A fotografia em preto e branco é um campo gratificante e desafiador da fotografia artística. Mesmo as pessoas que não se importam com a fotografia podem se sentir atraídas por uma ótima imagem em preto e branco. Como fotógrafo, ela pode permitir que você descubra um personagem totalmente novo em um assunto familiar. 

Frequentemente, a imagem que você supõe que será convertida lindamente em preto e branco será uma decepção; às vezes uma foto que você nunca imaginou vai te surpreender. No entanto, os fotógrafos mais sérios dirão que as melhores fotos nesse estilo são tiradas quando o fotógrafo deliberadamente as define em suas mentes. Isso cria uma mentalidade totalmente diferente em termos de como você escolhe e aborda seu assunto. Você pode, por exemplo, começar a ver potencial em assuntos que normalmente nunca consideraria para fotografia colorida.

Se você nunca se dedicou seriamente à fotografia em preto e branco, aqui estão algumas dicas simples para ajudá-lo a começar.

Escolhendo um assunto em preto e branco

Alguns assuntos se prestam a cores, mas não são tão eficazes em preto e branco. Por exemplo, as fotografias do pôr do sol dependem da cor de um grande céu para causar impacto e raramente produzem uma boa imagem em preto e branco. Pássaros coloridos, flores, moda… muitas vezes, a única abordagem lógica é fotografar o assunto em cores. Por outro lado, alguns assuntos são ideais para esse tipo de fotografia.

Porque este é um meio ‘antiquado’, muitas vezes funciona bem com assuntos antiquados. Itens rústicos como equipamentos agrícolas antigos, uma cabana em ruínas, uma cerca de madeira velha podem ser ótimos temas para fotos em preto e branco. Ao fotografar pessoas, a idade também pode ser um fator. Um retrato em close de um rosto envelhecido mostrando todas as linhas e vincos de seus anos pode ter um impacto muito maior.

‘Vendo’ seu assunto em preto e branco

Quando você aborda o assunto pela primeira vez, precisa imaginar como ele ficará sem cor. Tente vê-lo em termos de linhas e formas, sombras e contrastes. Você começará a ver seus súditos sob uma luz totalmente nova. Pode até dar zoom em um recurso específico ou fotografar o assunto de um ângulo que talvez nunca tenha considerado no passado. 

Use a luz para aumentar o impacto

Como uma foto em preto e branco depende tanto de sombras para definir formas e detalhes, sua abordagem à iluminação pode fazer ou quebrar uma imagem. Você provavelmente já ouviu a regra de que a melhor fotografia de paisagem é feita no início ou no final do dia, quando o sol está baixo e a luz é suave e uniforme. Bem, na fotografia em preto e branco, muitas vezes o melhor é exatamente o oposto. Para criar uma melhor definição em um assunto, tire fotos no meio do dia, para criar sombras mais pesadas para enfatizar as linhas e formas na composição. Além disso, tirar fotos olhando diretamente para o sol pode produzir silhuetas que aproveitem ao máximo árvores, moinhos de vento e outras formas fortes contra o céu.

Então você tem três dicas muito simples para fotografia em preto e branco. Observe que eles são todos sobre a abordagem criativa, não sobre configurações e técnicas de câmera. Na verdade, na maioria das vezes, preto e branco não requer conhecimento técnico diferente da fotografia colorida. Por isso, para tirar fotos melhores, você não precisa necessariamente mudar a maneira como usa sua câmera. Em vez disso, você está procurando mudar a maneira como vê o assunto e como pode usar luz, sombra e composição para capturar o caráter que a fotografia em preto e branco tem a oferecer.

Quer trabalhar com fotografia?

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Por fim, Acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.