Essa é uma das dúvidas mais recorrentes dos fotógrafos. Principalmente daqueles que estão começando a utilizar o Fotop para vender suas fotos.

“Eu não tiro boas fotos, será que elas irão vender?”
“Minhas fotos saíram muito escuras, acho que ninguém vai comprar”
“Preciso fazer um tratamento antes de imagem antes de vender minhas fotos?”

Por isso, fizemos o levantamento de alguns fatores que realmente podem influenciar na venda de suas fotos.

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24ª Maratona Internacional de São Paulo | Foto por Henrique Matias

1. QUALIDADE DAS FOTOS

A qualidade das fotos é um dos fatores que podem sim, contribuir com o resultado das vendas de suas fotos. Até mesmo porque ninguém gostaria de comprar uma foto “feia”.

Porém, esse fator é muito contraditório, pois, quem decide no final das contas é o cliente que está na imagem da foto. Se ele gostou da foto, pouco importa a qualidade da imagem.

Não estou dizendo que não é para você não se preocupar com a qualidade da imagem, além do que, prezar pela qualidade da imagem é uma preocupação básica de todo fotógrafo, mesmo sendo iniciante.

É sempre bom se preocupar com a iluminação da foto, ângulos e enquadramentos e se estiver com tempo disponível, pode tratar sua foto no lightroom, por exemplo.

Porém, quero enfatizar que você não precisa se martirizar e ser extremamente seletivo nas fotos que você tirou.

Lembre-se, no final, quem escolhe é o comprador.

2. QUANTIDADE DE PESSOAS FOTOGRAFADAS

Esse é um dos fatores mais relevantes que interferem na venda de fotos, pois, quanto mais pessoas são fotografadas, mais potenciais clientes você possui.

Há fotógrafos que chegaram a tirar 10 fotos de um único atleta. Concordo que da uma sensação maior de segurança, pois, você provê mais opções de imagens para aquele atleta, porém, pode acontecer do atleta não se ligar em comprar uma foto.

Por isso, conselho de amigo, tire no máximo umas 4 fotos do atleta e já mire em outro. Desta forma você faz seus cliques renderem mais.

3. TIMING DE FAZER O UPLOAD DAS FOTOS

O tempo de subir as fotos após o evento ter acontecido também é um fator bastante relevante. Pois, quanto mais demoramos para disponibilizar as fotos, mais o participantes dos eventos perdem o interesse em comprar.

Por isso, sugerimos que organize seu tempo caso precise renomear suas fotos ou tratá-las antes de carregar as fotos na plataforma.


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Foto por Marcelo | Fotop

4. PARTICIPAÇÃO EM POUCOS EVENTOS

Muita gente precisa entender que ninguém começa grande e/ou sabendo de tudo. Ou seja as pessoas nunca começam prontas.

A experiência e a vivência geram aprendizados. Tanto na fotografia quanto na participação de eventos, então, participe de todos os eventos que puder.

Volto a falar, seja gentil consigo mesmo e não se martirize.

5. DIVULGAÇÃO FEITA

Talvez o fator que mais influência na venda das fotos.

Infelizmente as escolas de fotografia não ensinam isso em sala de aula e por consequência temos no mercado excelentes fotógrafos, porém péssimos “vendedores”.

Os participantes dos eventos precisam saber da existência dessas fotos. Só assim é que irão saber exatamente o que fazer e onde encontrar as fotos que você tirou.

Confira aqui algumas dicas de como fazer uma boa divulgação.

Divulgação através de panfletagem, redes sociais, locução ao vivo no evento, disparo de e-mail marketing lembrando os atletas.

Tudo isso são ações que influenciam positivamente no resultado de venda de suas fotos.

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