Teoria das cores: a palavra fotografia deriva das palavras gregas photos (luz) e graphien (desenhar), traduzindo literalmente “desenho com luz”. Quando você tira uma fotografia, seu sensor de imagem digital captura raios de luz compostos de fótons. Assim, em termos leigos, os fótons são responsáveis por quais cores vemos com nossos olhos.
Assim, um fotógrafo que utiliza cores intencionalmente tem maior probabilidade de produzir conteúdo que chame a atenção e evoque emoção. Os psicólogos estudaram os efeitos das cores na mente humana, fornecendo-nos uma compreensão de como uma cor pode persuadir o comportamento, o humor e a percepção.
Se você é novo na fotografia e quer melhorar seu trabalho, concentre-se nas cores que está capturando, não no que está à sua frente. Por isso, neste artigo, abordaremos como usar diferentes tipos de esquemas e a teoria das cores.
A roda de cores
Quando criança, a maioria de nós aprendeu na escola que as cores primárias são vermelho, amarelo e azul, que é conhecido como o sistema RGB que era aplicável porque você provavelmente estava aprendendo misturando tintas em um pedaço de papel. Hoje, a maioria da população está gastando mais tempo olhando para dispositivos para ver imagens.
Antes de tudo, televisores, telas de computador e telefones celulares exibem cores usando vermelho, verde e azul como cores primárias devido à relação entre a luz e a forma como nossos olhos percebem a cor. Vamos nos concentrar no sistema RGB como nossa base primária para adaptação e melhoria. A roda de cores RGB é versátil com uma gama mais extensa de cores, tornando-a a ferramenta perfeita.
As cores primárias são a base da teoria das cores
Uma roda de cores permite visualizar como as cores afetam umas às outras. Assim, as cores primárias são a base a partir da qual novas cores podem ser criadas quando misturadas. Vamos começar com vermelho, verde e azul como primárias. Se você misturar duas delas, você cria o que é chamado de cor secundária.
- Vermelho + verde = amarelo
- Verde + azul = ciano
- Vermelho + azul = magenta
Assim, dê um passo adiante e misture uma cor secundária com uma de suas cores primárias para obter o que é chamado de cor terciária. Existem seis cores terciárias na roda de cores.
- Amarelo + vermelho = laranja
- Amarelo + verde = verde primavera
- Ciano + verde = verde chartreuse
- Ciano + azul = azul
- Magenta + vermelho = rosa
- Magenta + azul = violeta
Essas doze cores compõem a roda de cores RGB e funcionam como um guia para descobrir quais cores são harmoniosas juntas. É importante notar que é possível usar essas cores de uma forma visualmente desagradável. Em seguida, esta próxima seção ajudará você a entender as diferentes maneiras de usar as cores corretamente com a ajuda de esquemas de cores.
Esquemas
Cores Monocromáticas – Antes de tudo, na fotografia usamos uma cor monocromática. O uso de diferentes matizes e tons de uma cor específica descreve a profundidade e o conteúdo da fotografia. Do mesmo modo, um esquema de cores monocromático pode fornecer uma fotografia emocional, especialmente se você considerar o aspecto psicológico. Tome a cor azul como exemplo. Dependendo de como você usa um esquema azul, você pode retratar tristeza, tranquilidade ou solidão.
Cores Complementares – Ao usar um esquema de cores complementares, um fotógrafo usa duas cores que estão em lados opostos da roda de cores. Assim, as cores complementares são úteis para fornecer um contraste que destaca os assuntos e podem ficar lado a lado facilmente. Por isso, este esquema útil funciona se você deseja ter uma fotografia colorida e direta.
Cores Complementares Divididas – O esquema de cores complementares divididas usa três cores. Depois de reconhecer qual é a sua cor base, encontre a cor oposta a ela, mas não a use. Em vez disso, olhe para as duas cores de cada lado. Na roda de cores, você pode ver que as cores complementares de azul são laranja e verde, por exemplo.
Mais cores
Cores Tetrádicas – Também conhecido como duplo-complementar, o esquema tetrádico envolve quatro cores. Estas cores são dois conjuntos de cores complementares em uma fotografia. Desta forma, um esquema tetrádico pode ser difícil de realizar se você não moderar o uso das cores. Uma boa regra geral ao tentar realizar esse esquema é começar pequeno. Assim, uma foto pode se tornar esmagadora se suas quatro cores parecerem ocupar toda a imagem.
Cores Análogas – Comumente encontradas na natureza, as cores análogas são conhecidas por serem bastante agradáveis aos olhos. Este esquema é composto por três cores diretamente próximas umas das outras na roda de cores. Por isso, artistas de muitas formas sugerem a regra 60-30-10 ao tentar um esquema de cores análogo. 60% da imagem deve ser dedicada à sua cor base, 30% à cor de destaque e 10% à sua cor que adiciona um pop em uma fotografia equilibrada. Pense desta forma – uma cor é a sua estrela principal enquanto as outras duas são as cores coadjuvantes.
Cores Triádicas – Se o objetivo da sua foto é ter uma imagem imensamente colorida e vibrante, as cores triádicas são um grande esquema para usar. Como o nome sugere, isso envolve três cores que são espaçadas uniformemente na roda de cores, ocupando a maior parte da sua foto. As cores primárias em que estamos focando são um esquema de amostra perfeito que rapidamente adiciona ousadia.
Utilizando a roda e a teoria das cores
Utilizar a roda de cores e entender como criar seus esquemas é algo que todo fotógrafo deve aplicar em seu trabalho. Por isso, mesmo quando você não estiver tirando uma foto, pratique o reconhecimento de esquemas de cores na vida cotidiana.
Por isso, essa abordagem ajudará você a desenvolver um olhar aguçado para identificar uma boa oportunidade para uma imagem. Se você tiver tempo para configurar sua cena, reserve um tempo e consulte a roda de cores e a lista de esquemas de cores. Com a prática, você poderá ver essas cores naturalmente no dia a dia.
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