Separamos algumas dicas que podem facilitar o seu trabalho

Se você deseja capturar imagens nítidas de forma consistente, você veio ao lugar certo. Porque ao mesmo tempo que conseguir fotos limpas e nítidas pode parecer difícil, basta apenas algumas dicas e ajustes para você atingir a perfeição e nitidez que tanto deseja. E é isso que você acompanha no texto de hoje do Fotop.

Segure sua câmera corretamente

Qual é a causa mais comum de desfoque de imagem? Câmera tremida. Quando você pressiona o botão do obturador, se sua câmera estiver se movendo, mesmo que imperceptivelmente, você pode acabar com uma foto borrada. Isso é especialmente comum com lentes telefoto, em grandes ampliações ou com pouca luz.

É por isso que, se você deseja tirar fotos mais nítidas, deve aprimorar sua técnica. Segure sua câmera em uma mão e coloque a segunda sob a lente. Mantenha a câmera perto do corpo, com os cotovelos firmes e – quando possível – apoie-se em uma parede, árvore ou outro objeto sólido. Além disso, certifique-se de pressionar o botão do obturador suavemente. A técnica adequada de segurar fornecerá um grande aumento na nitidez, mas não é à prova de falhas. Se você fotografar com pouca luz, poderá ter dificuldade em obter fotos nítidas com a câmera.

Use um tripé

Se seu objetivo é fotos nítidas, usar um tripé é absolutamente a melhor coisa que você pode fazer por si mesmo. Você precisará comprar um tripé resistente. Um modelo barato e feito de plástico oferece ganhos limitados (e pode até aumentar o desfoque, dependendo de outros fatores). Se estiver fazendo longas exposições à noite, um tripé é essencial. Selecione uma velocidade de obturação rápida
Aqui está outro grande culpado de fotos borradas:

Velocidade do obturador lenta

Veja, a velocidade do obturador se refere ao tempo que o sensor da câmera fica exposto à luz. E se a velocidade do obturador for muito longa, os elementos da sua imagem terão tempo para se mover (e sua configuração terá tempo para tremer também). Se usar um tripé e o assunto estiver parado (por exemplo, uma paisagem deserta), geralmente não precisa se preocupar em usar uma velocidade rápida do obturador. Mas se você está segurando sua câmera com as mãos ou espera congelar uma ação rápida, uma velocidade de obturação rápida é essencial.

Escolha uma abertura estreita

A abertura afeta a profundidade de campo (a janela de foco) em suas imagens. E outra razão para uma foto borrada é o foco perdido ou uma profundidade de campo muito estreita. Agora, ao estreitá-la, você aumentará a janela de foco em suas imagens. Uma abertura de f / 16 pode manter toda a cena nítida (dependendo de vários fatores, incluindo a distância focal da sua lente). Já uma abertura de f / 2.8 geralmente dá uma janela minúscula de nitidez.

Portanto, se suas imagens estiverem borradas porque a profundidade de campo é muito fina, apenas ajuste uma abertura de f / 8, f / 11 ou mesmo f / 16, e você verá um aumento significativo na nitidez.

Mantenha seu ISO o mais baixo possível

Um alto ISO irá aumentar a exposição da imagem de modo a obter uma foto bem detalhada. No entanto, ISOs altos têm uma desvantagem, chamada de ruído. Ele consiste basicamente em pequenas manchas de luz e cor em suas fotos e, quando sai do controle, pode afetar seriamente a nitidez.

Então, qual ISO você deve usar para imagens nítidas? Depende da sua câmera. Hoje em dia, muitas vezes você pode conseguir boas fotos com um ISO de até 800 ou 1600, especialmente se você usar uma câmera full-frame de boa qualidade.

E se você estiver em uma situação em que precisa de uma velocidade rápida do obturador, é melhor aumentar o ISO do que subexpor todas as suas fotos. Mas, sempre que possível, defina seu ISO para seu valor base. É assim que você obterá as fotos mais nítidas.

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia?Conheça mais sobre o Fotop, a maior rede de profissionais da imagem do país. Descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram.

Pin It on Pinterest

Share This