Se você está pensando em escolher a fotografia como sua carreira, então se tornar um fotógrafo freelancer pode ser uma opção viável

Você é um aspirante a fotógrafo que ainda está estudando ou trabalhando em um emprego pelo qual não é apaixonado? Se você está pensando em escolher a fotografia como sua carreira, então se tornar um fotógrafo freelancer pode ser uma opção viável. Muitos fotógrafos trabalham em tempo integral como freelancers e ganham a vida com sucesso.

Na era digital de hoje, a fotografia está sendo usada de maneiras diferentes por uma variedade de pessoas e empresas. Como tal, a demanda por fotógrafos profissionais está aumentando com muitas oportunidades em gêneros fotográficos como comercial, moda, produto, viagens e casamentos. Portanto, é essencial encontrar o seu nicho.

Mas o que é Fotografia Freelancer?

A fotografia freelancer se enquadra na categoria de trabalho autônomo. Você assumiria projetos de clientes, trabalharia em vários projetos ao mesmo tempo e atenderia aos requisitos de fotografia dos clientes, principalmente dependendo de suas habilidades. É como ser uma empresa de uma pessoa só: você é o chefe, o profissional de marketing, o fotógrafo e até mesmo o office-boy.

A fotografia freelancer vem com muitos desafios e obstáculos emocionantes. Ele permite que você seja autossuficiente e tenha liberdade criativa. Por outro lado, também exige dedicação de tempo, energia e tudo o que você tem para construir sua marca e clientela. Chame a atenção das pessoas para o seu trabalho, faça com que se lembrem de suas imagens e de você quando as virem.

Quais são seus objetivos?

Você precisa mapear seus objetivos. Defina o que você deseja da fotografia freelancer e quanto tempo você está disposto a dedicar. É um empreendimento em tempo integral ou uma busca em tempo parcial? Esses são alguns dos pontos que você precisa considerar antes de começar algo substancial. Uma missão e uma visão claras são os primeiros passos para o sucesso. Se você ignorar isso, as chances de fracasso serão muito altas.

Qual será o seu estilo?

Assim que tiver certeza do que exatamente deseja da sua carreira de fotógrafo freelancer planeje como comunicará suas ideias e modelo de negócios a outras pessoas. Como você vai se vender? Digamos, por exemplo, que você queira se tornar um fotógrafo comercial e também tenha interesse em fotografia de rua, pense no que o torna único.

Talvez você possa fotografar de uma forma que incorpore paisagens urbanas de ruas nas fotos. Defina seu estilo de fotografia, seus pontos fortes e fracos, o tipo de equipamento com o qual você se sente confortável, a quantidade de trabalho que você pode fazer em um determinado período de tempo, etc. Aprenda a falar com as pessoas e envolvê-las em conversas.

Crie um network

Como qualquer outro empresário, você também teria que se esforçar como fotógrafo freelancer. Trata-se de gerar trabalho, buscar oportunidades e se promover. Não tenha medo de sair e se expor. Peça referências, obtenha feedback sobre o seu trabalho e procure uma colaboração. Do contrário, as oportunidades não surgirão. Não há limite para o que você pode ganhar como fotógrafo freelancer. Quanto mais você trabalha, mais você ganha. Mais importante ainda, todo o dinheiro pertence a você. Portanto, prepare-se.

Compre o equipamento certo

Antes de começar, você precisará investir em equipamentos essenciais para a fotografia. Junto com uma boa câmera, que melhor se adapta às suas necessidades e ao tipo de fotografia freelancer que deseja realizar, você precisa de um par de lentes robustas (para curta e longa distância) e um tripé.

Um laptop com a configuração correta também é necessário; 4 gigabytes de RAM é o mínimo para executar softwares como Adobe Photoshop e Lightroom (para edição), por exemplo. Para adicionar a tudo isso, você pode precisar de uma bolsa prática para transportar sua câmera e seu carregador para qualquer lugar que você vá. Certifique-se de que seu equipamento não seja obsoleto e possa atender aos requisitos que um fotógrafo profissional exige.

Pratique

Pratique sua arte. Percorra as ruas e capture momentos aleatórios. Trabalhe nos quadros e nas composições de cores. Crie um banco de dados de suas fotografias e organize-as. Assista aos tutoriais e pratique o que você aprendeu para melhorar. Você precisa conhecer as regras antes de quebrá-las. Aprenda com outras pessoas e com seus erros. Praticar é a chave para o sucesso.

Construa um portfólio

Você pode dizer às pessoas o que já fez, mas nada fala mais alto por um artista do que seu portfólio. Como fotógrafo freelancer, você precisa apresentar um portfólio bem orientado e estruturado de forma adequada para impressionar seu público com seu repertório.

Certifique-se de que o site do seu portfólio de fotografias cobre todos estes pontos importantes:

  • Funciona bem em dispositivos móveis;
  • Tem um design minimalista, limpo e moderno;
  • Apresente suas imagens em um belo layout para uma visão geral rápida, mas também permite que os visualizadores ampliem as fotos para ver mais de perto;
  • Inclui uma página “Sobre mim” e informações de contato;
  • Se você tiver vídeos e comerciais, adicione-os ao seu site;
  • Tenha informações de contato claras, facilite o contato das pessoas com você;
  • Conecte-se com sua conta de mídia social e comece um blog para compartilhar histórias de fotos.

Para todos os gêneros de fotografia que você faz para ganhar a vida, sempre tenha uma pequena coleção de suas melhores fotos. Essas fotos serão a cara do seu negócio, o conteúdo que as pessoas verão quando visitarem seu site ou página de negócios em qualquer canal de mídia social. É sempre recomendável atualizar suas coleções assim que tiver melhores fotos para substituir as mais antigas. Seu site de portfólio de fotografia é sua janela para o mundo lá fora.

Venha fazer parte do Fotop

Você sabia que no Fotop você pode trabalhar com o que você ama, administrar o seu tempo e o seu faturamento e muito mais? Junte-se à maior rede de profissionais da imagem do país. Venha integrar o time Fotop. Saiba mais aqui!

Já nos segue no Instagram?
Clique aqui e acompanhe o nosso perfil com dicas para fotógrafos!