O que é espaço negativo na fotografia e como você pode usá-lo para belas composições?

O termo espaço negativo pode parecer problemático, mas na verdade é um componente essencial de quase todas as grandes imagens. Se você deseja criar fotos lindas, deve dominar o espaço negativo. Dessa forma, você pode tirar fotos com arranjos equilibrados, harmoniosos e atraentes. Confira o texto de hoje do Fotop sobre o tema.

O que é espaço negativo?

Espaço negativo refere-se a áreas de uma composição que são vazias, sem graça ou desinteressantes. É por isso que o espaço negativo também é chamado de espaço em branco. É onde nada está realmente acontecendo.

Na fotografia, o espaço negativo é muitas vezes composto de certos elementos:

  • Água;
  • Céu;
  • Paredes;
  • Areia.

Observe que todos esses elementos tendem a desaparecer facilmente no fundo de uma foto. E é por isso que eles formam um grande espaço negativo. Um céu vazio não atrai a atenção. Não mais do que uma parede branca e vazia, um trecho de areia vazia e assim por diante.

Agora, algumas fotos estão cheias de espaço negativo. Essas composições costumam ser muito abstratas, como um trecho de céu azul vazio ou uma duna de areia que se estende em todas as direções. Essas composições centradas no espaço negativo também podem ser minimalistas, com um único elemento atraente cercado pelo vazio.

Espaço positivo versus espaço negativo

O espaço positivo é o oposto. O espaço negativo rejeita o olhar, enquanto o positivo rouba os holofotes. Veja, o espaço positivo é a área de uma foto que inclui elementos de interesse, a área que inclui o assunto principal, a área para onde o olhar do observador vai primeiro.

O espaço positivo pode ser qualquer coisa, mas aqui estão alguns exemplos comuns:

  • Rostos;
  • Pessoas;
  • Edifícios;
  • Pássaros;
  • Animais selvagens;
  • Montanhas.

Então, o que é melhor, espaço positivo ou negativo?

A resposta é nenhum. Na fotografia, o objetivo é combinar os dois tipos de espaço para criar uma composição equilibrada. Você quer espaço negativo, sim, mas também quer espaço positivo. É assim que você pode obter fotos consistentemente impressionantes.

Alguns estilos fotográficos enfatizam fortemente o espaço negativo, enquanto outros enfatizam fortemente o espaço positivo. Mas, em geral, uma mistura dos dois é o caminho certo a percorrer.

Deixe a cena ditar sua combinação de espaço negativo e espaço positivo

Cada cena tem uma proporção diferente de espaço negativo para espaço positivo. E embora você, como fotógrafo, possa ampliar, alterar a perspectiva e cortar para enfatizar certas partes da cena, precisa ser flexível. É preciso ser capaz de abraçar uma cena cheia de espaço negativo, da mesma forma que abraça uma cena cheia de espaço positivo. Portanto, não tente forçar uma cena em uma determinada direção. Em vez disso, pergunte-se: como é a cena? E trabalhe com o que você tem.

Use o espaço negativo para equilibrar o espaço positivo

Um dos objetivos da composição fotográfica é atingir o equilíbrio visual. Você quer que suas imagens pareçam inteiras, completas e satisfatórias. E uma maneira de alcançar o equilíbrio é identificando seu espaço positivo e, em seguida, combatendo-o com o espaço negativo.

Experimente o minimalismo

Composições minimalistas usam espaço negativo para grande efeito. Na verdade, tudo gira em torno do espaço negativo. Comece identificando um assunto principal, como uma árvore, uma pessoa ou um edifício. Este será o seu espaço positivo. Elimine o máximo de cor possível. Você quer uniformidade: apenas uma ou duas cores em uma cena altamente harmoniosa.

Posicione seu assunto principal em direção à borda da composição. Você pode tentar colocar o assunto em uma regra de terços ou ao longo de uma linha de grade, mas também considere movê-lo para mais perto da borda do quadro.

Use espaço negativo para transmitir emoção

O espaço negativo tende a ser sombrio e melancólico, especialmente em imagens em preto e branco. Use este fato. Conte uma história com sua composição, cheia de tristeza, solidão ou prazer silencioso.

Claro, você deve deixar a cena guiá-lo, mas também pode adicionar cuidadosamente mais espaço negativo à sua composição, diminuindo o zoom ou encontrando um fundo vazio exclusivo, etc.

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia?Conheça mais sobre o Fotop, a maior rede de profissionais da imagem do país. Descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram.