Explore os detalhes da fotografia de naturezas mortas com as dicas que o Fotop preparou no post de hoje

Ao longo de sua longa história, a natureza-morta assumiu muitas formas, desde os afrescos decorativos da antiguidade à arte erudita da Renascença. Tradicionalmente, uma natureza morta é uma coleção de objetos inanimados organizados como o tema de uma composição. Hoje em dia, uma natureza morta pode ser qualquer coisa, desde seu último café da manhã publicado no Instagram até um vaso de tulipas no estilo de uma pintura do século passado.

Criar uma bela e bem-sucedida imagem de natureza morta é um feito impressionante, mas assim como pintar uma tigela de frutas é uma boa introdução para novos pintores, a fotografia é um campo de treinamento maravilhoso para novos fotógrafos. Dá a oportunidade de experimentar luz, materiais, texturas e objetos em um ambiente controlado. Qualquer que seja sua visão criativa e objetivos artísticos, a natureza morta é um ótimo lugar para começar.

O que torna a fotografia de natureza morta bem-sucedida

A fotografia de naturezas mortas (do inglês fotografia still) engloba tudo o que é um assunto inanimado na frente de uma câmera. Mas o que torna uma natureza morta uma foto de sucesso? Isso é um pouco mais difícil de classificar. Tudo se resume à intenção e ao contexto. A sua mensagem é transmitida? A sua composição é forte e guia o olhar do espectador através da imagem? A sua natureza morta transmite uma narrativa? É fazendo essas perguntas mais profundas que podemos entender se uma fotografia é bem-sucedida.

Ideias para fotografia still

Quando se trata de fotografia still, “nada está se movendo e você está no controle total”.É um desafio fantástico para suas habilidades composicionais porque é inteiramente sobre a forma e um arranjo agradável de formas dentro do quadro. A imagem precisa estar bem equilibrada e ter um jogo geométrico interessante. Tudo o que você está fazendo no quadro está guiando o olho do espectador.

Use a fotografia de natureza morta como uma oportunidade para experimentar as seguintes ideias:

Composição

Primeiro, brinque com sua composição e teste diferentes layouts e arranjos de seus objetos. Considere estilos de composição como a regra dos terços ao compor sua imagem estática. Ajuste seu layout conforme você vai para refinar suas habilidades de composição e identificar o que torna uma foto agradável.

Assunto e materiais

Componha sua foto com diversas texturas e materiais. Não importa se é um punhado de objetos aleatórios de sua casa ou qualquer outra coisa que venha à sua cabeça. Explore como sombras e luz refletem em várias superfícies e veja como isso afeta sua composição final.

Iluminação diferente

Experimente uma iluminação diferente, tanto no estúdio como com luz natural. Evite fotografar com as tradicionais luzes do teto em sua casa, pois as cores claras se misturam e produzem sombras estranhas e não intencionais. Diferentes fontes de luz podem alterar sutilmente o humor e a atmosfera de uma imagem.

Ângulo da câmera

Tente mover sua câmera também e veja como a composição muda. Fotografe com um tripé e com a câmera na mão. Você pode simplesmente encontrar um ângulo ainda melhor do seu assunto do que aquele que tinha em mente. Ao fotografar com a câmera na mão, certifique-se de que a velocidade do obturador seja rápida o suficiente para evitar o movimento da câmera.

Foco e profundidade de campo

Experimente a profundidade de campo. Considere a distância focal e tente usar uma lente principal ou uma lente de zoom para misturar as coisas. Focar em um pequeno ponto ao invés de ter todo o quadro em foco pode mudar sua composição drasticamente. Muitas câmeras são projetadas para focar no rosto humano, então tente usar o foco manual.

A fotografia de naturezas mortas abrange muitos estilos – seja um tema clássico filmado em um estúdio ou uma imagem granulada de um sapato abandonado encontrado na calçada. Seja intencional com suas escolhas, e a natureza morta pode ser um terreno fértil para belas fotografias e ideias criativas. Tudo o que resta é você começar.

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia
Conheça mais sobre o Fotop, a maior rede de profissionais da imagem do país. Descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram.