Fotógrafo compartilha sua experiência na área em entrevista ao FOTOP
Desde que começou sua carreira, em 2015, o fotógrafo Vandrei Stephani sempre buscou a mescla de informação e plasticidade em suas fotos. O objetivo, claro, era transmitir a emoção, superação e os desafios que os atletas profissionais passam nas pistas.
Atuando desde o início com fotografia de eventos esportivos, Stephani traduz o significado dessa arte em poucas palavras. “Paixão. É registrar momentos únicos das pessoas, costumo dizer que ‘vou aonde a fotografia me chamar e Deus me levar’”.
Especialmente para a fotografia esportiva, onde os participantes estão em constante movimento, algumas dicas são fundamentais para o sucesso, segundo o profissional. É preciso, além de técnica e conhecimentos sobre fotografar, conhecer trajetos, movimentos e possíveis movimentos. Resumindo, vivenciar também o esporte.
“Na fotografia esportiva, principalmente em eventos com um grande número de atletas, a preocupação sempre é tentar fotografar o máximo de pessoas possíveis, porém envolve muita coisa até chegar ao ato de fotografar. É preciso conhecer o percurso e ter certo conhecimento de trilhas, montanhas e estradas, escolher bem os pontos de foto, bom equipamento, saber se orientar por GPS, estar alimentado e hidratado, itens básicos de proteção contra o frio e calor”, conta Stephani, que utiliza uma Lente 70 200mm.
Inspirado por fotógrafos como Dave Trumpore, Michael Cerveny, Pablo Vaz e Rômulo Cruz, Vandrei opina sobre o que é importante para se tornar um grande profissional da fotografia.
“Primeira coisa é ter paixão pelo o que faz, buscar referências no nicho no qual deseja se especializar e estudar muito. E lembrar que não existe uma regra. Na fotografia existem infinitas possibilidades”.
Conheça o trabalho de Vandrei em seu perfil no Instagram e aproveite para seguir o FOTOP por lá também. É fotógrafo e quer fazer parte do Fotop? Clique aqui e se junte à maior rede de profissionais da imagem do país.