Muitos já ouviram falar da fotografia da “hora dourada”, mas poucos ouviram da “hora azul”. A hora azul é um momento maravilhoso para a fotografia, especialmente ao fotografar cidades. Então, por que tantos fotógrafos fazem as malas e vão para casa depois do pôr do sol?

Quando é a hora azul?

O sol mergulhou um pouco abaixo do horizonte. O céu adquire uma cor azul fria e nítida antes de ficar muito escuro ou o que chamamos de noite. Se for um dia claro, não seria incomum ver também alguma cor rosa / vermelha perto da linha do horizonte. Um céu noturno é mais escuro e ocorre após a hora azul e é muito diferente.

Mas, embora seja chamada de hora azul, na verdade não dura uma hora. Na verdade, em média, dura cerca de 20 a 40 minutos, alguns dias pode ser ainda mais curto. A duração exata da hora azul depende da estação e de onde você está no mundo. A boa notícia é que existem muitos sites e aplicativos que fornecem informações sobre a hora azul de maneira rápida e fácil.

Planejando sua sessão fotográfica 

A desvantagem da fotografia da hora azul é que você tem apenas uma pequena janela para capturar suas imagens. Então, a menos que você esteja preparado, você pode acabar perdendo a foto que queria tirar. Como em qualquer sessão de fotos, o planejamento é vital. Seu ponto de partida deve ser o que você realmente vai fotografar. É uma paisagem urbana? É um marco famoso?

Depois de saber o que você vai fotografar, você pode começar a traçar alguns locais em um mapa. Usando o Street View do Google Maps, você pode verificar sua localização para garantir que sua visualização não seja obstruída. Você também pode verificar se realmente haverá algum lugar para você tirar a foto. É decepcionante ir a um local apenas para descobrir quando você chega lá que envolve ficar em linhas de trem, por exemplo.

Você não terá tempo para viajar grandes distâncias, então mantenha seus locais de filmagem em alguns lugares próximos. Não se esqueça de também verificar e anotar o horário em que a hora azul ocorrerá nesse dia. Aplicativos como o The Photographer’s Ephemeris fornecem informações valiosas, como a direção da luz em diferentes momentos do dia.

Equipamento essencial para fotografia Blue Hour

A única peça vital de equipamento que você precisará para a fotografia da hora azul será um tripé. Você não conseguirá manter a câmera firme o suficiente para capturar fotos nítidas em velocidades lentas do obturador. Para qualquer coisa abaixo de 1/100 de segundo da velocidade do obturador, use um tripé, se possível. 

Outro item que você pode achar útil para a fotografia da hora azul é um disparador remoto do obturador. Isso significa que você não precisará tocar na câmera ao tirar uma foto. Isso novamente reduz a chance de trepidação do equipamento.

Se você não tiver um disparador remoto, não tenha medo, pois você pode definir sua câmera em um temporizador. Quando você pressiona o botão do obturador, ele espera alguns segundos antes que uma foto seja tirada. Também é possível usar diferentes tipos de filtros ao fotografar durante a hora azul. Os filtros de densidade neutra e polarização são ótimas maneiras de melhorar suas exposições longas.

Além de um tripé e um disparador remoto, você não precisará de mais nada. Lembre-se de que a fotografia de longa exposição consome mais energia da bateria, portanto, leve peças a mais.

Chegue cedo e seja paciente

Como dito anteriormente, você tem uma pequena janela para capturar fotos durante a hora azul. Portanto, certifique-se de chegar cedo ao seu local para ter tempo de explorar a área. Você pode ter planejado sua filmagem e consultado o Google Maps, mas as coisas podem ter mudado. Por exemplo, agora pode haver obras de construção que aparecem na sua foto. Ou você pode realmente encontrar um local melhor para uma foto do que aquele planejado.

Uma vez que você tenha um conjunto final de locais em sua mente, percorra as fotos em sua cabeça e tire algumas fotos de teste. Isso ajudará você a elaborar sua composição antes que chegue a hora de tirar a foto real. Depois de ter feito isso, é hora de esperar pela hora azul. Você pode estar esperando um pouco, pois ela não ocorre logo após o pôr do sol. 

Portanto, não cometa o erro de tirar algumas fotos depois que o sol se pôs e voltar para casa. Felizmente, você se lembrou de verificar os horários das horas azuis e já está ciente de quando isso ocorrerá.

Escolha suas configurações

A fotografia da hora azul oferece alguma flexibilidade nas configurações que você escolher. Eles vão depender do tipo de foto que você está tirando. Ao fotografar o horizonte de uma cidade, você desejará tanto o primeiro plano quanto o fundo nítidos. Em outras palavras, sua profundidade de campo (f-number) determinará suas configurações.

Você deve começar em torno de f/8 e aumentar dependendo do que você precisa. Quanto maior o número f , mais lenta será a velocidade do obturador necessária. É em velocidades lentas do obturador que você também começará a ver coisas como trilhas de luz de carros. 

Se você quiser congelar a ação e certificar-se de que as pessoas e ou carros estão nítidos, você precisará de uma velocidade de obturador mais rápida. Dependendo da velocidade do movimento, pode ser necessário definir a velocidade do obturador para 1/200 de segundo ou até mais rápido.

A pouca luz durante a hora azul significa que você terá um número f mais baixo, como f/4, mas mesmo isso pode não ser suficiente. Além disso, pode ser necessário aumentar o ISO para ter uma velocidade do obturador rápida o suficiente para congelar a ação. Como você pode ver, existem muitas opções para você para a fotografia da hora azul. Tudo depende de qual é a sua visão para a foto final da hora azul.

Trave o espelho para reduzir o desfoque

Se você estiver usando uma câmera DSLR precisará travar o espelho. Se estiver usando uma câmera sem espelho, pule esta etapa.

Você pode não saber mas quando você pressiona o botão do obturador da sua câmera, ocorre um processo mecânico. O obturador se abre e um pequeno espelho na parte de trás da câmera vira. Este processo mecânico é tão rápido que quando você está fotografando usando uma velocidade rápida do obturador não é percebido pela câmera.

Mas em fotografia com pouca luz, esse processo pode causar uma pequena vibração. Esse movimento pode fazer com que sua imagem pareça borrada. Este é um erro comum ao fotografar em condições de pouca luz e horas azuis.

A boa notícia é que você pode evitá-lo com uma solução simples. Em todas as câmeras DSLR, haverá uma opção no menu para “bloquear espelho”. Isso vira o espelho e o mantém no lugar até que você o altere novamente nas configurações. Isso elimina a trepidação da câmera do espelho e significa que suas fotos não ficarão borradas. Outra opção é configurar sua câmera para o modo “visualização ao vivo”, que também vira e trava o espelho.

Quer trabalhar com fotografia?

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.

Pin It on Pinterest

Share This