Confira algumas ideias de como produzir fotos esportivas mais criativas, que vão desde o uso de alguns equipamentos, quanto a busca por novos ângulos
Se você é fotógrafo e trabalha registrando eventos esportivos, certamente já sabe que para se sobressair em meio a tantos outros profissionais é preciso ter, além de um olhar aprofundado, muita criatividade, não é mesmo?
E por falar em criação, como você vem criando na hora de fotografar? Você é do tipo de profissional ousado ou que ainda tem medo de sair do básico? Foi pensando nisso que hoje resolvemos listar algumas ideias de como produzir fotos esportivas mais criativas, que vão desde o uso de alguns equipamentos, quanto a busca por novos ângulos. Confira:
Usando câmeras GoPro
Esse equipamento foi pensado e projetado para registrar movimentos. Possui um sistema avançado de estabilização, que impede que as gravações de vídeos, por exemplo, fiquem tremidas, mesmo quando utilizadas nos esportes radicais. Usá-la para fazer alguns registros pode trazer boas imagens ao seu portfólio. Uma característica peculiar da GoPro é sua lente olho de peixe (fisheye) embutida, que pode captar imagens em um ângulo de até 180º e fazer toda a diferença em determinado tipo de esporte.
Que tal um drone para fotografar atletas?
Já pensou em fotografar aquela série de treinos perto da sua casa com um drone? As imagens aéreas garantem resultados incríveis. Diferente da experiência de acompanhar uma perspectiva mais próxima do atleta, com o drone é possível acompanhar os mesmos trajetos através de uma visão externa. Ou seja, as imagens aéreas registram não só o ambiente, mas também o protagonista em ação.
Não se esqueça do tripé
O tripé também pode ser seu aliado para conseguir nitidez para fotos esportivas, já que quanto maior for o comprimento focal, mais estabilidade é necessária para se conseguir bons resultados. Se você ainda não trabalha utilizando tripés em certos eventos, vale a pena reconsiderar.
Experimente todos os ângulos possíveis
Se for preciso, se jogue no chão, suba em uma árvore, em um banco, mas jamais fique parado no mesmo lugar. É claro, tome sempre muito cuidado e vá fotografar preparado para possíveis imprevistos. Uma dica é utilizar roupas confortáveis, que permitam que você se movimente, mas que ao mesmo tempo lhe ofereçam proteção.
Pratique Panning
Se você trabalha com fotografia esportiva já ouviu falar em Panning. Trata-se de quando você coloca um assunto em movimento no seu visor e movimenta a câmera da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda, seguindo a direção e a velocidade do assunto.
Com essa técnica, você tem mais tempo para compor a imagem. É aconselhável colocar o assunto em movimento para um lado do quadro e mover para o espaço negativo do outro lado do quadro.
Porém, o Panning requer prática. Geralmente funciona em torno de 1/60 de segundo ou mais rápido para assuntos em movimento rápido. Experimente até se sentir à vontade e feliz com os resultados.
Que tal colocar alguma dessas dicas em prática fotografando treinos perto da sua casa?
Além de pôr em prática tudo o que você sabe, ainda é possível aumentar o seu faturamento fotografando locais públicos, onde as pessoas praticam seus exercícios! ⠀
Basta acompanhar as práticas esportivas, fotografá-las e colocar as imagens à venda no Fotop. Dessa maneira, os atletas poderão buscar as fotos por reconhecimento facial e comprar de forma segura e garantida para você.
Quer saber mais? Então junte-se ao Fotop agora mesmo. Clique aqui e saiba mais.
Já nos segue no Instagram?
Clique aqui e acompanhe o nosso perfil com dicas para fotógrafos!