A maior parte do que fazemos como fotógrafos no dia a dia é muito bem pensado e exala uma quantidade razoável de controle. Talvez seja por isso que muitos se voltam para a fotografia de rua como um alter ego e acham a espontaneidade dela tão estimulante. Abandonar as rédeas e ficar muito sintonizado com o ambiente é uma experiência orgânica e necessária para capturar esses momentos espontâneos.

A fotografia de rua está essencialmente roubando um momento no tempo e exige que a pessoa aja rápido para documentar suas observações. Por isso, no começo, pode ser desesperador, mesmo para os profissionais mais experientes, sair de sua zona de conforto e fazer o que for necessário para capturar aqueles momentos fugazes na câmera. Por isso, o artigo de Fotop de hoje preparou algumas dicas para fotografia de rua de sucesso, especialmente no que se refere a fotografar estranhos.

Haverá momentos em que uma pessoa pode ser tão interessante em seu ambiente que você se sentirá compelido a tirar seu retrato. Tenha uma ideia de como você quer que seja: haverá muito bokeh ou uma abertura maior para uma foto mais do ambiente? Em seguida, pergunte se você pode tirar o retrato deles e tente não posar para manter a autenticidade do momento e agradeça pelo tempo dispensado.

Principais dicas para fotografar estranhos

  • Não tenha medo: ousado e elogioso são bons perfis nesse momento;
  • Fotografe com uma abertura maior para fotos mais rápidas;
  • Tente enquadrar sua foto e espere que seu assunto entre no quadro;
  • Procure assuntos que combinem ou interajam com seu ambiente;
  • Não se importe com o que alguém pensa de você.

Uma coisa a ter em mente é a finalidade da fotografia de rua e se ela será ou não usada comercialmente. A regra geral é que qualquer um e qualquer coisa é um jogo justo, no entanto, uma autorização de modelo será necessária para uso comercial se houver rostos reconhecíveis ou discerníveis na imagem. Também é aconselhável a verificação das leis da cidade para quaisquer outras advertências que você possa encontrar.

Quer trabalhar com fotografia?

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Por fim, acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.