Se você deseja adicionar uma nova dinâmica à sua fotografia, tente adicionar padrões, forma e textura. Eles irão adicionar uma nova profundidade às suas imagens e ajudá-lo a subir para um novo nível em sua fotografia.

1. Padrões

Os padrões são encontrados em todos os lugares – na natureza e nas construções feitas pelo homem. Eles são compostos de objetos, formas ou cores repetidos e, sejam aleatórios ou ordenados, podem ser muito agradáveis ​​aos olhos. Você pode usar padrões como o assunto principal de sua foto com o ponto focal nos padrões. Ou você pode usar os padrões como pano de fundo para outra coisa.

Às vezes, o interesse de um ponto focal é a quebra de um padrão. Por exemplo, uma bandeja de ovos é um ótimo padrão de bege, ovos uniformes em fileiras. Quebre um dos ovos ao meio e a gema amarela quebrará o padrão e formará um ponto focal. E, claro, lembre-se da regra dos terços e das interseções, qualquer quebra deve ser em uma interseção.

Já um padrão não é tão óbvio aos olhos por causa do tamanho. Mas, ao começar a observar os detalhes de seus assuntos em potencial, aproxime-se e você verá um mundo de padrões. Um carro de bombeiros vermelho brilhante pode não parecer ter padrões, mas, aproxime-se da grelha ou da trama de uma mangueira e o mundo dos padrões se abre. Assim, um observador atento sempre encontrará novos padrões em assuntos antigos.

2. Textura

Enquanto a estrutura de um objeto é sua forma, o material de que é feito constitui sua textura. Para simplificar, ela transmite como o sujeito se sente. É duro ou macio, liso ou áspero? Se você puder transmitir esses sentimentos, estará traduzindo a textura visualmente. Contrastar um objeto liso e um áspero permite que você veja a textura. Mais uma vez, aproximar-se também ajuda a alcançar esse sentimento.

O ângulo da luz que incide sobre a textura a destaca da imagem e lhe dá sensação. A iluminação frontal fará com que pareça plana e desinteressante, embora a iluminação lateral seja a maneira mais popular de revelar a textura.

Fotografe assuntos como corda de perto para revelar o detalhe fibroso, isolando-o dos outros elementos da cena. Se você realmente deseja enfatizar o efeito da textura, incline mais a luz. Isso é conseguido filmando no início da manhã e no final da tarde.

3. Formulário

A forma é muito bidimensional, enquanto a forma adiciona uma terceira dimensão por causa do volume de um objeto. O olho atrai para a forma de uma imagem e a arte de criar essa forma é alcançada mostrando os contornos de um assunto – o corpo humano como em um lutador de sumô, ou os contornos arrojados de rochas redondas à beira-mar.

Uma boa iluminação lateral no início da manhã ou no final da tarde realça a forma contornada através da sombra. Assim, a luz direta do sol de cima dá uma aparência muito plana a uma imagem, mas quando as nuvens passam, a forma do sol sobe imediatamente e você tem um assunto perfeito.

A dica ao tentar transmitir forma em uma imagem é: não fique de frente ao seu assunto, porque tudo o que você tende a ver é a forma sem qualquer forma. Mude seu ângulo de visão movendo-se até que a sombra comece a revelar a forma.

Ao aprender a fotografar textura, forma e padrão corretamente e adicioná-los aos elementos de suas imagens, você descobrirá que uma nova dimensão será adicionada à sua bagagem de habilidades e suas fotos melhorarão drasticamente.

Quer trabalhar com fotografia?

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Por fim, acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.