Os fabricantes de câmeras gostam de anunciar câmeras pelo número de megapixels que possuem. Mas o que exatamente é um megapixel e como isso afeta as fotos? Descubra no post de hoje do FOTOP

Um megapixel equivale a 1 milhão de pixels. Pixels são pequenos quadrados que são colocados juntos como peças de um quebra-cabeça ou mosaico para criar suas fotografias. A resolução de sua imagem será determinada em grande parte por quantos desses pequenos quadrados estão agrupados em um pequeno espaço.

Uma câmera de 8 megapixels (8MP) teria cerca de oito milhões de quadrados minúsculos de informação por polegada, enquanto um telefone com câmera de 1,5 megapixels (1,5MP) teria apenas um milhão e meio de quadrados de informações por polegada.

Mas o que isso significa para suas fotos?

Simplificando, quanto mais informações, melhor. Quanto mais informações comprimidas em uma área, melhor nossos olhos mesclam as bordas para criar uma imagem completa. Se houver pouca informação disponível, o olho notará as bordas denteadas dos pixels onde eles se encontram, da mesma forma que você vê os quadrados individuais dos designs de ladrilhos de mosaico. O “padrão” aceito para impressão de imagens é atualmente 300 dpi (pontos por polegada).

Embora os pontos por polegada não sejam tecnicamente iguais aos pixels por polegada, a diferença não o afetará na hora de tirar fotos e imprimir no dia a dia.

Quanta resolução eu preciso?

Para descobrir o quanto de resolução você precisa para uma imagem de qualidade, tudo o que você precisa fazer é multiplicar o tamanho da impressão pela resolução desejada. Por exemplo, com a regra de 300 dpi em mente, para imprimir uma foto 8×10 você precisaria de 2.400 pixels por 3.000 pixels de informação. Se você estivesse exibindo uma imagem na Internet (onde 72 pixels por polegada são aceitáveis), você só precisaria de 576 pixels por 720 pixels.

Quantos megapixels eu preciso?

Cada câmera exibe dados em proporções ligeiramente diferentes, mas existem algumas “regras práticas” que você pode seguir. Decida qual é o maior tamanho de imagem que você deseja imprimir. Para a maioria das pessoas, esta será uma imagem 8×10. Determine o número de pixels necessários para uma impressão de 300 dpi (2.400 x 3.000 para uma impressão de 8 x 10). Em seguida, multiplique as dimensões de dois pixels. Para um 8×10, chega a 7,2 milhões de pixels ou 7,2 megapixels. Este é o número preferido de MP de que você precisa se uma impressão 8×10 for a maior que você provavelmente imprimirá.

Quer saber mais? Então junte-se ao Fotop agora mesmo. Clique aqui e saiba mais.

Já nos segue no Instagram?
Clique aqui e acompanhe o nosso perfil com dicas para fotógrafos!