Um ponto de partida que você pode ter para saber se aquela sua foto irá vender é se perguntar: “Eu compraria essa foto?”. Claro que tudo depende do gosto pessoal de cada um, mas fotos desfocadas, cortando partes da pessoa fotografada, com um fundo que não está muito legal e que não valoriza a foto, não costumam despertar muito o interesse de quem procura fotos para comprar.
As fotos que realmente vendem são aquelas que captam o melhor momento de quem está sendo fotografado e isso depende de alguns fatores para acontecer que você pode se atentar.
Temos algumas dicas que podem ser importantes na hora de fotografar, para conseguir o melhor click, com o melhor ângulo, a melhor qualidade e cor na sua foto.
1. Enquadramento
Deixar as pessoas enquadradas na frente ou no centro da foto é muito importante para capturar uma ótima foto. As pessoas gostam de ver os detalhes da foto, de se reconhecer e de certa forma se sentirem destacadas na foto, então o ideal é que você esteja próximo o suficiente da ação para conseguir essa foto com a melhor qualidade.
Athenas Rio – Foto por Jose Luiz De Almeida Junior | Foto por Daniel
É legal tentar vários ângulos nas fotos, isso pode ser um diferencial na hora de comprar. No geral, as fotos são feitas com o participante do evento de frente, você pode procurar tirar as fotos de outras perspectivas, com a câmera mais baixa ou com a câmera alta (eventos abertos que forem possíveis, tirar de cima de uma ponte é super legal).
Se estiverem em grupo, busque tirar fotos de todos que estão juntos, enquadrando todas no quadro da câmera.
2. Iluminação
Um dos fatores mais importantes para tirar fotos boas, é a iluminação. É essencial se adequar a exposição a luz que o local das fotos oferece, pra isso você pode se programar antecipadamente, procurando conhecer o local antes do evento.
Foto por Wesley Diego | Foto por Vandrei Stephani | Fotop
3. Fundo
Conhecer o local do evento com antecedência é muito importante, você precisa estar preparado para se adequar às condições do lugar para tirar boas fotos.
Se você for fotografar em locais abertos, procure um fundo legal para a foto. Paisagens de natureza como praias, lagos, montanhas ou árvores, pontos turísticos, pontes, edifícios antigos, deixam a foto muito interessantes.
Se o cenário for muito bonito, fotos de costas podem valer a pena, porque podem comprar pelo contexto geral da foto.
Foto por Lilo Ostos. Foto por Renata. Foto por Milton
Caso as fotos sejam em um local fechado, se atente para não aparecer nada que prejudique a foto, procure o melhor espaço ou ângulo que capture bem o que você quer mostrar.
4. Equipamento
Preparar o equipamento para o tipo de fotos e para o evento que você irá cobrir. Lembre-se de fazer as configurações na câmera e usar a lente mais adequada para essas fotos.
Uma opção é você ter dois tipos de lente, uma que você consiga enquadrar o participante mais de perto ou uma lente angular e outra lente que é mais ideal que capture o ponto mais de longe. Tudo depende do tipo de evento que você irá fotografar, certifique-se do que será necessário para fazer a cobertura do evento em que se cadastrou.
Há um post que falamos sobre os tipos de lente, confira aqui.
5. Momento certo
Acertar o momento exato que você deve clicar para conseguir a melhor foto exige um pouco de prática e paciência. Uma dica é tirar mais de três fotos de cada pessoa ou da cena, você pode acabar perdendo alguma porque ficou muito longe ou muito perto e acabou cortando o conteúdo da foto, a pessoa pode ter piscado ou ficado em uma posição estranha, etc.
Foto por Marcelo Machado | Foto por Esdras Piccolo
Quem procura comprar uma foto de um evento, quer ter um registro daquele momento especial que ela vivenciou.
Tente fotografar momentos de alta emoção, os momentos de mais dificuldade em competições e de maiores conquistas, como fotos da linha de chegada, com as medalhas, os mais divertidos em eventos sociais, fotos dos bastidores ou os mais importantes de cada evento.
6. Fotografar todos
Copa São Paulo de Kart KGV – Dener Penalva | 24ª Maratona Internacional de São Paulo – Foto por Marcelo Barros
Todos que estão participando do evento e observam que há uma equipe de fotógrafos, quer ser fotografado e posteriormente ter aquela foto. Além de você ter mais chances de venda, porque conseguiu fotografar o máximo de pessoas no evento, todos os participantes se sentem importantes, até mesmo porque não temos como saber quem irá ou não comprar foto.
7. Seleção
Fazer uma auto avaliação das suas fotos é muito importante, analisar se a foto está focada, se você centralizou o ponto a ser fotografado, a composição do cenário, a expressão do fotografado etc, pode te ajudar a melhorar nos seus próximos eventos.
Colocar somente fotos boas no site para vender valoriza o seu trabalho, selecione as fotos que se fosse de você, gostaria de comprar.
Foto por Breno | Foto por Marcelo Machado | Foto por Fernando | Fotop
Ainda, você pode ter um parâmetro de quais fotos são mais vendidas na plataforma nos eventos que você participa. No menu de vendas, em fotos vendidas, você consegue pesquisar por evento que participou fotos de outros fotografos no mesmo evento, assim dá pra ter uma idéia do que costumam comprar.
Analise onde os fotógrafos tiraram a foto, como estava o fundo ou o cenário, a iluminação, o enquadramento, se pegou o corpo por inteiro, se a foto foi tirada na vertical ou horizontal, qual foi o ângulo e várias outros fatores que você pode comparar nessas fotos.
Para acessar esse recurso, clique aqui
Agora ficou mais fácil certo? Não há somente um tipo de foto que vende bem, a foto ideal, é a foto que consegue pegar o momento exato de fotografar.
Conheça seu equipamento e pesquise sobre o que irá fotografar antecipadamente, o caminho para o sucesso de suas vendas está aí.
Já nos segue no Instagram?
Clique aqui e acompanhe o nosso perfil com dicas para fotógrafos!