Iniciar um negócio como fotógrafo permite que você ganhe dinheiro usando uma habilidade que você já gosta, mas é importante ter um plano sólido e metas realistas. Não há dúvida de que a fotografia é uma grande carreira – você pode ganhar a vida, fazer seu próprio horário e viajar para lugares inimagináveis.
O melhor de tudo, você vai fazer as pessoas felizes. Seja capturando momentos inestimáveis para famílias ou acertando o briefing do cliente, as fotos são um bem precioso. A fotografia é uma boa carreira? Com certeza! Mas exige disciplina e muito planejamento.
Reduza os riscos com um negócio de fotografia em casa
Poucos fotógrafos profissionais vão de zero a alugar um estúdio – a maioria começa com um negócio de fotografia em casa, onde os custos podem ser reduzidos ao mínimo. Como proprietário de uma pequena empresa, manter os custos baixos deve ser uma prioridade, e é altamente recomendável administrar seu negócio de fotografia em casa.
Nesta fase, quando você ainda não tem um plano de negócios, tudo que você precisa é de um lugar em sua casa para trabalhar – algum ‘espaço de escritório’ privado.
Se você precisa encontrar clientes para agendar um trabalho (por exemplo, para fotografia de casamento), pode encontrá-los em um café local – os clientes não esperam vir à sua casa, mesmo que você liste seu endereço residencial também como endereço profissional.
Decida que tipos de serviços de fotografia você oferecerá
Que tipo de fotografia é mais rentável? Você pode construir um negócio de fotografia de sucesso fotografando comercial/publicidade, eventos (casamentos, corporativo, etc), família (maternidade, etc), freelance ou fotografia de banco de imagens.
No entanto, é muito mais difícil começar a ganhar dinheiro como fotógrafo comercial do que, digamos, como fotógrafo de eventos. Além disso, enquanto a fotografia de banco de imagens é uma boa fonte passiva de renda, a fotografia freelance permite que você tenha uma rede mais ampla.
Ao iniciar seu próprio negócio de fotografia, é importante equilibrar sua paixão por um gênero específico com objetivos realistas. Considere se há um mercado para o seu sonho, por exemplo.
Na fotografia de casamento há um grande mercado devido a alta demanda para fotógrafos de casamento em todo lugar. Você precisa ser o fotógrafo de referência para um determinado gênero de fotografia – não a pessoa que fotografa tudo, pois isso pode parecer um pouco amador.
Desenvolva um plano de negócios básico de fotografia
Talvez um dos aspectos mais desafiadores da criação de um negócio de fotografia seja saber como realmente começar.
Um plano de negócios de fotografia é o primeiro passo lógico para a criação de um acampamento base forte que permitirá que você construa seus negócios sem se sentir sobrecarregado.
O que entra no seu plano pode variar, mas, no mínimo, você pode querer incluir:
Resumo executivo: Você pode iniciar seu plano de negócios de fotografia com um resumo executivo que define quais são seus objetivos gerais, bem como seus principais fatores de sucesso;
Visão geral da empresa: Faça um esboço da estrutura organizacional do seu negócio de acordo com os termos da área em que você está. Você será o único proprietário? Será uma sociedade de responsabilidade limitada? Qual será a estrutura do negócio? Você precisa de licenças comerciais? Você terá um parceiro de negócios? Que tipo de negócio você vai executar?;
Visão geral de produtos e serviços: é importante criar uma descrição detalhada dos produtos, serviços e preços que você oferecerá. Isso ajudará você a navegar melhor pelas diversas solicitações de clientes que podem aparecer;
Análise de audiência: entenda quem é seu público-alvo e quais canais serão mais eficazes para alcançá-lo;
Análise competitiva (pesquisa de mercado): Dê uma olhada na concorrência que opera em seu mercado localmente, identifique seus pontos fortes e de que maneira você pode se diferenciar deles.
Plano de operações: pense nas operações – quais são as logísticas do dia-a-dia para administrar seu negócio de fotografia?
Análise financeira: Faça um esforço para ser financeiramente experiente – isso é muito importante! Crie um plano financeiro para ter total controle de todas as nuances do fluxo de caixa do seu negócio. Da mesma forma, é útil estabelecer com antecedência quais são os requisitos do seu equipamento e quanto lucro você espera obter.
Cronograma: estabeleça um cronograma com marcos claros para que você possa acompanhar seu progresso e definir metas cada vez mais realistas e adaptadas à sua situação. Pense nisso como um roteiro de negócios de fotografia para chegar onde você quer estar.
E para quem não é fotógrafo, mas também busca melhorar o desempenho do site, algumas dicas desse texto também são muito importantes e úteis. Se você valoriza sua marca, deve contratar um fotógrafo profissional para ajudá-lo no crescimento do seu negócio. Ter imagens de alta qualidade ajudará os clientes em potencial para sua empresa e as pessoas que nela trabalham.
No Fotop, por exemplo, é possível contratar fotógrafos experientes, com agendas flexíveis, que podem te ajudar a construir um conceito fotográfico para o seu negócio de maneira facilitada. E, assim, alavancar as suas vendas.
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