A maioria do setor fotográfico acredita na recuperação e crescimento dos negócios em 2022, à medida que muitas restrições da pandemia foram suspensas. Pelo menos é o que sugere uma nova pesquisa do setor fotográfico

O State of the Photography Industry anual de 2022, realizado pelas empresas Zenfolio e Format, fez a cerca de 3.400 fotógrafos de todo o mundo uma série de perguntas sobre o estado da indústria neste ano.

Dos entrevistados, 89% dos fotógrafos estavam cautelosamente otimistas sobre os negócios este ano, mais de dois anos após o início da pandemia da COVID-19. Isso ocorreu quando 64% dos fotógrafos disseram que 2021 terminou mais devagar do que o esperado.

No entanto, apenas cerca de 11% dos entrevistados esperavam que os negócios diminuíssem até o final de 2022. Mais da metade dos entrevistados disseram que adaptaram sua forma de trabalho durante a pandemia, enquanto 20% geraram receita online e mais de 46% assumiram novos tipos de filmagens ou clientes.

Setor fotográfico “mais lento”

Em 2021, 63,8% disseram que os negócios estavam mais lentos do que o esperado. Para 2022, 56,5% esperam que os negócios melhorem, 32,2% esperam que permaneçam estáveis, enquanto apenas 11,3% acreditam em um declínio.

A pesquisa da indústria fotográfica incluiu entrevistados de mais de 70 países diferentes, com metade dos entrevistados nos EUA. Aproximadamente 19% dos fotógrafos na pesquisa são fotógrafos de retratos – mais do que qualquer outra categoria – com 8,7% fotografando casamentos.

Quase 55% dos entrevistados afetados pela pandemia disseram que se adaptaram mudando a forma como conduziam sessões de fotos, com medidas como distanciamento físico, por exemplo. E 20% focaram suas atividades em gerar receita online, principalmente com a venda de impressos e downloads digitais diretamente aos clientes ou por meio de lojas e marketplaces online. Alguns também geraram receita com a venda de cursos e treinamentos de fotografia.

Marketing digital também foi fundamental durante pandemia

A pesquisa também examinou como os fotógrafos encontraram novos clientes. A maioria — 61% — vem do boca a boca. Isso é seguido por 40% por meio de um site, 38% no Instagram, 25% no Facebook e 22% em uma pesquisa no Google.

Em termos de equipamento, as DSLRs continuam sendo as favoritas entre os fotógrafos, com a maioria dos entrevistados usando uma Canon EOS 5D ou Nikon D850. Assim, a Canon foi a marca preferida, seguida pela Nikon, com 15% fotografando Sony e 7% usando Fujifilm. As lentes favoritas são óticas de 24-70mm, 70-200mm e 50mm.

O Fotop conta com tecnologia e profissionais gabaritados para oferecer o que há de melhor em demonstração imobiliária. Você e sua empresa podem contar com produção de vídeos e fotos profissionais. Assim, além de acrescentar todo o encanto de um tour virtual em seus espaços.
Quer saber mais sobre os nossos serviços? Clique aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram.