Confira algumas dicas para você começar com a fotografia de longa exposição, garantindo liberdade criativa para lidar com condições inesperadas de pouca luz

O consenso geral é que uma fotografia de longa exposição começa com uma velocidade de obturador de cerca de 1/30 de segundo. Este é o ponto em que, para a maioria das combinações de câmera / lente, você não pode mais segurar sua câmera sem ver o movimento em sua captura. Mas, como em tudo, existem exceções a esta regra.

Ferramentas necessárias para fotografia de longa exposição

Um tripé é obrigatório para longas exposições. Um equipamento de qualidade vale seu peso em ouro e durará toda a sua carreira. Prefira modelos de fibra de carbono por sua leveza e durabilidade.

Mas não pare por aí, escolha uma boa cabeça de tripé, preferencialmente as de cabeça esférica. Elas usam um mecanismo de esfera e soquete que permite um ajuste rápido em todas as direções.

Um ótimo companheiro para longas exposições é uma liberação de cabo com trava. Isso permite exposições cronometradas de mais de 30 segundos. Disponível em qualquer loja do segmento, os melhores têm uma trava que desliza sobre o botão do obturador, permitindo que você mantenha o obturador aberto pelo tempo que desejar sem ter que ficar segurando.

Para isso, defina sua câmera para BULB no disco do obturador (ou no menu do obturador). Cronometre sua exposição com um simples relógio ou cronômetro em seu telefone. As câmeras sem espelho mais recentes têm velocidades de obturador integradas com mais de 30 segundos. Isso permite que você faça exposições mais longas sem depender tanto de um cabo disparador.

Qualidade de imagem e longas exposições

As exposições longas introduzem mais ruído na foto. Se você fotografar em RAW, terá mais capacidade de edição para remover esse ruído. Você pode salvar em JPEG se quiser convertê-lo imediatamente após a importação em algo mais editável, como TIFF ou DNG, mas ainda será mais difícil trabalhar com um JPEG na postagem à medida que o tempo de exposição aumenta. Isso acontece porque o sensor está recebendo energia enquanto está exposto e essa energia aquece o sensor. Um sensor quente é menos eficaz na produção de uma imagem limpa.

Você pode neutralizar esse efeito de aquecimento ativando a redução de ruído de longa exposição nas configurações de menu da câmera. Essa funcionalidade dobrará o tempo de exposição, portanto, é necessário um pouco de paciência. Por exemplo, uma exposição de 30 segundos com “redução de ruído de longa exposição” ativada levará cerca de um minuto para ser gerada. Isso ocorre porque sua câmera cria uma exposição totalmente preta que você não vê, mas que o processador da câmera pode usar para localizar e excluir o ruído.

Conhecendo o objeto fotografado

Se você souber qual é o objeto ao tirar a foto, o observador perceberá esse pensamento quando olhar para o seu trabalho. Ao dominar longas exposições, o objeto fotografado é ainda mais importante. Você precisa encontrar um equilíbrio entre o que está se movendo e o que ainda está em sua foto. Se seus espectadores não entendem, eles seguem em frente. Se seguirem em frente, esquecerão quem criou a foto. Cada regra deve ser quebrada, no entanto. A foto inteira pode estar em movimento se você quiser uma abstração total da cena à sua frente.

A relação recíproca das configurações da câmera

Lembre-se das três configurações da câmera: abertura, obturador e ISO. Eles são recíprocos (às vezes chamados de “triângulo de exposição”). Isso significa que você não pode alterar um sem afetar um ou os outros dois. O que acontece se você não ajustar o obturador ou ISO ao ajustar a abertura? Você obtém uma fotografia superexposta ou subexposta.

Há momentos, ao fazer longas exposições, em que a luz ambiente é muito forte para capturar o movimento que você deseja ilustrar. Nesta situação, seu ISO pode estar em sua configuração mais baixa e sua abertura fechada o menor possível (f / 22-f / 32), mas a velocidade do obturador que permite uma exposição decente é simplesmente muito alta para mostrar o movimento com eficácia.

Você pode corrigir isso com um filtro de densidade neutra. Este filtro tem cor neutra e densidade mais escura. Colocar na lente vai lhe dar aquela escuridão adicional para que você possa diminuir a velocidade do obturador sem superexposição. Um filtro de 15 pontos removerá 15 pontos de luz de sua foto, por exemplo. Isso efetivamente permitirá que você fotografe em movimento borrado com velocidades de obturador super lentas em luz do meio-dia.

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia?
Conheça mais sobre o Fotop, a maior rede de profissionais da imagem do país. Descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram!