A tecnologia tem sido uma bênção para o setor fotográfico há décadas, e isso é algo que tem se tornado cada vez mais comum e rápido nos últimos anos, e para todos todos os nichos. E com a fotografia de produtos não seria diferente.
O avanço da tecnologia resultou em uma variedade de tendências cada vez mais proeminentes. Essas não são as únicas que começaram a impactar o setor. No entanto, as demandas dos consumidores afetaram a forma como um fotógrafo de produtos faz negócios.
Embora incontáveis tendências afetem o nicho, algumas parecem destinadas a continuar marcando presença. Por serem tão importantes para o sucesso de uma empresa, pode ser vital para eles estarem cientes de cada um e capitalizá-los o máximo possível no futuro.
DLSR está se tornando um nicho
As câmeras DSLR foram uma das maiores tendências que afetaram a indústria por anos após seu primeiro lançamento. Isso porque eles ofereciam um número bastante significativo de benefícios.
Paralelamente a isso, estava o fato de que as imagens criadas nessas máquinas eram geralmente de qualidade superior às das câmeras anteriores. Essas vantagens eram aparentemente infinitas e constantemente aprimoradas a cada nova edição da linha DSLR.
Nos últimos anos, entretanto, elas sofreram uma redução na popularidade.
Isso foi impulsionado pelo aumento no uso de smartphones em todo o mundo. Embora esses dispositivos inicialmente tivessem câmeras de baixa qualidade, isso mudou constantemente.
Isso fez com que muitos smartphones e outros dispositivos móveis oferecessem uma qualidade fotográfica que rivaliza com muitas câmeras DSLR de última geração. Juntamente com sua maior portabilidade e custo reduzido, fotógrafos de todos os nichos têm mudado para elas. Isso não significa que as DLSRs estão desaparecendo; em vez disso, significa que elas estão se tornando mais um back-up de suas contrapartes mais versáteis.
Os vídeos estão tomando conta
Mesmo assim, as imagens têm sido usadas para promover produtos há décadas. Há uma variedade de tendências diferentes que mudaram a forma como essas fotos foram tiradas, bem como o estilo geral das imagens.
Nos últimos anos, assistimos a essa mudança em grande parte para o vídeo. Muito disso foi impulsionado pelo fato de que a tecnologia permitiu que o vídeo se tornasse muito mais compacto, expandindo o seu alcance.
Paralelamente a isso, está o fato de que os consumidores prestam mais atenção ao vídeo do que às imagens estáticas.
Como tal, as marcas têm procurado tirar partido desta exposição aumentada, que teve um efeito dominó sobre os fotógrafos de produtos. Há uma variedade de maneiras de fazer isso, sendo que muito disso é ditado naturalmente pela demanda do cliente.
Como resultado, os fotógrafos de produtos devem se tornar cada vez mais hábeis em videografia.
Imagens não editadas
Os consumidores procuram cada vez mais autenticidade naquilo que são apresentados. Isso significa que eles estão se esquivando de quaisquer fotos que tenham sido manipuladas de alguma forma, especialmente de maneira óbvia.
Embora algumas edições leves e feitas profissionalmente possam ser perdoadas, isso significa que os fotógrafos de produtos tiveram que evitar o uso excessivo do Photoshop e de outros softwares de edição.
Outro ponto é que muitos terão que garantir imagens perfeitas já no ato de fotografar, e menos na pós-edição. Como resultado, eles precisarão dedicar mais tempo e esforço à própria sessão de fotografia. Embora isso signifique mais investimento inicial para o fotógrafo e o cliente, pode economizar tempo e esforço a longo prazo.
Fotografia 360 graus
A fotografia em 360 graus se tornou cada vez mais popular na maioria das plataformas de mídia social. Embora muitos tenham inicialmente descartado isso, não diminuiu em popularidade tanto quanto se pensou. Pelo contrário, está sendo integrado em muitos grandes sites de comércio eletrônico, como a Amazon.
Isso mostra uma tendência que parece destinada a permanecer no longo prazo, com mais e mais marcas começando a tirar proveito da tecnologia. Embora ainda esteja no início, está se tornando algo que muitas empresas estão lentamente aprendendo a implementar em suas estratégias de marketing.
Se você valoriza sua marca, deve contratar um fotógrafo profissional para ajudá-lo no crescimento do seu negócio. Ter imagens de alta qualidade ajudará os clientes em potencial para sua empresa e as pessoas que nela trabalham.
No Fotop, por exemplo, é possível contratar fotógrafos experientes, com agendas flexíveis, que podem te ajudar a construir um conceito fotográfico para o seu negócio de maneira facilitada. E, assim, alavancar as suas vendas.
Quer conhecer mais sobre os nossos serviços? Então clique aqui.
Acompanhe também o nosso perfil no Instagram.