Uma maneira importante dos fabricantes contornarem o ruído digital produzido com pequenos sensores em câmeras digitais de consumo é adicionar tecnologia de redução de vibração. Aplicada na extremidade inferior, ela adiciona essa tecnologia às câmeras digitais do consumidor e na extremidade superior nas próprias lentes. 

Às vezes, a redução de vibração (VR) também tem o nome de estabilização de imagem. Ela envolve pequenos sensores que enviam informações ao microprocessador da sua câmera para neutralizar o movimento extra. Atente-se quando não tiver VR em seu equipamento, porque será difícil tirar fotos aceitáveis ​​em situações de pouca luz.

Conhecendo a tecnologia

Esse recurso, especialmente quando combinado com um valor ISO mais alto, como 800 ou mais, permitirá que você capture ainda mais fotografias em situações de pouca luz. Se você mantiver sua câmera no automático, notará menos desfoque em suas fotos. Contudo, caso você use sua câmera no modo de prioridade do obturador, poderá obter uma velocidade mais lenta do obturador com a mesma abertura. Sem VR, você poderia tirar uma fotografia à noite em F3.5 e em 1/30 de segundo.

O sistema VR permitirá que você tire uma fotografia em 1/8 de segundo com a mesma abertura, estendendo assim o tempo que você pode tirar fotos no início da manhã ou à noite em alguns minutos. A classe de câmeras DSLR aproveita ao máximo a tecnologia VR, porque a tecnologia VR é incorporada à lente. Existem dois sensores de velocidade angular, um para inclinação (movimento vertical) e outro para guinada (movimento horizontal). O movimento é determinado combinando os resultados de inclinação e guinada e enviando essas informações de volta para um microprocessador embutido na lente durante intervalos muito frequentes, como a cada 1/1.000 segundo.

Considerações finais sobre a redução de vibração 

Lembre-se que enquanto você pode ter VR, é um ‘crapshoot’. A tecnologia VR ajuda no jogo de adivinhação ao compensar o movimento. Algumas de suas fotos serão mais nítidas, mas outras serão praticamente iguais. Não espere que todas as fotografias sejam perfeitas ao empregar VR. Você ainda precisa ser competente o suficiente para tirar boas fotos em primeiro lugar. A ideia é tirar muitas fotos (ou seja, bracketing) com pouca luz ou em situações de luz desafiadoras. Quanto mais fotos você tiver para escolher, maiores serão suas chances de encontrar a foto perfeita. Esta estratégia não deve ser confundida com alguns fotógrafos colocando sua câmera DSLR em uma alta taxa de quadros e esperando por uma foto de “sorte”.

Concentre-se em outros recursos, como tamanho do sensor, contagem de MP, alcance de zoom, etc. uma bela adição. No entanto, você não deve selecionar uma câmera principalmente com esse recurso em mente. NOTA: tenha uma lista de verificação destacável dos recursos importantes para o consumidor e, em seguida, para câmeras profissionais de nível básico.

Quer trabalhar com fotografia?

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram.