Como fotógrafo, é incrivelmente importante saber o que faz uma ótima fotografia. Apenas ter uma boa câmera e ferramentas sofisticadas não é mais suficiente para realmente ter sucesso na carreira. Saber o que procurar e aprimorar essas coisas específicas pode ajudá-lo a capturar imagens verdadeiramente únicas, pessoais e instantâneas que, com sorte, ajudarão a diferenciá-lo de seus colegas. 

Composição na fotografia

A composição deve ser a primeira coisa que você considera ao tirar uma foto. Existem algumas imagens que parecem chatas e mundanas até que você as recomponha. Às vezes, basta olhar para o assunto de um ângulo diferente. Tente ficar acima deles – bem acima deles e abatendo. Ou talvez desça e fotografe para cima. Às vezes, mudar o foco da imagem também pode fazer diferença. Como focar em um anel em primeiro plano com o casal fora de foco ao fundo.

Narrativa

Esta é uma característica importante, embora nem todos façam. As melhores fotos contam a história das pessoas nelas. Agora, isso pode ser algum tipo de criação artística, que pode ser muito legal, como criar uma imagem de conto de fadas com as pessoas fantasiadas. Mas geralmente a dica é procurar algo mais simples. Como um pai segurando seu filho pela primeira vez com aquele olhar de pura alegria e euforia em seu rosto, a doce ação de uma garotinha soprando pétalas de flores de suas mãos ou talvez seja um close de um casal de idosos de mãos dadas. Contar a história das pessoas em uma imagem pode adicionar um nível totalmente novo à profundidade e ao significado geral da sua imagem.

Emoção

Muitas vezes tiramos fotos de rostos. O rosto de cada pessoa é totalmente único e muita emoção pode ser vista apenas no rosto de uma pessoa. Então, capturar uma foto que mostre a pura alegria entre amigos rindo de uma piada interna ou o amor no rosto de uma pessoa enquanto seu / sua parceiro (a) a beija pode criar uma imagem muito mais dinâmica do que apenas uma fotografia de seus rostos. 

Claro, a felicidade não é a única emoção que você pode transmitir. Às vezes, tristeza, solidão, consideração, calma, paz ou alívio também podem criar uma foto interessante. É tão raro ver imagens de pessoas experimentando emoções genuínas, e são essas imagens que as pessoas querem ver e se conectar.

Iluminação na fotografia

A iluminação é o último elemento – e provavelmente um dos mais importantes – porque você precisa de luz apenas para criar uma imagem ou criar um clima. As fotos em silhueta ou contraluz são muito populares hoje em dia, pois são diferentes do retrato padrão. Há uma variedade de tomadas diferentes nas fotos em contraluz, e há alguns exemplos bem emocionantes e divertidos de se olhar. Há também a divertida e dramática iluminação de fonte de luz única. Este tipo de fotografia cria fotos dramáticas super melancólicas com alto contraste. Você realmente precisa saber o que está fazendo e o que deseja alcançar para que esse estilo de iluminação funcione bem com o assunto.

Quer trabalhar com fotografia?

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Por fim, acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.