Hoje, nós queremos abordar um assunto tão importante para quem fotografa: o foco seletivo

O foco seletivo usa nossas preferências visuais para destacar elementos em nossa composição. Você pode notar que, nas imagens, nossa atenção é direcionada primeiro para as partes mais brilhantes da cena e aquelas que são mais nítidas. Por isso, hoje, nós queremos abordar um assunto tão importante para quem fotografa: o foco seletivo.

Mas antes de tudo, o que é foco seletivo?

O foco seletivo isola um assunto. É quando você escolhe um ponto de foco específico em uma cena e deixa os outros elementos na composição todos desfocados.
A maioria dos fotógrafos gosta de usar o foco seletivo para efeitos artísticos, mas ele também tem um uso prático. Você pode usar o foco seletivo quando o fundo estiver ocupado ou não for muito atraente.

O foco seletivo funciona criando uma profundidade de campo rasa . A profundidade de campo é a quantidade de imagem, do primeiro plano ao fundo, que está em foco. Na fotografia de paisagem, por exemplo, geralmente queremos uma profundidade de campo profunda. O foco seletivo é frequentemente usado em fotografia macro ou close-up .
A profundidade de campo também varia. Você pode desfocar a um ponto em que todos os detalhes sejam perdidos. Mas por outro lado pode reter alguns detalhes de fundo.

Como Usar Foco Seletivo

Ao usar o foco seletivo, você precisa controlar:

  1. Onde estará seu ponto de foco e
  2. quanto desfoque você deseja.
    Em cada etapa, existem técnicas que o ajudarão a criar um foco seletivo.

Etapa 1: Selecione um Ponto Focal

A primeira etapa do foco seletivo é decidir que parte da cena você deseja focar. Você pode selecionar um pequeno ponto focal, como as pétalas de uma flor, ou um objeto maior, como uma pessoa ou animal. Para isso, basta selecionar um modo de foco direcionado.

Se você usar os modos de foco amplo ou de zona, será necessário mudar para o modo de foco automático Central ou Ponto Flexível. Você também pode usar o foco manual . Os modelos de câmera podem rotular os modos de foco de maneira diferente. Pode ser necessário consultar o manual do proprietário para localizar os modos de foco.

A maioria das câmeras de nível médio a alto permite que você selecione um ponto de foco específico. A Canon chama isso de AF de ponto único. A Sony denomina este Ponto Flexível. Sua câmera pode ter um joystick que move o alvo ao redor do quadro. Ou você pode tocar na tela LCD para definir um ponto de foco. A outra opção é usar o foco automático central.

Posicione o assunto no centro do enquadramento para obter o foco. Em seguida, recomponha antes de pressionar o botão do obturador. Muitas imagens de foco seletivo têm um assunto nítido em primeiro plano e deixam o fundo desfocado. Um ponto de foco mais profundo no quadro cria um desfoque de primeiro e segundo plano.

O foco é uma faixa na sua imagem. Qualquer elemento à mesma distância de você que seu ponto de foco estará em foco. Isso é chamado de plano focal . Se as flores estiverem em linha reta à sua frente na mesma distância, todas estarão em foco. Mude sua posição para colocar algumas flores mais perto de você do que outras. Algumas flores ficarão desfocadas e outras estarão em foco.

Se você está começando a fotografar com o foco seletivo, coloque sua câmera em um tripé e pratique alternar para diferentes pontos de foco na cena. Concentre-se em um elemento próximo a você em primeiro plano. Em seguida, mude para se concentrar em algo mais distante.

Etapa 2: Criação de profundidade de campo rasa

O desfoque do fundo é tão importante quanto o assunto ao usar imagens de foco seletivo. O quanto você desfoca o fundo é uma preferência pessoal. Você pode desfocar tanto que o fundo se torna uma lavagem sólida de cores, sem detalhes ou textura. Você também pode desfocar menos e manter os detalhes no fundo.

Um Bokeh refere-se à qualidade do desfoque. Desfocar enfatiza a cor e as formas distorcem. Escolha um plano de fundo com cores que combinem com o seu assunto. Além disso, tente limitar os pontos brilhantes no fundo. Isso vai atrair a atenção e desviará seu principal ponto de interesse.

Você também pode descobrir que algumas lentes criam um desfoque mais agradável do que outras. Alguns fotógrafos usam lentes especiais para criar efeitos de desfoque.
É importante lembrar que o desfoque é importante em imagens de foco seletivo. É ele que separa o assunto do fundo.

Criar desfoque em uma imagem de foco seletivo consiste em controlar a profundidade de campo. A quantidade de desfoque em sua imagem é baseada na abertura, sua lente e a posição do assunto. Estes são os elementos que controlam o quanto de desfoque você obtém em sua imagem:

  • Abertura;
  • Comprimento focal da lente;
  • Posição do assunto no quadro.

Abertura

Uma abertura maior como f/2.8 proporcionará uma profundidade de campo rasa. Para ver as diferenças de abertura, coloque sua câmera em um tripé e defina-o para o modo ‘ Prioridade de abertura ‘. Concentre-se em algo próximo a você. Observe a mudança no desfoque do fundo conforme você se move através de diferentes aberturas. As aberturas mais largas criam mais desfoque. As aberturas estreitas mantêm mais foco da cena.

Comprimento focal da lente

A profundidade de campo também muda com a distância focal de sua lente. Usando uma lente de 50 mm em f/8.0, a profundidade de campo é de 1,85 metros (6,06 pés) com 1,19 metros (3,90 pés) de foco atrás do assunto. Mudando sua distância focal para 200 mm, mantendo todo o resto igual, a profundidade de campo se reduz para 0,1 metros (4 polegadas). Apenas 0,05 metros (2 polegadas) está focado atrás do assunto. Em geral, lentes mais longas criam mais desfoque. As lentes grande-angulares criam menos desfoque.

Posição do assunto no quadro

O desfoque não é apenas uma questão de abertura. É também sobre a sua posição em relação ao assunto e a posição do assunto em relação ao fundo. É tudo uma questão de distância hiperfocal. Reposicionar a câmera para mais perto ou mais longe altera a profundidade de campo. Aproximar-se do assunto criará uma profundidade de campo rasa. Afastar-se aumenta a profundidade de campo. Mais da cena ficará em foco se você se afastar.

Ajustando o Desfoque

Aqui estão algumas etapas se você quiser mais desfoque:

Amplie sua abertura. Comece com a abertura mais ampla (número mais baixo) de sua lente. Isso permite que você veja quanto de desfoque está disponível em sua posição.
Aproxime-se do assunto. Isso muda a posição relativa do seu assunto no quadro. Volte a focar no assunto e verifique o desfoque.

Afaste o assunto do fundo. Isso nem sempre é possível fora do estúdio. Mas procure outros ângulos. Às vezes, mudar sua perspectiva movendo-se para a esquerda ou direita ou para cima ou para baixo altera a relação com o plano de fundo. Por exemplo, disparar frequentemente fornecerá um fundo de céu. Troque as lentes. Use uma lente telefoto em vez de uma lente grande angular.

Conclusão

O foco seletivo destaca parte da imagem contrastando um objeto nitidamente em foco com elementos desfocados. Para criar um foco seletivo, escolha um ponto de foco e configure sua câmera para uma abertura ampla.

Crie uma profundidade de campo rasa em sua imagem usando uma grande abertura. Muitas lentes de kit têm f/3.5 ou f/4.0 como as aberturas mais amplas. Outras lentes especiais podem ter aberturas de até f/1.2. Em geral, quanto maior a abertura, mais desfoque.

Você pode não precisar definir sua câmera em sua abertura máxima. Se você quiser detalhes nas partes desfocadas da imagem, escolha um f-stop mais estreito como f/5.6 ou f/11. Experimente diferentes aberturas e mova a posição ao redor do assunto.

É fotógrafo? Então que tal se juntar a maior rede de profissionais da imagem do país e conquistar novos trabalhos? Venha fazer parte do Fotop. Clique aqui e saiba mais!

Já nos segue no Instagram?
Clique aqui e acompanhe o nosso perfil com dicas para fotógrafos!