No Dia do Fotojornalista, confira nossa lista com alguns profissionais que marcaram época na profissão

Neste 2 de Setembro é comemorado o Dia do Repórter Fotográfico, ou do Fotojornalista. Profissão fundamental ao longo da história, ela representa não apenas a captura de uma imagem, mas, também, de um fato histórico, de um acontecimento, através da imagem. Testemunhamos guerras, discursos e encontros históricos, celebrações ou situações comuns de nosso cotidiano através dos registros de um fotojornalista.
E Para celebrar a data, o Fotop listou alguns dos fotojornalistas mais importantes ao longo da história. Confira:

Robert Capa

FRANCE. Normandy. June 6th, 1944. US troops assault Omaha Beach during the D-Day landings.

Dono da frase: “Se suas fotos não boas o suficiente, é porque você não chegou perto o suficiente”, Robert Capa (1913-1954) ficou famoso por seu estilo único de fotografia. Nascido na Hungria, ele alcançou a fama ao tirar 11 fotos na praia de Normandia durante a 2ª Guerra Mundial, até hoje os únicos registros documentados do “Dia D”. Nas imagens, ele conseguiu captar há poucos metros de distância o desembarque dos soldados na praia de Ohama.

Henri Cartier-Bresson

Considerado o pai do fotojornalismo, o francês Henri Cartier-Bresson (1908-2004), começou sua carreira aos 22 anos, após ver uma fotografia mostrando três rapazes correndo em direção ao mar, do húngaro Martin Munkacsi. Depois dessa experiência, adquiriu a câmera que o ajudaria eternizar suas imagens: a famosa câmera Leica com lente de 50mm. Pequena, ela permitiria que o fotógrafo registrasse momentos do cotidiano nas ruas sem que as pessoas percebessem que estavam sendo fotografadas.Seu legado para a fotografia é imensurável. Com a sua observação “incomum”, eternizou-se o seu conceito do “instante decisivo”, o momento exato na qual uma foto é tirada.

Steve McCurry

Fotojornalista de uma das imagens mais icônicas das últimas décadas, Steve McCurry é um fotógrafo que tem cobrido zonas de guerra em países da Ásia. Ficou mundialmente famoso após fotografar a menina afegã de 12 anos, Shabart Gula, que havia perdido os pais durante um bombardeio. A imagem foi capa da revista National Geographic de 1985 e até hoje é listada nas maiores fotografias de todos os tempos.

Diane Arbus

A fotógrafa foi inovadora ao buscar um olhar ao incomum durante às décadas de 60 e 70. E esse foi o grande diferencial do trabalho de fotógrafa Diane Arbus (1923-1971). Com suas fotos quadradas e em preto e branco, ela conseguiu registrar a sociedade americana com aquilo que não era revelado nas galerias de arte. Homossexuais, pessoas com deficiência física e mental, Diane trouxe à tona o que estava embaixo do tapete da sociedade do século passado. Sua obra ganhou tanto destaque que foi a primeira fotógrafa norte-americana a expor na Bienal de Veneza.

Walter Firmo

O brasileiro Walter Firmo é um dos principais fotojornalistas de nossa história. Reconhecido por ter retrato figuras como Pichinguinha, Cartola e Dona Ivone Lara, sua carreira de mais de 5 décadas passa por trabalhos que captaram a essência da figura humana e festas populares do Brasil. Também foi diretor do Instituto Nacional da Fotografia da Fundação Nacional de Arte entre 1986 e 1991, além de ter atuado na nova Área de Fotografia da Funarte até 2007, quando se aposentou.

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia?
Conheça mais sobre o Fotop, a maior rede de profissionais da imagem do país. Descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram!