A melhor fotografia muitas vezes transmite emoções, mas como criar uma fotografia emocional? Como você adiciona sensações às suas fotos para mover o visualizador e garantir que elas se conectem com a peça? É o que você acompanha hoje no texto de Fotop.

Obviamente, nem todos os espectadores experimentam as mesmas emoções em resposta às mesmas fotos, então não se sinta pressionado a transmitir sentimentos específicos a todos. Em vez disso, use essas dicas, além de suas emoções pessoais, para criar imagens poderosas e únicas.

Identifique o seu humor antes de fotografar

O estado emocional do fotógrafo é você. E ele tem o maior impacto na qualidade emocional de suas fotos. Por isso, antes de tudo, sempre que você sair com sua câmera, antes de tirar uma única foto, ou mesmo procurar uma foto, pergunte-se: Como estou me sentindo hoje? Em seguida, deixe essa emoção guiar sua fotografia e canalize-a para suas fotos.

Afinal, é difícil infundir em uma imagem uma emoção que você não está sentindo. Se você está nas nuvens de felicidade, terá dificuldade em encontrar composições tristes ou sombrias. E se você estiver no fundo do poço, criar imagens inspiradoras ou edificantes não será fácil. Portanto, comece identificando suas emoções. Procure composições que estejam de acordo com esses sentimentos.

Ao mesmo tempo, muitas vezes vale a pena verificar seus sentimentos periodicamente durante a sessão de fotos. Dependendo da vista, da luz, dos encontros casuais, etc. As emoções podem mudar e você não quer perder fotos com ressonância emocional porque está procurando a coisa errada.

Simplifique a foto

Em cenas amplas e expansivas, as emoções geralmente se perdem. Sim, a emoção pode estar lá, mas o espectador terá dificuldade em perceber. A imagem pode ficar um pouco plana, pelo menos do ponto de vista emocional.

Se você deseja criar uma fotografia emocional, considere simplificar a cena. Exclua elementos de seu quadro. Escolha uma perspectiva que destaque uma única área de interesse, não a cena inteira. Uma maneira fácil de simplificar é com comprimento focal e / ou recorte composicional.

Quanto mais longa a lente, menos você inclui na foto, o que pode ser uma ótima maneira de enfatizar certos assuntos, então considere fotografar com uma lente de 70-200 mm em vez de uma grande angular.

Concentre-se nos rostos

Os rostos estão cheios de emoção. Afinal, os olhos são as janelas da alma e frequentemente mostram raiva, alegria, tristeza, amor e muito mais. Além disso, os rostos podem transmitir emoções através dos olhos inchados, lágrimas, rugas, etc. Portanto, se você quiser que os sentimentos realmente brilhem, direcione suas lentes para os rostos das pessoas.

Uma palavra de cautela, no entanto: não se precipite com suas lentes, não coloque-as no campo de visão de uma pessoa e tire uma foto, especialmente se ela estiver se sentindo emocionada. Em vez disso, seja respeitoso. Sempre que possível, peça permissão, especialmente se você não conhece a pessoa.

Abaixe sua câmera e observe

Abaixar sua câmera lhe dá tempo para observar o mundo. Apenas olhe ao redor e veja o que atrai sua consciência. Pergunte a si mesmo: o que me interessa? O que me atrai? O que eu quero capturar? O que é importante para mim nessa cena?

Essas perguntas levam apenas um ou dois minutos, mas vão ajudá-lo a identificar novas composições emocionalmente ressonantes, além de poderem esclarecer suas ideias sobre uma cena e mostrar o caminho a seguir.

Retorne às mesmas cenas repetidamente

As cenas parecem diferentes em dias diferentes, e seus sentimentos são diferentes em dias diferentes também. Aproveite esse fato. Se você está filmando um assunto ao qual pode retornar, faça-o. A rua, a praia, o quarto ou a pessoa terão uma sensação diferente em dias diferentes, especialmente se você estiver fotografando ao ar livre e o tempo mudar com frequência.

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia?Conheça mais sobre o Fotop, a maior rede de profissionais da imagem do país. Descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram.

Pin It on Pinterest

Share This