A câmera digital é apenas um avanço tecnológico da câmera analógica convencional. Assim, todos os componentes da câmera analógica são atualizados ou alterados para trazer algumas melhorias. O tema do texto de hoje é analisar e desvendar a alteração e fazer uma comparação entre o que era este que é um dos componentes mais críticos de uma câmera: o zoom.

Mas antes de fazer uma comparação é importante discutir o significado do assunto. Uma lente zoom tem mais do que alguns componentes de vidro portáteis dentro dela. Ao ajustar esses componentes, a distância focal da lente se altera. Modificar a distância focal altera a distância de visão e reduz o campo de visão, e a imagem projetada parece maior.

Assim, fica claro que tanto o zoom óptico quanto o zoom digital são componentes ​​para ampliar uma imagem, funcionando em princípios fundamentalmente diferentes e permitem resultados únicos. Em geral, os zooms ópticos sempre produzem uma imagem muito mais fina e avançada do que o zoom digital.

Funcionalidades do zoom digital e óptico

Observando as funções, as câmeras digitais oferecem zooms ópticos que funcionam da mesma forma semelhante a uma lente zoom de uma câmera analógica convencional. Uma lente convencional acumula raios de luz que são projetados sobre uma porção de um filme, e neste caso de um sensor óptico de câmera digital. A distância da lente do ponto de foco onde todos os raios de luz convergem é a distância focal da lente. 

Ao contrário do zoom óptico, o zoom digital funciona variando os pixels na imagem final após a captura da imagem. Por isso, a fotografia se amplia com o mesmo número de pixels coletado. A única coisa que muda são os raios de luz projetando sobre os sensores ópticos para descobrir esses pixels.

Zoom melhor que o outro é fato ou mito?

Primeiro, é uma intuição comum que as lentes ópticas são muito melhores do que as digitais. A razão é que os zooms das câmeras digitais são mais propensos a aplicativos de computador do que simplesmente interações e conhecimentos do profissional. 

Do mesmo modo, também é um fato que os fotógrafos iniciantes acham mais útil lidar com um zoom digital e também sua natureza amigável ao computador. Lá, o computador realiza as intrincadas tarefas de encontrar alguma aproximação equilibrada das cores que o pixel pode assumir ao capturar as imagens ou fotografias. Muitos algoritmos existem nesta área, mas talvez o algoritmo mais usado envolve olhar para os pixels que são quase como vizinhos e chegar a uma espécie de média.

Por fim, a verdade final permanece que é inútil comparar os dois tipos. Talvez seja mais lógico comparar zoom óptico com zoom óptico e zoom digital com zoom digital. Ambos os dois tipos de zoom, o óptico e o digital, têm algumas qualidades boas e ruins. As duas têm alguns recursos extras e preferências sobre o outro. Por isso a comparação é errada pois não há parâmetro de análise entre eles.

Quer trabalhar com fotografia?

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.