Fotógrafos tendem a prestar muita atenção à luz. Na verdade, muitas vezes pensamos na luz como um dos aspectos mais importantes da fotografia. Por outro lado, as sombras podem parecer menos importantes – simplesmente falta de luz. Isso seria um grande erro – pois a luz não é nada sem sombras.

As sombras não são simplesmente uma massa escura que faz fronteira com a luz. Em vez disso, elas são uma entidade tão viva quanto a luz. São as sombras que moldam a luz para produzir oportunidades fotográficas impressionantes. Por isso, se quisermos atingir todo o nosso potencial como fotógrafos, devemos pensar tanto em dominar as sombras quanto a luz. Este artigo detalha o uso da sombra na criação de fotos dinâmicas.

Contraste e drama na sombra

Um dos usos mais poderosos da sombra é a criação de contraste para produzir um efeito dramático. A atenção das pessoas é automaticamente atraída para áreas de alto contraste tonal. No entanto, o contraste tonal não pode ocorrer sem sombras. Assim, é a interação de luz e sombras que cria o contraste que chama a atenção. Um exemplo desse uso de sombras seria um pôr do sol dramático, onde o sol perfura as lacunas nas nuvens, criando áreas de luz cercadas por áreas escuras onde a cobertura de nuvens é pesada.

Foco

As sombras efetivamente focam na atenção do espectador. Elas ajudam a focar a atenção do observador removendo detalhes das partes menos importantes da imagem. Um exemplo disso seria um retrato dramático que usa luz para iluminar os olhos do sujeito, mas permite que o resto do rosto caia na sombra profunda. A sombra ajudaria a esconder os detalhes do rosto. Assim, a atenção do espectador atrai para os olhos do sujeito.

Revelando formas com ajuda da sombra

Um dos usos mais comuns das sombras é revelar a forma. Isso geralmente envolve o sol, em um ângulo baixo em relação ao horizonte, lançando longas sombras no terreno. Assim, quaisquer irregularidades na forma do objeto ou terreno serão ampliadas. Um exemplo desse uso da sombra seria um sol baixo projetando longas sombras nas dunas de areia pouco antes do pôr do sol.

Revelando texturas

Semelhante à forma reveladora, as sombras revelam a textura. Novamente, isso geralmente envolve o sol, em um ângulo baixo em relação ao horizonte, lançando sombras no objeto ou terreno. A principal diferença é que o fotógrafo se aproxima para enfatizar a textura de um objeto e não a forma. Um exemplo de uso de sombras para revelar a textura seria usar o sol poente para enfatizar as ondulações na areia de uma praia.

Quer trabalhar com fotografia?

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Assim, conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Por fim, acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.