Saiba mais sobre as duas escolhas de fotografia e fique por dentro de suas vantagens e desvantagens

Por muitos anos, os fotógrafos tinham apenas uma opção para capturar imagens: o filme fotográfico físico. E a tecnologia do filme, que existe há mais de um século, continua em uso atualmente. Porém, nas últimas décadas, uma nova forma de fotografar ganhou destaque: a fotografia digital.

Por outro lado, os fãs dedicados à fotografia analógica continuam comprometidos com as câmeras de filme tradicionais, gerando um debate robusto entre o tradicional e digital. No post de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de ambos. Boa leitura!

O que é fotografia analógica?

A fotografia tradicional, ou analógica, captura imagens ao expor à luz quadros individuais em um rolo de filme. O filme é feito de plástico e coberto com cristais de haleto de prata, que escurecem quando expostos à luz, capturando negativos de imagens. Quando um fotógrafo usa todas as exposições de um rolo de filme, ele o leva para uma câmara escura e revela as fotos usando produtos químicos líquidos.

Vantagens da fotografia analógica

Os fotógrafos adeptos ao analógico confiam nessa modalidade fotográfica por sua aparência e qualidade de imagem exclusivas. Entre as principais vantagens estão:

Alta faixa dinâmica: o filme padrão apresenta uma qualidade de imagem impressionante, com maior variação entre claro e escuro. Isso é particularmente evidente na fotografia em preto e branco, por exemplo.

Custos iniciais mais baixos: se você está comprando uma câmera de filme de 35 mm de nível básico, uma câmera de formato médio (que tem um sensor maior) ou uma câmera de grande formato (que tem um sensor extra grande), dispositivos de filme tradicionais tendem a ser mais baratos do que suas contrapartes digitais, pelo menos no início.

Lembre-se de que os custos de compra e revelação do filme aumentarão com o passar dos anos.

Desvantagens do Filme Fotográfico

As desvantagens do filme tradicional envolvem conveniência e utilidade, tanto durante as sessões de fotos quanto no pós-processamento são:

Exposições limitadas – os rolos de filme contém um número limitado de exposições. Para fotógrafos que confiam em tirar muitas fotos da mesma imagem, isso pode ser um obstáculo.

Longo processo de revelação – o filme tradicional deve ser revelado em uma câmara escura e o processo é demorado.

Também há a chance de estragar suas fotos – se um filme não revelado for exposto à luz do sol, suas imagens fotográficas ficarão completamente desbotadas.

Custos mais altos de longo prazo – anos de compra de filmes podem se acumular, tornando as câmeras analógicas mais caras do que as digitais. Fotografar em cartões de memória é muito mais econômico do que comprar rolos e mais rolos de filme.

O que é fotografia digital?

A fotografia digital replica o processo da fotografia de filme tradicional, mas usa um sensor eletrônico, em vez de filme, para capturar imagens. Essas fotografias digitais são armazenadas em um cartão de memória e sua resolução é medida em megapixels.

Vantagens de fotografar digitalmente

Quando você fotografa em dispositivos digitais, você desfruta de uma ampla gama de conveniências que o filme tradicional não pode oferecer, como:

Revisão de fotos instantânea – graças aos visores digitais das câmeras reflex (DSLRs), você pode ver suas imagens enquanto as clica. Enquanto os fotógrafos de filmes precisam esperar dias para confirmar se suas imagens funcionaram. Com câmeras digitais modernas, você pode revisar instantaneamente seu trabalho.

Cópia perfeita de arquivos – com uma câmera digital, você pode transferir facilmente os arquivos digitais da câmera para o disco rígido de um computador ou fazer upload dos arquivos para uma plataforma em nuvem. A partir daí, os arquivos podem ser copiados para arquivo e edição.

Facilidade de edição – o software de edição digital atual permite que você altere suas imagens com facilidade. Na era analógica, a edição de fotos era difícil e trabalhosa. Softwares como Photoshop e Lightroom tornam a edição extremamente simples.

Desvantagens de fotografar digitalmente

A tecnologia digital está rapidamente assumindo o controle de todos os setores da fotografia, mas ainda apresenta certas desvantagens.

Qualidade inconsistente – nem todas as câmeras digitais são criadas da mesma forma. Enquanto as câmeras digitais de nível profissional podem produzir imagens impecáveis, as câmeras digitais de consumo podem sofrer uma faixa de dinâmica inferior, como na profundidade de campo e na captura de imagem com pouca luz.

Custos iniciais mais altos – quando se trata de custos iniciais, uma boa câmera digital pode ser mais cara do que uma analógica. A longo prazo, porém, anos de fotografia em filme custam mais do que capturar imagens em um cartão de memória.

Menos calor natural – os arquivos digitais podem não ter a textura analógica de um filme de 35mm ou de formato médio. Você pode contrabalançar um pouco esse defeito com filtros em softwares de edição digital, mas que podem se aproximar de maneira impressionante do efeito do filme analógico.

Para finalizar, a gente quer saber: você é fotógrafo? Gosta de fotografar com filmes ou prefere o digital? Já pensou em se juntar à maior rede de profissionais da imagem? Clique aqui e faça parte agora mesmo.