O que é equilíbrio? Isso significa que todas as coisas têm que ser iguais? Bem, sim e não. Existem basicamente dois tipos de equilíbrio visual. O primeiro é o formal em lados opostos de um determinado ponto, seja por um ou mais elementos idênticos ou muito semelhantes. 

Pense em um belo retrato formal de alguém olhando para frente. Se você dobrasse esta imagem ao meio, ela ficaria igual em ambos os lados. Cada lado teria um olho, orelha, metade do nariz, da boca, etc. Este é o equilíbrio formal e é mais frequentemente reconhecido por temas de forma uniforme, criando assim um efeito bastante harmonioso.

Já o equilíbrio informal ocorre em lados opostos de um determinado ponto, por um ou mais elementos que são diferentes ou contrastantes. Digamos que tivéssemos uma foto de um bebê brincando com alguns blocos. 

Se você dobrasse essa imagem ao meio de um lado você focaria apenas no bebê, mas do outro lado você focaria apenas nos blocos. Aqui você tem duas coisas completamente diferentes. O equilíbrio informal é menos óbvio, porque seus assuntos muitas vezes não são uniformes, na verdade eles variam muito. Não há nada de errado com isso, porque dá ao espectador mais elementos para apreciar.

Há equilíbrio visual melhor que o outro?

Isso depende do que você está filmando. Afinal, prédios, monumentos e carros são muitas vezes tomados como um balanço formal. Por outro lado, montanhas, plantas e pessoas geralmente têm diferentes tamanhos, formas e cores. Obviamente, você sempre pode optar por fotografar qualquer assunto de várias maneiras. É aqui que entram em jogo tanto o estilo pessoal quanto o gosto.

Em um momento ou outro, ttodos nós já vimos ou tiramos uma foto de uma montanha refletida em uma lagoa ou lago perfeitamente parado. Se você se aproximar o suficiente (deixando de fora as coisas na beira do lago), a foto quase se torna uma obra de arte abstrata, interessante e intrigante, mas muito mais que uma foto com equilíbrio formal. 

Mas o que acontece se no canto inferior esquerdo adicionarmos um homem em um barco de pesca tentando capturar o peixe que está na ponta de sua vara de pescar? É uma foto menos interessante agora? Não. Na verdade, muitos argumentariam que agora é muito mais interessante. Este é o equilíbrio informal na sua melhor situação.

Ambas as fotos têm apelo emocional, mas uma faz você se sentir em paz e a outra faz você se sentir ativo. Esta é uma daquelas áreas que as pessoas que só tiram fotos instantâneas simplesmente não conseguem replicar. 

Se tudo que você fotografa está sempre no centro ou em ambos os lados (equilíbrio formal), seu trabalho pode ficar chato muito rápido. Não leve a mal, você pode tirar ótimas fotos de equilíbrio formal, mas você tem que planejar. Quando você decide qual equilíbrio fica melhor para qualquer situação, você se torna o mestre do projeto.

Quer trabalhar com fotografia?

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram.