Quem não gosta de aprender algo novo e ainda mais de graça? Sabia que você pode se aperfeiçoar na fotografia e estudar através de plataformas de grandes instituições sem sair de casa?

Pois é, hoje selecionamos cursos que estão disponíveis e que são gratuitos. Alguns estão em inglês, mas possuem legendas em português e podem ser traduzidos. Outros oferecem todos os módulos e atividades gratuitamente, mas, para retirar o certificado é necessário um investimento. Boa leitura!

Filmes, imagens e interpretação histórica no século 20: a câmera nunca mente – Universidade de Londres

Este curso aborda sobre o uso de imagens, filmes e seu uso na interpretação histórica no século XX. É oferecido principalmente para aqueles que têm um interesse geral em história, que se baseia no fotojornalismo como evidência primária e em filmes baseados em eventos históricos. As aulas são 100% onlines e flexíveis. Ele também oferece legendas em português.

Vendo através das fotografias – MoMA

Já este curso, tem como propósito ajudar o estudante a se aprofundar no significado das imagens e reconsiderar o papel da fotografia na cultura visual. Ele aborda a lacuna entre ver e compreender verdadeiramente as fotografias e introduz uma diversidade de ideias, abordagens e tecnologias ao longo das aulas.

Ao se inscrever neste curso, você participará de uma comunidade de alunos internacionais em fóruns de discussão, receberá convites para eventos ao vivo e virtuais da instrutora principal Sarah Meister e terá acesso exclusivo aos recursos do MoMA.

Programa de cursos integrados Conceitos básicos de fotografia e mais: do smartphone ao DSLR – Universidade Estadual de Michigan
Este programa de especialização cobre uma ampla gama de princípios fundamentais na fotografia, desde o controle da câmera até os princípios de composição e criatividade.

Ele também possibilita ao aluno a possibilidade de criar um projeto final de fotografias relacionadas às suas necessidades individuais, sejam práticas ou puramente expressivas.

Além de oferecer a concessão de um Certificado de Especialização da Michigan State University. Cada aluno que se inscrever e concluir a Especialização inteira, incluindo Capstone, receberá descontos substanciais em equipamentos, acessórios e benefícios de associação por meio de Parceiros da Indústria.

Dentre eles estão: Fracture, Gary Fong, Gyst, Lensbaby, LensPen, Lume Cube, Photo District News, PhotoVideoEdu.com, Pixsy e Think Tank.

Introdução à fotografia digital – HARVARD

O curso é da Harvard Extension School, oferece o curso de fotografia gratuitamente e conta com ensinamentos como: história da fotografia, estilos fotográficos (paisagens, ruas, vida selvagem e outros), manejo das lentes, cores, softwares, técnicas e outras. Tudo isso em linguagem não técnica. O conteúdo está em inglês, mas pode ser traduzido.

Introdução à fotografia digital – Fundação Bradesco

Entre as opções nacionais, está o curso de Introdução à Fotografia Digital, oferecido pela Escola Virtual da Fundação Bradesco. Ele traz, em quatro módulos, dicas e conceitos básicos para quem gosta de fotografar e quer melhorar seus registros, mas não chega a um nível profissional. É um curso mais básico, mas, ainda assim, muito importante para aprender algo novo.

Fotografia Digital – INEAD

O INEAD (Instituto Nacional de Ensino a Distância) oferece o curso de fotografia digital com um conteúdo básico que abrange o histórico da fotografia, luz e cores, equipamentos, registro de imagens, como fotografar, composição da imagem, escolha do equipamento e outros. A carga horária é de 40 horas.

Fotografia Digital – Prime Cursos

Neste curso é possível aprender conceitos como megapixels, zoom digital e zoom óptico, shutter, distância focal e outros. Ele ensina desde o básico, como a forma de segurar a câmera, até tópicos mais avançados, como iluminação, programas de edição e outros.

Gostou? Já conhecia algum desses cursos? Não deixe de se inscrever neles e aprender ainda mais sobre fotografia.

Se você já é fotógrafo e deseja novas oportunidades de trabalho, venha conhecer mais sobre o FOTOP. Clique aqui e comece a trabalhar hoje mesmo com fotografia.

Já nos segue no Instagram?
Clique aqui e acompanhe o nosso perfil com dicas para fotógrafos!

Até a próxima dica!