A acessibilidade dos drones gerou um verdadeiro renascimento de novos ângulos e capturas muito imaginativas
O surgimento de drones controlados à distância, capazes de carregar vários quilos de equipamento fotográfico, alguns até com câmeras de vídeo full HD (ou até 4K) integradas, reescreveram completamente as regras da fotografia de paisagem.
Sempre uma modalidade de fotografia desafiadora, a fotos de paisagem naturais sempre exigiu preparações meticulosas, cálculos cuidadosos do valor da luz e configuração correta dos valores de exposição para obter uma exposição quase perfeita. Antes, uma foto dessa englobaria gastos com helicóptero, piloto e equipamento especializado a bordo. Portanto, esse tipo de fotografia sempre foi reservado para produções de alto custo.
Mas, desde o surgimento dos drones às fotos de paisagens tornaram-se consideravelmente mais fáceis e disponíveis para o público principal. A acessibilidade gerou um verdadeiro renascimento de novos ângulos e capturas muito imaginativas. Os drones estão transformando a maneira como os vídeos e até mesmo as fotos estão sendo filmados. E no post do Fotop de hoje, vamos falar sobre as possibilidades de imagens que são possíveis com esse equipamento.
Ângulos de câmera exclusivos
Um drone pode fazer com que qualquer local de difícil acesso pareça fácil para a realização de fotos. E o melhor, você não precisa se arriscar para tirá-las. Aliás, tudo parece novo e inédito com as fotos tiradas com um drone. Até locais comuns ganham uma outra temática, já que a perspectiva é única.
Drones mais modernos, por exemplo, têm excelente capacidade de pairar e atingir grandes altitudes. Isso permite que o controlador faça uma série de imagens de ângulos que não são apenas únicos, mas também sensacionais. A capacidade de pairar significa que as fotos produzidas têm pouquíssimo movimento de quadro a quadro, diminuindo o trabalho de pós-processamento e tratamento das imagens.
Cuidados
O uso de drones, entretanto, também traz um monte de ressalvas. Há uma série de regras e diretrizes que você precisa seguir. Os drones comerciais são relativamente novos e a maioria das leis são novas e mudam em cada país. A maioria dos países tem zonas de voo proibidas (especialmente em torno de aeroportos e instalações militares) e até implementaram regras como limites de velocidade e restrições para voar sobre multidões.
Embora esses eventos não estejam de forma alguma relacionados com a fotografia de paisagem, é sempre importante conhecer a lei do país e nunca se colocar no caminho da lei.
Drones voadores são uma ótima ideia, com muitas pessoas filmando cenas incríveis com esses dispositivos. Se você tem uma necessidade clara de ângulos e tem condições de adquirir um, a diversão e possibilidade são garantidas. Se você está pensando em comprar um, a dica é começar com modelos pequenos, pois possuem preços mais acessíveis, antes de pilotar modelos maiores e, consequentemente, mais caros.
É fotógrafo? Que tal se juntar à uma rede de profissionais da imagem e passar a conquistar novos trabalhos na área. Visite nosso site e venha fazer parte do Fotop. Saiba mais aqui.
Já nos segue no Instagram?
Clique aqui e acompanhe o nosso perfil com dicas para fotógrafos!