Uma fotografia equilibrada muitas vezes permite que o olho do observador siga um desenho por toda a imagem, sem se apoiar muito em um determinado aspecto dela
Na fotografia, o equilíbrio não significa necessariamente que uma imagem seja simétrica. Muitas vezes ela é equilibrada de outras maneiras dentro de uma composição. Ou seja, os vários tons, texturas e formas em uma composição têm a leveza e o peso que contribuem para o equilíbrio geral da foto. Para ter uma fotografia equilibrada, todos esses aspectos devem estar em harmonia entre si.
Uma fotografia equilibrada muitas vezes permite que o olho do observador siga um desenho por toda a imagem, sem se apoiar muito em um determinado aspecto dela.
Fotografias mal balanceadas costumam ser menos atraentes de se olhar, especialmente se a parte “mais pesada” do quadro estiver muito à esquerda ou à direita.
Foi pensando nisso que hoje nós separamos cinco tipos de equilíbrio fotográfico que você precisa entender para tirar fotos atraentes. Confira:
Equilíbrio Simétrico
Embora nem todas as fotos equilibradas sejam simétricas, todas as fotos simétricas são equilibradas. A simetria (também conhecida como equilíbrio formal) é alcançada quando ambos os lados da imagem têm o mesmo peso. Fotógrafos têm licença criativa para interpretar essa ‘simetria’ tão literal ou figurativamente o quanto quiserem.
Equilíbrio Assimétrico
Conhecido como equilíbrio informal, o equilíbrio assimétrico é um pouco mais difícil de se alcançar. Quanto mais você estiver consciente do equilíbrio assimétrico em suas composições pessoais, mais fácil se tornará em sua prática diária.
Muitos fotógrafos profissionais preferem o equilíbrio assimétrico devido à complexidade da imagem.
Quando uma imagem está simetricamente equilibrada, essa simetria é inicialmente óbvia para o observador. No entanto, quando uma imagem está assimetricamente equilibrada, o visualizador tem que gastar um pouco mais de tempo olhando para a imagem para perceber esse fato.
Em vez de imagens espelhadas ou um peso igual em cada lado da fotografia, a imagem é equilibrada pelo uso criativo de tamanho, tom e forma dos assuntos dentro da composição. Cada lado da fotografia, por sua vez, tem o mesmo peso, independentemente de suas diferenças.
Ao considerar os tons em sua imagem, comece a pensar que os realces pesam muito pouco e as sombras pesam muito mais. Para que o equilíbrio assimétrico seja alcançado, você precisa ter um equilíbrio perfeito entre leve e pesado. Considere o seguinte: como as sombras ‘pesam’ mais, uma fotografia precisaria ter mais realces do que sombras para ser considerada equilibrada.
O equilíbrio assimétrico também é comumente alcançado quando um assunto principal (comumente localizado no primeiro plano) é equilibrado por outro assunto menos importante (comumente localizado no fundo).
Equilíbrio tonal
Embora já tenhamos tocado nos tons antes, o equilíbrio tonal pode ser visto mais claramente em fotografias que nada mais são do que preto, branco e cinza. O equilíbrio pode ser visto em termos de contraste entre as áreas claras e escuras de uma imagem.
Enquanto o lado direito inferior da imagem está envolto em sombras, o lado esquerdo superior é tão brilhante que os dois opostos se equilibram, guiando gradualmente o olho do observador ao longo da imagem. A montanha mais escura no lado superior direito da imagem equilibra a rocha mais brilhante no lado esquerdo inferior da imagem.
Equilíbrio de cores
Tons diferentes têm pesos diferentes, mas você sabia que cores diferentes também têm pesos diferentes? Pense da seguinte maneira: se você estivesse olhando para uma imagem metade vermelha brilhante e metade amarela apagada, para qual cor seus olhos mudariam automaticamente?
Para a maioria de nós, a resposta é o vermelho. Cores mais brilhantes são ‘mais pesadas’ do que cores neutras, e é por isso que um toque de cor em uma fotografia pode facilmente equilibrar uma cena que, de outra forma, ficaria muito pesada em um lado.
Equilíbrio Conceitual
Se você está se acostumando a usar o equilíbrio em suas próprias composições, reserve um tempo para aperfeiçoar os tipos de equilíbrio acima antes de passar para o tipo mais filosófico. É importante notar que, para uma fotografia ser conceitualmente equilibrada, ela também deve ser equilibrada de forma assimétrica ou simétrica.
Para finalizar a conversa
Gostou das nossas dicas? Já conhecia estas classificações de equilíbrio? Então não deixe de compartilhar este e outros textos em suas redes sociais. É fotógrafo? Que tal se juntar à maior rede de profissionais do país e ainda conquistar novas oportunidades de trabalho? Clique aqui e se inscreva em nossa plataforma agora mesmo.
Já nos segue no Instagram?
Clique aqui e acompanhe o nosso perfil com dicas para fotógrafos!