A frase “ponto de vista” em fotografia significa simplesmente a posição de onde a câmera vê a cena. Você está olhando para o objeto fotografado? Quão perto você está do fotografado? Existe alguma coisa entres? Cada decisão que você tomar sobre o ponto de vista mudará a forma como o espectador vê a foto.

Justaposição

Independentemente do ponto de vista que você escolheu ao tirar uma foto, lembre-se do poder da justaposição. Fotografar um objeto de um ângulo “inesperado” terá mais impacto do que o ângulo de visão encontrado na vida cotidiana.

Por exemplo, olhar para uma formiga de baixo para cima terá um impacto muito mais visual do que olhar de cima para baixo. Ou uma foto de um pássaro ao nível dos olhos é muito mais poderosa do que olhar para um pássaro em uma árvore.

Tornando-se o objeto da foto

Um ponto de vista poderoso envolve “tornar-se o objeto da foto”. Isso significa que você tira a foto do ângulo do fotografado. Por exemplo, uma cena de cirurgia mostrando como se você estivesse olhando através dos olhos do cirurgião (paciente e mãos do cirurgião visíveis, mas não o rosto / corpo do cirurgião). Essas tomadas permitem que o espectador sinta que está vivenciando o evento em primeira mão.

Foto na altura dos olhos

Tirar uma foto do nível dos olhos do objeto é a maneira mais rápida de ajudar seus espectadores a se conectar emocionalmente com o objeto da foto. Ao colocá-los literalmente no mesmo nível, você cria uma resposta instintiva. Quando estamos no nível dos olhos de um objeto, personificamos esse objeto, mesmo que não seja humano.
Fotografar no nível dos olhos também permite que você veja mais do assunto do que fotografar, para baixo ou para cima, permitiria. Este ângulo reto também ajuda a evitar distorções causadas pela perspectiva ou ângulo de visão.

Fotos de baixo

Ao tirar uma foto abaixo de um objeto, você pode fazer com que o observador sinta que o objeto está no controle da situação. O simples ato de olhar para um assunto pode transmitir uma sensação de pequenez, perda de controle ou uma sensação de que o assunto (ou objeto) é inalcançável.

Isso tem sido usado em situações do mundo real ao longo da história. Por exemplo, os tronos são colocados mais altos do que outras cadeiras, os juízes sentam-se em um pódio e as mesas executivas são um pouco mais altas do que as mesas normais.

Um ângulo de disparo extremamente baixo também pode dar a ilusão de estar dentro do quadro da fotografia.

Como quase tudo na fotografia, isso remete às nossas reações instintivas. Em uma floresta de árvores altas, nos sentimos pequenos quando olhamos para cima. Fotografar com um ângulo para cima nos permite explorar essa resposta instintiva.

Fotos de cima

Fotografar de cima de um objeto permite que o espectador se sinta superior ao assunto ou transmita uma sensação de proteção. Também pode dar ao espectador a impressão de que é o objeto da atenção do sujeito da foto, como se fosse o espectador colocado em um palco. Se o efeito de nível de palco for alcançado, o espectador muitas vezes se sentirá adversário em relação ao assunto.
Quer se juntar à maior rede de fotógrafos esportivos do Brasil?

Então conheça mais sobre o Fotop, a maior rede de profissionais da imagem do país. Descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.