Veja como você pode usar a luz natural para criar algumas técnicas essenciais de iluminação de retratos de estúdio
Um kit de iluminação fotográfica profissional é muito importante em qualquer projeto ou sessão fotográfica, difundindo luz para fotos em ambientes internos. Mas você deve ter notado que a luz natural da janela é semelhante à luz que você recebe de um equipamento como esse.
Com a configuração certa, você pode usar aquela luz de janela para fotografia de interiores e sem a necessidade de equipamento de iluminação profissional. A luz da janela é a razão pela qual todos nós ficamos tão bem em selfies no banco da frente do carro.
Pense no livro de ciências da escola, onde os raios de luz do sol são descritos como setas direcionais. O ângulo de luz que você normalmente obtém em um dia ensolarado sem nuvens costuma ser severo e direto.
Se você está filmando em um dia ensolarado, essas flechas de luz estão atingindo o objeto diretamente. Essas flechas de luz iluminam todos os poros e, dependendo da hora do dia, também atingem bochechas, nariz, testa e queixo com tanta força que lançam sombras, dando ao tema do seu retrato olheiras e sombras desfavoráveis.
Mas quando os raios de luz atingem uma janela, duas coisas acontecem. Uma é que alguns dos raios de luz são refletidos. A outra é que eles se dobram. Se você posicionar o objeto em frente a uma janela, os raios de luz refratados irão envolvê-lo, quase como um aerógrafo.
Mesmo a luz que não projeta sombras contribui para retratos limpos e clássicos
Para este método de fotografia interna, quanto maior for a janela, melhor. E você vai querer fotografar em uma hora do dia em que a luz não é muito angular, como pela manhã ou ao meio-dia. A luz do sol que entra pela janela deve iluminar o fundo o máximo possível. Posicione o objeto do retrato em frente à janela, de modo que os ombros fiquem paralelos ao local e a luz incida de maneira uniforme em ambos os lados do rosto.
Encontre o ponto onde a luz começa a cair e certifique-se de que o objeto do retrato esteja bem à frente desse ponto. Conforme os raios de luz entram pela janela, eles envolvem seu objeto levemente, mas como os raios também iluminam o fundo, seu objeto não será separado do plano da imagem.
Uma luz suave envolvente com um fundo escuro faz o objeto se destacar
Esta é uma variação da dica acima. Você vai usar o mesmo método de antes – os ombros do sujeito paralelos à janela e a luz incidindo uniformemente em ambos os lados do rosto – mas desta vez mova o objeto apenas na frente do ponto onde a luz cai.
Dependendo do tamanho e da forma da sua janela, esta pode funcionar melhor quando a luz está entrando pela janela um pouco inclinada, como no final da tarde.
Embora o ponto onde a luz começa a entrar na sombra possa não parecer dramático ao olho humano, parecerá para a sua câmera. Enquanto o olho humano pode ver um alcance de quase 20 f-stops de luz, a maioria das câmeras atinge o máximo de 12. Então, quando você expõe para o rosto do seu assunto e a luz atrás dele cai rapidamente, sua câmera grava aquela leve sombra como mais escuro do que parece aos seus olhos.
Experimente. Você deve estar recebendo uma luz suave e envolvente no rosto do objeto e um fundo mais escuro, o que o fará se destacar. Se você está fotografando com um ISO alto, você será capaz de captar mais luz de fundo, mas para esses retratos internos, você deve fotografar com o ISO mais baixo possível. O objetivo aqui é uma luz suave e lisonjeira, não granulação e ruído.
Sempre claro, mas com uma leve sombra para dar ao rosto do sujeito alguma definição
Este é um efeito muito sutil, mas é algo que você vê muito em retratos editoriais porque parece um pouco mais natural do que uma luz interna sem sombras. O objetivo final aqui é obter luz uniforme em cerca de 85 por cento do rosto do objeto do retrato, com uma sombra muito leve no lado do rosto que está mais longe da fonte de luz.
Se você estiver usando um medidor de luz, deve haver uma diferença de cerca de um f-stop entre o lado da sombra e o lado exposto uniformemente. Posicione o assunto de forma que os ombros fiquem perpendiculares à janela. Se esta janela for a única fonte de luz na sala, eles serão iluminados de lado. Não queremos isso agora. Portanto, mantendo a cabeça e os ombros na mesma posição, recue-os até que estejam quase na borda onde começa a moldura da janela.
Nesta posição, o rosto do sujeito será exposto a um ângulo de luz mais amplo, mas não atingirá os dois lados do rosto de maneira uniforme. Se você quiser descobrir como outro fotógrafo iluminou algo, amplie o reflexo nos olhos da pessoa e poderá ver a fonte refletida em seus olhos. Você também pode seguir a sombra para descobrir onde eles posicionaram a luz.
Adicionando mais contorno ao rosto da pessoa fotografada
Desta vez, vamos adicionar mais contorno ao rosto do assunto e, dependendo do tamanho da janela e da hora do dia, você pode ficar super dramático e sombrio com esta técnica de retrato fotográfico.
Mantendo os ombros da pessoa perpendiculares à janela, mova-os um pouco para a frente até que sejam iluminados lateralmente. Agora, faça com que a pessoa vire o rosto levemente para a luz.
O assunto do retrato deve ter luz uniforme em 75 a 80% do rosto, mas com sombra e queda no lado mais distante da janela. E como falamos antes, se o sol está entrando em um ângulo, como no final da tarde, o fotografado vai realmente se destacar.
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