O Dia das Mães é uma data especial, onde celebramos e relembramos a importância da pessoa que nos gerou e nos criou, que nos dá amor, colo e carinho. O Fotop reuniu duas histórias de mães que são exemplo de amor e dedicação, e que também enxergam na fotografia uma forma de eternizar esses momentos.

Daisy: amor ao filho Ricardo e a fotografia

A história de Daisy se entrelaça com o sonho de ser mãe, que se transformou em realidade com a chegada de Ricardo. E a fotografia teve um papel especial nesse momento. “O Ricardo foi muito desejado por nós, foram 4 anos de tentativas e infelizmente não conseguia engravidar. Assim, resolvi fazer um curso de fotografia até para desencanar um pouco e, na semana da conclusão do curso, veio o tão esperado positivo. Minha gestação foi super tranquila. Ricardo nasceu prematuro, de 36 semanas e somente na hora do nascimento tivemos a notícia que ele tinha Síndrome de Down. Mas nada nos abalou, só quis sempre que meu filho tivesse saúde e o resto nós iríamos correr atrás”.

Rotina de mãe e atleta

Hoje, a rotina da mãe fotógrafa é dividida entre os cuidados com o filho e o trabalho no Fotop. “Administrar a rotina, apesar de trabalhar aos finais de semana com o Fotop, é super tranquila, pois graças a Deus tenho o apoio total do meu marido das vovós do Ricardo. São as duas coisas que me completam: meu filho e a fotografia. Confesso que muitas vezes não é fácil acordar cedo aos domingos e deixar meu pequeno em casa, mas além de amar o que eu faço, a Fotop me ajuda muito financeiramente e hoje consigo inclusive pagar as terapias do Ricardo com o que ganho na Fotop. E/ claro, ver a sua foto ser postada por um atleta realmente é aquela sensação de dever cumprido. Saber que ele escolheu a sua foto para compartilhar com as pessoas mais importantes da sua vida é de verdade sem palavras!”.

Além da carreira como fotógrafa de corrida, Daisy também compartilha fotos do filho em suas redes sociais. Sobre cuidar e criar uma criança com Síndrome de Down, ela reforça a rede de amor e apoio que Ricardo convive. Apesar de ver tantas histórias de preconceito, nós nunca passamos por nenhum momento assim. Ricardo é uma criança incrível, que por onde passa as pessoas se apaixonam por ele. Na escola ele sempre foi muito acolhido pelas crianças. Apesar de não entenderem ainda o que é a Síndrome de Down, querem a todo tempo cuidar e mimar ele”.

Isolamento por COVID e vídeo de encontro viralizado

Um momento importante e emocionante, revela Daisy, foi quando a fotógrafa contraiu COVID-19, e precisou ficar isolada por 15 dias. O vídeo em que mãe e filho se reencontram é emocionante. “Me emociono só de lembrar. Sem dúvida alguma foram os 15 dias mais difíceis da minha vida. Assim, comecei a ter inclusive crise de ansiedade por ficar tanto tempo longe dele. Apesar de saber que ele estava sendo muito bem cuidado, todos os dias só pedia a Deus saúde e para que eu pudesse ter ele de volta nos meus braços”.

Confira o vídeo do reencontro no feed do Instagram do Fotop.

Como mensagem a todas as mães, Daisy reforça todo o esforço que realiza para garantir um futuro melhor aos filhos. “Já teve uma época em que cheguei a me “culpar” sabe, por deixar o Ricardo cedinho em casa, sair para fotografar e ele acordar e eu não estar perto dele. Mas sei que fazemos o nosso melhor e é principalmente por eles, pelos nossos filhos”.

Jacqueline: registrando momentos com o filho Thiago

Antes de tudo, uma incentivadora do filho, a coordenadora de meio-ambiente e mãe Jacqueline Mathias Clemêncio sempre teve papel ativo na vida do filho, Thiago Campos. “Desde sempre envolvi o meu filho no esporte. Sempre fui muito admiradora das modalidades esportivas, e o Thiago sempre envolvido na prática”, conta Jaqueline, que incentivou o filho a conhecer natação, vôlei e ciclismo desde os 4 anos de idade.

Jaqueline destaca a importância de ter registros fotográficos do filho nas competições esportivas. “No ciclismo de estrada, não tem como eu acompanhar todos os momentos. E o registro desses momentos em locais diferentes, com as imagens sempre bonitas, é como se eu tivesse em cada curva da estrada, em cada momento. Ter esses registros são o maior orgulho para mim”, conta a mãe, que é uma cliente Fotop, recebendo as imagens do filho em todas as competições.

Neste Dia das Mães, a ”mãe de atleta”, como ela mesmo gosta de se definir, deixa uma mensagem de incentivo ao esporte. “Investir no esporte é investir em um filho saudável, que respeita as regras, tem bons hábitos e que só atrai boas pessoas. Isso o esporte proporciona, vocês vão ver quantos benefícios isso proporcionará”.

Aproveite para mandar este texto para uma mãe. Assim, confira outras postagens sobre fotografia em nosso perfil do Instagram.