Histogramas são gráficos formados pelos pixels de uma foto e eles correspondem especificamente à luminosidade de uma imagem

Os histogramas são a solução para um problema fundamental da fotografia: nossos olhos nem sempre dizem a verdade. Você já esteve em um quarto escuro, ligou o telefone e sentiu que ele cegava como se não fosse da conta de ninguém? A mesma coisa pode acontecer na fotografia.

Várias vezes, eu tirei fotos à noite, e elas pareciam ótimas no LCD da minha câmera – até que eu as abria no dia seguinte no meu computador e percebia que elas estavam irremediavelmente subexpostas. É aí que entra o histograma.
Essa é sem dúvida, uma das melhores e mais precisas maneiras de saber exatamente -matematicamente- como está a distribuição de luminosidade da sua foto.

1) O que são histogramas?

Histogramas são gráficos formados pelos pixels de uma foto e eles correspondem especificamente à luminosidade de uma imagem. E acredite, isso muda todo “o jogo”. Você não precisa confiar nos seus olhos ou no ajuste do seu monitor para saber se a luminosidade de uma foto está boa ou ruim. Você poderá obter uma compreensão precisa apenas observando um histograma. Vamos começar vendo um exemplo de uma foto e seu respectivo histograma:

woman-1081873

fotop-

Como você pode ver, a foto acima está bem escura. O histograma indica claramente isso, pois ele está deslocado à esquerda. Isso não é uma coincidência, logo você entenderá, antes, vamos a outro exemplo:

beach-6282284

FOTOP2--1

A foto acima não é nem escura nem clara; a distribuição dos pixels está mais uniforme e centrada, com pouco contraste, com uma variação na iluminação reduzida. Por isso que o histograma dela é esta pequena “montanha” centralizada. Vamos ao último exemplo:

swan-2931572
FOTOP3

Nesta foto, que é evidente muito mais clara, o histograma está mais à direita. As coisas estão começando a fazer sentido? Aqui está a nossa contagem até agora:

  • Foto Escura: Histograma à esquerda
  • Foto Média: Histograma centralizado
  • Foto Clara: Histograma à direita

Essencialmente, o layout de um histograma é:
anatomia

Assim, os histogramas são um gráfico da luminosidade de cada pixel de sua foto, dispostos do escuro ao claro. Eles são uma maneira útil de visualizar a luminosidade de sua foto de uma maneira objetiva. Além disso, você provavelmente já notou que todas as fotos até agora são em preto-e-branco. Isso porque os histogramas coloridos têm um pouco mais de informação, e eles exigem algum esforço extra para entender (em um próximo artigo, abordo eles, combinado?).

2) Por que os Histogramas são importantes?

Além do que já sugeri – que os histogramas o ajudam em condições escuras – há algumas outras – boas – razões pelas quais os histogramas são importantes. Mais importante ainda, esta é ser uma das melhores maneiras de descobrir se você perdeu algum detalhe nos destaques ou nas sombras de uma imagem.

É um conceito simples:
Quando há pixels até um lado do histograma (preto ou branco), quer dizer que você perdeu algumas das informações em sua foto.

Por exemplo, na imagem abaixo, você pode dizer que eu perdi detalhes nas altas luzes, já que o histograma tem uma coluna alta à direita:

bedroom-690129

fotop-4

Esta foto está superexposta -ou estourada- e não é possível recuperar alguns dos detalhes das janelas. Isso é fácil de perceber, olhando para a coluna alta no lado direito do histograma. Vamos ver mais um caso, desta vez que tem áreas totalmente pretas:

weeping-willow-3156337

fotop-5

Neste caso, alguns detalhes na árvore são completamente pretos, o que significa que não é possível recuperar esses detalhes. Isto é algo que você pode dizer com base na leitura do histograma, que tem uma coluna alta que toca o lado esquerdo do gráfico.

Quando você está fora tirando fotos e não sabe se perdeu detalhes importantes, o histograma é um ótimo lugar para olhar. Sempre que essa parte do histograma está tocando o extremo do gráfico, você potencialmente perdeu detalhes naquela região.

Naturalmente se faz importante observar que estamos com uma perspectiva técnica e matemática, pode ser que você esteja dentro da construção de sua fotografia tendo a intenção de que sua foto tenha áreas totalmente pretas ou totalmente claras, mas isso deve ser feito de maneira consciente. Porque pode ser um caminho sem volta.

Pessoalmente, eu uso histogramas o tempo todo para me certificar de que estou expondo corretamente e, especialmente, para ter certeza de que não estou expondo uma imagem em excesso. Agora que você terminou de ler este artigo, que tal abrir algumas fotos e ler o histograma delas, acredite que será revelador! Em um próximo artigo vamos entender como ler um histograma de cores. Até lá!

Você é um fotógrafo? Venha se juntar à maior rede de profissionais da imagem do Brasil e ainda conquistar novos trabalhos na área, bem perto de você. Clique aqui e visite o nosso site FOTOP, aproveite para fazer o seu cadastro agora mesmo.

Felipe Gomez
Gestor de Qualidade & Edição FOTOP

Créditos das Imagens utilizadas neste artigo:

Fotos 1, 4 – Imagens de Free-Photos por Pixabay
Foto 2 – Imagem de Kranich17 por Pixabay
Foto 3 – Imagem de Krzysiek por Pixabay
Foto 5 – Imagem de 👀 Mabel Amber, who will one day por Pixabay