Nos últimos anos, o minimalismo tem sido uma palavra da moda impossível de evitar. E no mundo da fotografia, como tirar fotos neste estilo? O Fotop preparou algumas dicas para te ajudar com essa tarefa

O minimalismo começou como um movimento artístico. Significa economia e o uso de formas simples. É sobre valorizar o que é mais importante e remover todas as outras distrações. O minimalismo usa o espaço para realçar o próprio assunto. Ele está reduzindo apenas o básico necessário para comunicar seu significado. Não aparece apenas nas formas de arte, mas também há uma tendência de estilo de vida minimalista. O lema é mantê-lo simples.

O que é fotografia minimalista?

A fotografia minimalista trata de mostrar apenas alguns elementos na composição . É a arte de capturar as imagens mais simples das maneiras mais atraentes. Como um estilo de vida minimalista, você deixa tudo de que não precisa e se concentra no que tem.

Mantenha esta definição em mente ao tirar fotos minimalistas. O assunto que você pretende enfocar deve ser aprimorado usando o mínimo de elementos visuais possíveis.

Como usar composição em fotos minimalistas

Dos ingredientes que fazem a fotografia minimalista, a composição é um dos mais importantes. É também um dos mais fáceis de ajustar. As imagens minimalistas geralmente têm o mínimo de elementos possíveis. Às vezes, um assunto contra um fundo simples é tudo que você precisa para contar uma história.

Mova-se para criar uma composição que transmita simplicidade, mas que ao mesmo tempo chame a atenção.

Como usar o espaço negativo

Adicionar espaço negativo é o conceito mais importante da composição minimalista. Isso se refere ao uso do espaço ao redor de um elemento em uma imagem. Este espaço é geralmente simples em composição e textura. Enfatiza o assunto e torna-o mais atraente.

O espaçamento pode aparecer em primeiro plano, no meio ou em segundo plano. Às vezes, o espaço pode criar um assunto próprio. Mas nem sempre é o caso e não é necessário para imagens minimalistas. Você deve usá-lo como uma forma de acentuar o elemento básico e essencial da cena minimalista.

Por exemplo, em uma paisagem minimalista, você pode destacar uma única árvore usando seus arredores em uma composição ampla.

Use linhas para criar ousadia e guiar os olhos do observador

Linhas claras e formas simples são outra maneira de criar imagens atraentes, mantendo um senso de simplicidade. As linhas principais, sejam horizontais, verticais ou diagonais, ajudam a direcionar os olhos do observador para o assunto.

A combinação de contraste de cores e linhas pode fornecer uma incrível experiência de visualização. As linhas principais podem nem mesmo precisar de um assunto.

Use simetria para aumentar a simplicidade

Composições simétricas são atraentes, pois podem criar harmonia e uma sensação de integridade. Elas podem melhorar a ordem e o equilíbrio de uma cena. Além disso, destaca o assunto, que geralmente está no meio da imagem, ao longo da linha divisória.

A regra dos terços é comum na fotografia. Mas quando você usa simetria, colocar o assunto no meio é aceitável. Por exemplo, a simetria é popular na fotografia arquitetônica minimalista. Ele aprimora a sofisticação e o design da arquitetura.

Use cores de contraste e complementares para se destacar

O contraste de cores pode tornar a fotografia minimalista poderosa e única. Tente encontrar combinações de cores que sejam agradáveis ​​aos olhos, como conjuntos contrastantes de preto e branco ou escuro e claro.

Outro método para fotografia minimalista é usar cores complementares. As cores complementares se posicionam diretamente uma em frente à outra em uma roda de cores padrão.

Uma flor amarelo-claro em um mar de arbustos verdes pode não dar muito destaque. Mas uma flor vermelha brilhante entre o mesmo campo verde se destacará. Isso ocorre porque o vermelho e o verde estão quase diretamente um em frente ao outro em uma roda de cores. A combinação de cores complementares pode criar imagens cativantes. Não faltam combinações para escolher. Algumas das combinações mais usadas incluem tons de roxo e amarelo, vermelho e azul e laranja e azul.

Preto e branco

Uma foto em preto e branco também pode ser incrivelmente poderosa no minimalismo e as cenas do dia a dia podem parecer diferentes. Por exemplo, tirar as cores de uma paisagem ou de qualquer criatura viva pode realçar um aspecto completamente novo.

Você precisará se concentrar mais nas linhas e na forma de um objeto do que em sua natureza. Pode torná-lo menos vivo e mais silencioso. A fotografia de naturezas mortas pode ser a melhor combinação com o preto e branco para aumentar a sensação de minimalismo.

É fotógrafo e quer se juntar à maior rede de profissionais da imagem do país?

Clique aqui e se cadastre agora mesmo no Fotop. Comece a ganhar dinheiro fazendo o que você mais ama: fotografar.

Já nos segue no Instagram?
Clique aqui e acompanhe o nosso perfil com dicas para fotógrafos!