A compensação de exposição é um recurso em muitas câmeras que permite ao usuário ajustar as configurações de exposição sugeridas pela câmera. Geralmente se usa quando o medidor da câmera não reflete com precisão a cena fotografada, resultando em uma imagem muito clara ou muito escura. Ao ajustar a compensação de exposição, a câmera reorganiza as configurações de exposição sugeridas para produzir uma imagem com melhor exposição.

A quantidade de compensação de exposição é geralmente medida em paradas, com cada uma representando uma duplicação ou redução pela metade da quantidade de luz. Por exemplo, aumentar a exposição em um ponto dobrará a quantidade de luz capturada pela câmera, enquanto diminuir a exposição em um ponto reduzirá pela metade a quantidade de luz capturada.

Quando usar a compensação?

A compensação de exposição é útil em situações em que o medidor de luz da câmera pode não capturar com precisão a exposição desejada. Isso pode acontecer quando a cena tem uma faixa de alto contraste (como um céu claro e um primeiro plano escuro), quando a cena é predominantemente branca ou preta ou quando o objeto está em contraluz.

Como usar a compensação? 

O processo de ajuste da compensação de exposição varia de acordo com a câmera. Mas geralmente é acessado por meio de um botão ou mostrador no corpo da câmera. Algumas câmeras também permitem ajustar a compensação de exposição por meio do menu ou usando uma interface de tela sensível ao toque.

Dicas de uso

Ao ajustar a compensação de exposição, é importante prestar atenção à exibição na tela LCD da câmera. O histograma é uma representação gráfica da faixa tonal da imagem, com o lado esquerdo representando os tons escuros e o lado direito representando os tons claros. Se o histograma for fortemente ponderado para um lado ou para o outro, isso pode indicar que a imagem está superexposta ou subexposta.

Lembre-se de que a compensação de exposição funciona em conjunto com os modos de medição de sua câmera (avaliação, ponderação central ou medição pontual). Assim, isso terá efeitos diferentes, dependendo do modo que você estiver usando. É essencial praticar e experimentar para ter uma ideia de como a compensação de exposição funciona com sua câmera específica e em várias condições de iluminação.

Quer trabalhar com fotografia?

Você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Por fim, acompanhe também o nosso perfil no Instagram. Aproveite também para convidar um amigo ou amiga a conhecer o nosso trabalho.