Os tempos estão mudando, novas tecnologias e tendências sociais estão sendo criadas e as empresas estão evoluindo com elas. Fotógrafos e criadores estão constantemente encontrando novas maneiras de expressar seu trabalho para um público em constante mudança. Esse cenário oferece algumas dicas e tendências que podem ajudar a expandir seu negócio de fotografia em 2022.

Tendências de mídia social:

TikTok

O TikTok já ultrapassou o Google na lista das plataformas mais populares. Prevê-se que só ganhe mais tráfego durante 2022. O TikTok criou um lugar totalmente novo para os fotógrafos mostrarem seus diferentes tipos de habilidades. Plataforma baseada em vídeo para que os fotógrafos possam compartilhar o que acontece nos bastidores de seu processo. Os criadores estão compartilhando uma variedade de conteúdo, desde truques de edição, dicas de câmera até sessões de fotos épicas. O TikTok se move rapidamente, por isso é importante acompanhar as tendências e o conteúdo popular.

Instagram/IGTV

As tendências do Instagram de 2022 serão mais do que baseadas em fotos. Assim como o Tiktok, os vídeos do instagram estão ganhando popularidade rapidamente. Isso dá aos fotógrafos a chance de marcar e se destacar. Reels e IGTV oferecem aos criadores um lugar para compartilhar seu fluxo de trabalho e mais de sua personalidade. O Instagram permite que os fotógrafos compartilhem vídeos mais longos que o TikTok. Muitas vezes, os fotógrafos usam o IG para tutoriais simples, análises de clientes, bastidores ou até mesmo um lugar para falar mais sobre si mesmos.

NFTs

Se você está nas mídias sociais, provavelmente já ouviu falar sobre NFTs. Este ano é a hora dos criadores, especialmente fotógrafos, começarem a pesquisar mais sobre o mundo NFT e blockchain. NFT significa um “token não fungível”, é basicamente uma nova maneira de os criadores monetizarem seu trabalho dentro da comunidade de criptomoedas. Um novo mercado digital criou uma oportunidade para os fotógrafos alcançarem um público interessado em trabalhos de arte digital e dispostos a investir neles.

Equipamentos e tendências estéticas:

Câmeras sem espelho

As câmeras sem espelho estão ficando mais populares e muitos fotógrafos estão adicionando pelo menos uma à sua coleção. Um dos maiores problemas das câmeras mirrorless é a falta de acessórios compatíveis com elas, mas isso deve mudar ainda este ano. Muitas empresas estão investindo seu tempo na criação de mais acessórios para câmeras sem espelho. Os sistemas são mais compactos, pesam menos e possuem excelente resolução. As câmeras sem espelho ainda oferecem uma maior estabilização de imagem, resultando em fotos mais limpas e menos tremidas.

Estética dos sonhos

Agora, mais do que nunca, as pessoas querem fugir um pouco da realidade e a mídia social é onde muitos vão para conseguir isso. As tendências populares levaram os fotógrafos a brincar com uma estética mais surrealista e etérea. De uma sessão de casamento angelical a uma sessão de retrato nebulosa, todos os tipos de fotógrafos começaram a criar trabalhos com estilos mais sonhadores.

Algumas técnicas populares que os fotógrafos utilizaram são bombas de fumaça, filtros de lente, predefinições de edição suave ou até mesmo planejar o local, o horário e a iluminação corretas.

Natureza ao ar livre

As belas paisagens naturais sempre chamaram a atenção, mas nos últimos anos, as pessoas são ainda mais atraídas pela natureza. Elas querem ver o ambiente natural e suas maravilhas, mesmo que não possam experimentá-lo por si mesmas. A fuga de aventura e a fotografia de casamento ao ar livre tiveram um grande aumento e continuarão a crescer durante 2022. É hora de fotógrafos e entusiastas da natureza colocarem suas câmeras e botas de caminhada e seguirem as tendências. Usar luz natural e natureza em suas fotos é uma ótima maneira de economizar custos e criar imagens autênticas.

No geral, há muito o que esperar para 2022. O marketing do seu negócio está tomando uma nova forma e é importante acompanhar as tendências em evolução. Com as muitas novas plataformas de mídia que estão ganhando popularidade, os fotógrafos têm mais espaço para se anunciar para um público mais amplo e de perspectivas únicas. Boa sorte e continue a pesquisa.

Se você valoriza sua marca, deve contratar um fotógrafo profissional para ajudá-lo no crescimento do seu negócio. Ter imagens de alta qualidade ajudará os clientes em potencial para sua empresa e as pessoas que nela trabalham.

No Fotop, por exemplo, é possível contratar fotógrafos experientes, com agendas flexíveis, que podem te ajudar a construir um conceito fotográfico para o seu negócio de maneira facilitada. E, assim, alavancar as suas vendas.

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