Uma lente fisheye é uma ferramenta incrível que permite mostrar as cenas usuais do cotidiano de uma forma surrealista. Confira essas dicas simples e use lentes olho de peixe como um profissional com as dicas do FOTOP

A lente olho de peixe é uma ferramenta incrível pois adiciona um brilho panorâmico ou hemisférico às suas fotos. Ela é uma lente grande angular peculiar, mas muito interessante para adicionar à sua coleção um pouco de experimentação (e muita diversão).

No final, dominar o uso de uma lente olho de peixe se resume basicamente a uma coisa: prática. Esteja disposto a sair, explorar e ver o que você pode criar. Você descobrirá que os objetos se tornam exagerados, assumindo uma personalidade e dimensão inteiramente novas.

Lente olho de peixe na fotografia de rua

As formas pelas quais uma lente olho de peixe cria linhas distorcidas podem transformar fotos de rua comuns em intrigantes obras-primas de beleza arquitetônica. Tente fazer experiências com faixas de luz curvas do tráfego abaixo de uma fileira distorcida de edifícios. Tire a foto olhando para cima e tente inserir o máximo possível de arranha-céus na foto. Divirta-se com um cruzamento movimentado e distorcido e semáforos caídos enquanto tenta conseguir arranha-céus ou as palavras de outdoors ao fundo.
Explore a geometria de edifícios modernos ou marcos clássicos. Assim como em qualquer saída fotográfica para a rua em um esforço para ser experimental, busque uma nova perspectiva através da lente olho de peixe.

Brinque com o desfoque radial

Você deve estar familiarizado com aquelas fotos em olhos de peixe feitas em recepções de casamento ou festas na pista de dança. Entre no meio da ação para criar aquele desfoque radial único, diminuindo a velocidade do obturador para cerca de 1/25 de segundo. Gire a câmera 90 graus no sentido anti-horário segurando a lente em uma mão enquanto usa a outra para girar o corpo da câmera. Podem ser necessárias algumas tentativas para conseguir aquela foto de casamento incrível, mas o resultado desse esforço vale a pena.

Brinque com os padrões

Um dos benefícios da lente olho de peixe reside na sua capacidade de fazer os padrões serem alterados. Com ela, o mundo gira e distorce e os padrões tornam-se exagerados e mais perceptíveis do que antes. Procure padrões de quadrados, círculos e triângulos que preencham sua moldura, como pedras ou molduras de casas idênticas em uma fileira. E quanto a postes de luz? Exemplos de padrões existem aos montes para você transformá-los. Às vezes, é apenas uma questão de treino para ver as coisas de uma maneira criativamente interessante.

Mudando a curvatura da Terra

Uma das coisas incrivelmente maravilhosas que uma lente olho de peixe faz é mudar a curvatura da Terra. Quanto mais você mover seu objeto ou linha para a borda do quadro, mais radicalmente distorcido ele se tornará. Se você posicionar o horizonte no meio do enquadramento, ele ficará reto na imagem. Para tornar essa distorção ainda mais exagerada, coloque seu horizonte bem próximo ao topo do quadro.

O poder da perspectiva

A lente olho de peixe é uma lente principal, então você não poderá aumentar ou diminuir o zoom com ela. No entanto, isso não significa menos poder de criatividade e opções. Em vez disso, veja essa barreira como uma forma de realmente experimentar sua perspectiva. Abaixe-se, vá alto, aproxime-se das coisas. Em seguida, afaste-se deles. Veja como esses movimentos – esses ângulos e linhas – mudam suas imagens.

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia?
Conheça mais sobre o Fotop, a maior rede de profissionais da imagem do país. Descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram!