Construir um portfólio de fotografia é um dos primeiros passos para ganhar dinheiro como fotógrafo. Ele permite que você mostre seu melhor trabalho para clientes em potencial, funcionando como um cartão de visitas das suas fotos, ajudando outras pessoas a ver suas habilidades e valor como artista. 

Mesmo as pessoas mais bem-sucedidas do setor mantêm seus portfólios atualizados com seus trabalhos mais recentes, portanto, definitivamente faz sentido considerá-lo como parte de seu equipamento de trabalho. Se você ainda não tem um portfólio de fotografia e deseja criar um do qual possa se orgulhar, confira nosso breve guia sobre criar o seu e ter um de forma correta.

Não repita imagens 

Seu portfólio é uma coleção de todos os seus melhores trabalhos. Inclua duas imagens semelhantes e os clientes em potencial podem pensar que você é um fotógrafo preguiçoso que tira várias fotos da mesma coisa. 

Não há problema em incluir fotos da mesma sessão, especialmente se você está apenas começando, mas certifique-se de que essas fotos sejam diferentes em mais de uma maneira. Se você estiver construindo um portfólio de retratos, por exemplo, não inclua uma segunda foto que envolva apenas o reajuste das mãos do sujeito, mas você pode incluir uma foto de uma configuração completamente diferente da mesma sessão.

Apenas o que há de melhor

Um portfólio com centenas de imagens rapidamente se torna cansativo. Seu portfólio deve incluir seu melhor trabalho e apenas seu melhor trabalho. Se você puder identificar uma pequena coisa que está errada, não a inclua. Embora seja tentador lançar toda e qualquer foto do seu portfólio, é importante resistir ao impulso. Seja crítico sobre o seu trabalho e escolha entre oito e 15 fotos que ilustram sua versatilidade por trás da câmera. Se você quiser incluir mais do que deveria, use um blog/site/redes sociais para exibir imagens de cada sessão de fotos e um portfólio com apenas as melhores.

Não use imagens que precisam de uma explicação

Lembra daquela imagem que você lutou contra a chuva, escombros e todo tipo de obstáculo para filmar? Não a inclua simplesmente porque era uma foto desafiadora. Compartilhe se for uma ótima foto, mas não a inclua em seu portfólio se precisar explicar por que essa foto é tão boa. As melhores fotografias falam por si. Se a reação uau só vier depois de uma explicação, não a inclua.

Busque uma segunda opinião

Se você realmente tem dificuldade em incluir ou se desfazer de imagens, uma ajuda muito útil é obter uma segunda (ou terceira) opinião de outro fotógrafo. Pergunte a eles o que eles pensam e como se sentem sobre sua foto. Isso pode ajudá-lo a ver suas imagens da perspectiva de outras pessoas, dando-lhe um melhor julgamento sobre se vale a pena incluir alguma delas em seu portfólio.

Pense no seu público

Falando do seu público-alvo, eles são importantes quando se trata de decidir sobre o design e o conteúdo do seu portfólio. Pense nas pessoas que estarão olhando para o nosso portfólio. O que eles vão querer ver? Escolha imagens que você acredita que seu público vai querer pagar para você criar para eles. O mesmo vale para o conteúdo e design do seu site online.

Que tal subir seu portfólio na plataforma do Fotop?

Uma excelente opção para divulgar o seu trabalho é publicá-lo em sites especializados. Uma delas é o Fotop, plataforma de serviços de fotografia com milhares de profissionais cadastrados, garantindo que seus trabalhos sejam divulgados para empresas dos mais diversos setores, interessados em fotógrafos especializados e qualificados. 

Para upar seu portfólio, basta acessar o site https://fotop.io/ e fazer o cadastro. Em seguida, clique na seção “Jobs” e, depois, “Meu portfólio”. Nele é possível filtrar seu portfólio por área de atuação. Por fim, basta selecionar e fazer o upload das imagens que você deseja. O Fotop faz uma análise das suas fotos antes de notificar e concluir o upload. 

Ficou com dúvida, confira o nosso passo a passo aqui.