Se você foi em frente e comprou a sua primeira DSLR com algumas lentes, uma das principais tarefas é manter sempre seu equipamento protegido e conservado, longe da água, umidade, quedas ou objetos que podem riscar lentes e telas.
Por isso, o Fotop preparou algumas dicas e situações onde seu equipamento pode estar em risco e o cuidado deve ser redobrado.
Contato com a água
Se estiver chovendo ou se você estiver fotografando perto do mar, isso pode representar uma das maiores ameaças para a sua câmera. Se, de alguma forma, a água entrar em contato com o seu equipamento, ela pode destruir completamente mecanismos internos e, muitas vezes, de forma permanente.
Se sua câmera for danificada pela água, seja rápido. Desligue imediatamente o equipamento, remova a bateria e em hipótese alguma volte a ligá-la. É aqui que aqueles pequenos pacotes de sílica gel que você recebe no pacote de todas as suas compras eletrônicas são úteis. Coloque a câmera em uma bolsa com esses géis de sílica e leve-a ao conserto o quanto antes.
Os perigosos efeitos da areia e poeira
Não se deixe enganar, areia e poeira não apenas danificam esteticamente o corpo da sua câmera, mas uma vez que entram nos vários componentes, como o obturador, podem deixá-las inutilizáveis.
Você ainda pode levar sua câmera para a praia para aquelas belas fotos do pôr do sol e mar azul brilhantes, mas você precisará ser extremamente cuidadoso. Não abra ou altere nenhum dos vários componentes internos. Isso significa sem troca de lentes, cartões de memória ou baterias, especialmente em dias de vento. Não caia em tentação, pois haverá um risco maior de areia entrar em sua câmera.
Você pode usar um estojo à prova d’água para sua DSLR para manter todas essas pequenas partículas afastadas. Se, no entanto, você tiver areia ou poeira dentro de sua câmera, não tente limpá-la, leve para a manutenção de confiança, pois um movimento errado pode danificar sua câmera por toda a vida.
Danos por calor extremo
Viajando para um destino exótico? Embora as DSLRs modernas possam suportar uma ampla faixa de temperaturas, esteja avisado: temperaturas excessivas podem secar as vedações da câmera e evaporar a lubrificação das partes móveis. Sua bateria também será muito suscetível ao calor extremo. Se as vedações da sua câmera secarem, você descobrirá que terá outro problema com poeira e umidade entrando facilmente na câmera.
Caso sua câmera seja exposta a calor extremo, o dano às vezes pode ser reparado, no entanto, é sempre melhor evitar ter que reparar sua câmera em primeiro lugar. Tente manter sua DSLR longe da luz solar direta, não apenas pelas razões acima, mas para que os raios UV não deformem o corpo da câmera ao longo do tempo.
Se as temperaturas externas começarem a atingir mais de 35°C, desligue a câmera por alguns minutos para que ela esfrie e faça uma pausa no calor.
Deslocando entre temperaturas quentes e frias
Um dos maiores problemas de visitar um destino extremamente quente ou frio é quando você passa de uma temperatura extrema para outra. Se pegarmos o exemplo anterior de estar em um destino onde as temperaturas atingem 35°C ou mais, é provável que você tenha o ar condicionado no máximo. Se você não tomar cuidado com a mudança de temperatura, pode correr o risco de acumular condensação no interior da câmera, o que pode danificar o sensor de imagem.
Se o tempo estiver extremamente úmido, evite levar sua câmera com você. Embora você fique sem sua câmera durante o dia, isso pode significar que você ampliar a vida útil do equipamento.
Se você estiver fotografando nas maravilhas do inverno, a maior ameaça é levar sua câmera diretamente para uma sala quente. Para evitar condensação, coloque sua câmera em uma bolsa que pode ser fechada novamente enquanto ainda estiver no frio ao ar livre e, em seguida, leve-a para dentro.
A câmera aquecerá gradualmente até a temperatura ambiente sem a formação de condensação. As mesmas regras se aplicam à bateria da câmera.
Invista em um bom estojo de câmera
Sua câmera e acessórios são um investimento significativo e pode ser fácil cortar custos depois de pagar por sua nova câmera, lentes e outros equipamentos adicionais. Se há uma coisa que você não deve economizar é um estojo de proteção para câmera.
Considere o item como a linha de frente da defesa para proteger seu equipamento de câmera dos elementos.
Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Conheça mais sobre o Fotop, a maior rede de profissionais da imagem do país. Descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.