Fotografias verticais são menos comuns do que fotografias horizontais. Muitos fotógrafos não pensam em virar a câmera de lado para tirar uma imagem vertical
As fotografias horizontais são mais largas do que altas. Já as fotografias verticais são mais altas do que largas. As câmeras são projetadas para tirar um tipo de fotografia – horizontal. Isso segue a maneira como os seres humanos veem o mundo. Nossos olhos estão posicionados horizontalmente, dando-nos uma visão mais ampla em vez de mais alta.
Isso nos permite estar mais conscientes do que nos rodeia por meio da visão periférica. Nas fotografias, nossa visão é limitada pelas bordas da moldura, de modo que a visão periférica é eliminada. Não ter visão periférica na fotografia ajuda o fotógrafo a focar a atenção no assunto pretendido, limitando o campo de visão.
Uma vez que uma fotografia não pode focalizar seletivamente, essa limitação do campo de visão é extremamente importante. Virando a câmera de lado, os fotógrafos obtêm uma fotografia vertical e limitam ainda mais o campo de visão.
Quando usar fotografias horizontais
Fotografias horizontais são a orientação fotográfica mais comum porque a câmera foi projetada para tirar fotos dessa forma. Muitos fotógrafos não pensam em virar a câmera de lado para tirar uma imagem vertical. As imagens horizontais têm algumas propriedades distintas:
Quando o objeto é horizontal: Quando o objeto é mais largo do que alto, uma imagem horizontal complementa o objeto.
Para permitir que o assunto se mova horizontalmente: Quando o foco principal da imagem está se movendo de um lado do quadro para o outro, usar um formato horizontal em conjunto com a regra dos terços permite visualmente que o assunto continue se movendo, ampliando a sensação de movimento na imagem. Isso também se aplica a objetos que olham para o lado. Ter um espaço aberto ao lado permite que o olhar do assunto continue mais longe do que é possível em uma imagem vertical.
Para transmitir uma sensação de espaço: Imagens horizontais podem ser usadas para sugerir uma sensação de amplitude em paisagens. Se um objeto pequeno for colocado em um campo grande, ele também pode ser usado para sugerir solidão.
Quando usar fotografias verticais
Fotografias verticais são menos comuns do que fotografias horizontais. Muitos fotógrafos não pensam em virar a câmera de lado para tirar uma imagem vertical. Elas são uma forma de o fotógrafo tentar imitar a capacidade de foco seletivo natural do cérebro.
As imagens verticais são mais comuns:
Objeto vertical: Quando o objeto é mais alto do que largo, uma imagem vertical complementa o objeto.
Para permitir que o objeto se mova verticalmente: Quando o objeto se move para cima ou para baixo, o uso de um formato vertical em conjunto com a regra dos terços permite que o objeto continue se movendo. Isso ampliará a sensação de movimento na imagem.
O formato também se aplica a objetos olhando para cima ou para baixo. Ter um espaço aberto na parte superior ou inferior permite que o olhar do assunto continue mais longe do que é possível em uma imagem horizontal.
Lembre-se também de que quando um assunto está se movendo mais fundo em uma imagem ou se movendo em direção à câmera, isso aparece como um movimento “para cima ou para baixo” quando convertido em uma imagem 2D. É por isso que muitas imagens de linhas principais funcionam muito bem como imagens verticais.
Para focar a atenção: As imagens verticais podem ser usadas para focar a atenção do espectador em um único objeto, removendo quase todo o sentido da visão periférica. Esta é a teoria por trás dos retratos e outras composições de um único objeto.
Em seus trabalhos, o que mais você costuma fazer? Conte para a gente nos comentários. Aproveite também para se cadastrar no site do Fotop hoje mesmo e começar a ganhar dinheiro com a sua fotografia de uma maneira descomplicada. Clique aqui e saiba mais.
Já nos segue no Instagram?
Clique aqui e acompanhe o nosso perfil com dicas para fotógrafos!