Fotografias superexpostas são um desafio diário a ser trabalhado, é preciso entender alguns detalhes técnicos do seu equipamento para ser capaz de corrigir ou amenizar as causas, muito comuns em janelas, áreas externas ou simplesmente condições de alto contraste, entender e dominar as variáveis é essencial para o seu desenvolvimento como fotógrafo.

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Histograma

O histograma é um gráfico presente em praticamente todas as câmeras que mostra a soma de todos os valores de iluminação combinados, Parece complicado mas depois de entender como ler ele, é uma ferramenta indispensável para avaliar a sua fotografia.

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A apresentação clássica como um gráfico contido em um retângulo que contém picos.

Ler o histograma significa entender o que o sensor da câmera está vendo, é uma representação fácil e rápida do que está sendo registrado, ele mostra da esquerda para a direita, a proporção de pretos, sombras, tons médios, altas luzes e brancos.

Usando como exemplo este gráfico apresentado, os maiores picos estão um pouco depois do início da caixa, isso significa que esta imagem não possui pretos fechados, tem muitas áreas de sombras, quase nenhum tons médios, poucas altas luzes e um pouco de branco.

Consegue imaginar essa imagem?

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Portanto o Histograma é uma forma rápida e fácil de ver instantaneamente se sua imagem ultrapassou o limite de captura da câmera, nada é proibido na fotografia mas você precisa entender o que a sua câmera vê e escolher o que você quer registrar, imagens com picos encostados nos cantos te mostram que a você ultrapassou o limite do sensor de capturar informações, picos encostados na esquerda mostram áreas sem nenhuma luz, picos a direita mostram que existem áreas que o branco estourou, não possui mais informações, o histograma ferramenta básica e fundamental no dia a dia!

Fotografar em RAW sempre!

O Raw é outra ferramenta à nossa disposição para obter resultados melhores das nossas fotografias, recomendamos sempre se fotografar em RAW para que as possibilidades na edição sejam maiores.

Ao contrário do jpeg, o valor de cada pixel não é um valor único, o RAW guarda junto ao arquivo mais informações que o sensor da câmera conseguiu captar, isso dá uma liberdade muito importante no tratamento já que essas informações extras que não vemos, são responsáveis por nos permitir usar de forma efetiva os sliders de Recuperação e Sombras do Lightroom, o formato RAW permite corrigir janelas estouradas, permite em áreas escuras trabalhar a luz.

Correções com o Lightroom.

Depois de termos certeza do que estamos capturando conferindo o Histograma e fotografando em RAW, agora chegou a hora de conferir como utilizar o Lightroom para trabalhar e corrigir altas luzes.
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Estes são os dois principais sliders que utilizamos para corrigir altas luzes ficam no painel básico de edição da aba de revelação do Lightroom, estes slides são mais efetivos e mais capazes quando fotografamos em RAW.

Em casos específicos como janelas, onde precisamos aplicar com mais intensidade os ajustes em uma área limitada, podemos usar o pincel, que é acessado pelo atalho do teclado “K” ou clicando aqui:
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Uma dica bacana para evitar manchas ao utilizar o pincel, é sempre aplicar em uma área grande, pensando mais em pintar uma “zona” do que um tentar acertar exatamente as bordas de uma janela, por exemplo, essa dica é importante para atingir um resultado natural.

Caso nenhuma dessas dicas consiga corrigir as altas luzes das suas fotos, temos uma opção mais poderosa no nosso arsenal de edição que é o HDR, mas esse é um tópico que iremos conversar em breve.

Tratar imagens pode parecer intimidador de início, mas é uma parte super importante do nosso trabalho, nos permite corrigir erros da captura mas também melhorar ainda mais uma fotografia que já é incrível. Iremos em breve oferecer mais dicas de como tratar as suas imagens!

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