A fotografia contraluz cria Imagens impressionantes. Embora isso possa contradizer o conselho dado aos iniciantes de sempre tirar fotos com a luz que vem de trás da câmera, a arte da retroiluminação (Backlight em inglês) é uma técnica que pode produzir imagens maravilhosas. No entanto, muitos fotógrafos de natureza ficam intimidados com a ideia de apontar a câmera para a luz e evitam muitas oportunidades que valem a pena.

Primeiro, há muito a considerar ao usar esta técnica para evitar a frustração e a decepção. No entanto, uma vez dominada, há pouca dúvida de que a retroiluminação pode ser mágica e adicionará drama e impacto visual às suas fotografias e diversidade e interesse ao seu portfólio. 

Por exemplo, há muitos assuntos para experimentar, desde flores translúcidas e folhagens ou iluminação de animais e pássaros. A fotografia contraluz aumentará a névoa, a chuva e a neblina, adicionando criatividade e atmosfera às imagens da paisagem.

Técnica para a fotografia contraluz

Os dois aspectos mais desafiadores de fotografar assuntos em contraluz são eliminar adequadamente os reflexos e garantir a exposição correta. Essas preocupações são dissipadas com prática, boa técnica e compreensão do processo de exposição.

Flare dá origem a uma perda de definição e é provavelmente a área mais significativa que requer atenção. Por isso, é uma abordagem medida e metódica é necessária. É produzido quando raios de luz intensos atingem o elemento frontal da lente causando refração excessiva da lente, isso leva a realces de espéculos, suavização da imagem e perda de definição. Claramente isso deve ser evitado e existem várias maneiras de superar esse efeito indesejável.

As lentes apresentam características individuais, mas, em geral, quanto mais elementos de lente são usados ​​em sua construção, mais vulneráveis ​​os reflexos. Com isso em mente, as lentes de zoom são mais propensas a serem suscetíveis a reflexos do que as lentes de distância focal fixa. Os revestimentos de lente também têm um impacto no reflexo. E as lentes multirrevestidas modernas superam consistentemente os modelos anteriores. Isso, por si só, pode reduzir significativamente a maioria dos possíveis problemas de reflexo.

Situações onde é possível utilizar fotografia contraluz

Em muitas situações de luz de fundo, usar um parassol de lente designado aumentará muito as chances de eliminar reflexos, evitando que a luz difusa atinja o elemento frontal da lente. De fato, o uso de um parassol de boa qualidade pode melhorar a saturação em todas as imagens.

Assim, tendo tomado as precauções acima, uma inspeção visual final da imagem através do visor, de preferência com a lente fechada, mostrará quaisquer áreas remanescentes de suavidade ou realces resultantes do reflexo. Isso pode exigir apenas um leve reposicionamento da câmera.

Com isso, o outro desafio em fotografar assuntos em contraluz é a melhor forma de lidar com a exposição. Ao mesmo tempo, a superexposição é um problema comum na contraluz, pois o fundo bem iluminado influenciará excessivamente o medidor da câmera; isso tornará o assunto muito escuro, na verdade quase como uma silhueta.

A compensação de exposição é a resposta e é melhor dar entre uma e duas paradas de exposição extra da exposição ‘normal’ sugerida pela câmera. Alternativamente, faça uma leitura do medidor pontual da área de sombra e exponha na leitura da câmera, isso não deve exigir compensação. Como a exposição para assuntos em contraluz é complicada, a melhor prática de vários padrões e substituições de medição de exposição. Isso até que você se sinta confortável em abordar várias oportunidades de luz de fundo.

Quer trabalhar com fotografia?

Por fim, se você já é fotógrafo e quer saber como trabalhar ainda mais com fotografia? Então junte-se ao Fotop. Conheça mais sobre a maior rede de profissionais da imagem do país e descubra novas maneiras de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você mais ama. Cadastre-se agora mesmo clicando aqui.

Acompanhe também o nosso perfil no Instagram.