Último dia de 2020 (ufa…) e, como sobrevivemos até aqui, gostaríamos de relembrar o que fizemos ao longo deste ano tão desafiador.
Janeiro e fevereiro tudo “normal”, nós ainda não tínhamos dimensão do tamanho da crise que nos aguardava, assim como a maioria dos brasileiros… Neste dois primeiros meses do ano fotografamos eventos muito legais, como já era de se esperar.
Em março, começou a quarentena aqui em São Paulo, onde fica o escritório do Fotop. Nossa equipe inteira passou a trabalhar em home office e precisamos nos adaptar. Foram muitas reuniões online, alguns difíceis cortes de custos e algumas noites sem dormir pensando como seria aquele ano, onde não poderíamos fazer o que mais gostamos e sabemos.
Seguimos os primeiros meses de quarentena ainda em fase de adaptação, tentando adivinhar quanto tempo aquela situação levaria e pensando no que poderíamos fazer para continuar aqui e ajudar nossa rede de fotógrafos.
Seguimos por dois caminhos, a Ação de Solidariedade ao fotógrafo e o Fotop Serviços.
A Ação de Solidariedade visava gerar alguma renda para os fotógrafos, através da venda de fotos de eventos antigos, que estariam com valores promocionais. O cliente poderia escolher se pagaria mais ou menos pela foto, visando ajudar o fotógrafo. O Fotop abriu mão da comissão que recebe, ou seja, o valor integral iria para o fotógrafo.
O Fotop Serviços, que já existia sob o antigo nome FotografoJá, foi aprimorado e aumentado. Criamos um marketplace onde clientes podem solicitar serviços fotográficos e os fotógrafos podem se candidatar aos jobs. Além disso, nos aprofundamos no Fotop Serviço Business, que é voltado para alto volume. Hoje atendemos alguns grandes players do mercado imobiliário.
Paralelamente, também entramos na onda das lives! Foram mais de 15 lives realizadas entre Instagram, Youtube e Zoom. Conversamos com diversas pessoas sobre os mais variados assuntos envolvendo esporte e fotografia. Aqui vai o nosso agradecimento para todos os colaboradores desses bate papos super enriquecedores.
Com o Fotop Serviços a nossa equipe aumentou bastante. Hoje o nosso staff conta com mais de 30 funcionários! Todos ainda trabalham de forma remota. Para 2021, planejamos fazer agendamentos e idas ao escritório em grupos menores, evitando qualquer tipo de aglomeração.
Em Setembro começamos a observar uma tímida volta de alguns eventos esportivos. Por isso, nossa equipe ficou de olho em tudo que rolava no país, para que a gente não deixasse de registrar nenhum evento no Brasil. Nós também desenvolvemos um protocolo de segurança anti COVID-19 para fotógrafos em eventos esportivos.
Em Outubro o Fotop participou de uma ação muito legal com a ONG Cabelegria. Com a campanha “Closet Solidário”, nossos fotógrafos parceiros Dalton Yamashita e Fabrício Macedo fotografaram ensaios com peças de roupas doadas por artistas para serem vendidas pelo marketplace do Cabelegria e a renda revertida para continuar ajudando pessoas.
Entre Outubro, Novembro e Dezembro pudemos ter um gostinho de ver grandes eventos acontecendo novamente. Em Outubro rolou o Rally dos Sertões que é o maior rally das Américas. Em Novembro, nossos fotógrafos arrebentaram cobrindo diversos eventos-treino de Mountain Bike. Em Dezembro tivemos alguns eventos maiores como o Brasil Ride e o L’etape Brasil – o maior evento do ano – que foi um sucesso! E agora, no finzinho do ano, nossa equipe já está em Dubai para cobrir o maior evento de rally do mundo, o Rally Dakar 2021.
Ufa! Teve tanta coisa esse ano que pareceu uma década… Sabemos que não foi fácil, mas continuamos aqui, contando com o apoio de nossos fotógrafos parceiros, uma comunidade imensa, e nossos clientes e colaboradores que nunca nos abandonaram.
Queremos agradecer grandemente a todos por juntos termos passado por 2020. Aguardamos 2021, cheios de esperança e prontos para retomar o que em 2020 precisou ficar aguardando.
Pode vir 2021, o FOTOP já está esperando para fazer os melhores cliques.
Por Stéfani Stefanovich.