustes e pesquisas envolvidas em SEO (algumas plataformas de software terão até ferramentas de automação integradas para ajudar). Ainda assim, o objetivo final é sempre aumentar o reconhecimento da sua marca, aumentando assim o tráfego e as vendas do site.
Como muitos mecanismos de pesquisa, especialmente o Google, priorizam resultados de pesquisa orgânicos e naturais, melhorar o SEO ajudará bastante a aumentar o alcance da sua marca.
O SEO funciona em conjunto com a pesquisa orgânica, o inbound marketing e a publicidade paga. Concentre-se em palavras-chave específicas e certifique-se de incorporá-las ao seu conteúdo. Atualize o conteúdo regularmente, para que seu site se registre como ativo; isso é mais facilmente realizado através de um blog regular.
Use backlinks, cabeçalhos e descrições de imagens alternativas para prolongar a jornada do cliente e conversar com mais eficiência com a IA do mecanismo de pesquisa.
3. Marketing de influenciadores
Não há como negar que os influenciadores são os formadores de opinião do presente e do futuro, e a parceria com algumas personalidades influentes da mídia social é uma ótima maneira de expandir o reconhecimento da sua marca.
Colaborações com influenciadores aumentam sua visibilidade e aumentam a confiança e a reputação de sua marca, pois os seguidores já confiam nas recomendações de personalidades que seguem e com quem interagem.
4. PR e marketing
As menções na mídia são as melhores amigas de uma marca. Essencialmente, boa imprensa é publicidade gratuita, portanto, quanto mais você puder divulgar, mais o reconhecimento da sua marca aumentará. Você também pode combinar PR com marketing para monetizar um bom boca-a-boca.
A mídia gratuita pode vir de várias maneiras: desde menções na imprensa ou críticas, depoimentos de mídia social, listas de produtos, blogs, etc. Ela não pode ser comprada ou forçada.
5. E-mail marketing
O marketing por e-mail não é apenas altamente eficaz e fácil de organizar, graças à facilidade de automação do processo. Por permitir toques constantes na caixa de entrada de um cliente, é uma maneira inofensiva, mas persistente, de nutrir e aquecer leads e promoções.
Recomendamos a criação de listas e funis de contatos de clientes com base em atributos ou funções acionadas para que você possa enviar e-mails ajustados, mas direcionados, para cada posição ao longo da sua pirâmide de vendas.
Essa técnica permite que você direcione suas mensagens em um nível mais granular para atrair vários pontos de tomada de decisão. Você pode acompanhar o sucesso por meio de taxas de abertura, dados de cliques e taxas de cancelamento de assinatura e usar testes A/B para aprimorar ainda mais mensagens e assuntos eficazes.
6. Marketing de mídia social
Construir seguidores online em mídias sociais apropriadas cultivará uma comunidade engajada e clientes fiéis, abrindo uma grande área para impulsionar vendas, promoções e novos lançamentos.
A autenticidade é fundamental, assim como a coesão da marca. Certifique-se de que suas postagens sejam a combinação certa de engajamento e orientação para vendas e adapte suas mensagens para cada plataforma. Por exemplo, concentre-se na estética visual e nas hashtags apropriadas no Instagram, enquanto coloca mais energia em legendas mais longas e participa de grupos no Facebook.
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