Como nas próximas semanas desta quarentena, quinta-feira foi dia de live no Instagram do Fotop. Convidamos a fotógrafa Carol Salermo, do Rio de Janeiro, para falar sobre o segredo das parcerias com organizadores de eventos. Carol trabalha com o Fotop há cinco anos e já foi parceira em 120 eventos de corrida, dos quais participou com sua equipe de fotógrafos.

“Para começar nesse ramo, o bacana é saber como funciona todo o processo no Fotop”, contou Carol. É importante conhecer a dinâmica e detalhes de cada evento para não acontecer de ele já estar fechado com outros parceiros. Hoje as parcerias de fotógrafos com organizadores são bem frequentes e parcerias são fechadas também pelo Fotop Eventos, área interna da empresa que possui negociações com organizadores.

Depois, o próximo passo é mandar uma carta de apresentação ao organizador. A fotógrafa contou que primeira carta que mandou não chega aos pés da que tem hoje. Mas foi uma forma de começar. Hoje, em sua carta padrão, Carol se apresenta, explica que não fotografa apenas eventos esportivos e envia exemplos de trabalhos anteriores com corrida. Além disso, também explica as condições da parceria, como o fato de o organizador ficar com uma porcentagem da venda das fotos ou com algumas fotos para a divulgação.

WhatsApp-Image-2020-05-05-at-2.49.34-PM Corredora no evento Color Race Brasil, com o qual Carol fechou parceria (Foto: Carol Salermo)

Outro ponto importante da parceria é o mailing: uma lista com todos os emails dos participantes. Muitos organizadores têm receio de entregá-lo ao fotógrafo por temer que ele use-o para outro fim que não o da divulgação do evento. Por isso, Carol deixa claro já em sua carta que os contatos serão usados apenas para vender as fotos.

Quando o organizador está disposto a compartilhar o mailing, ela começa a divulgação por ele. “Se o evento foi domingo — e na segunda de manhã as fotos entrarão na plataforma — segunda a noite é um horário legal para disparar os emails”, explicou. Além disso, ela também faz vídeos com as fotos daquele evento, e lança templates para ajudar na divulgação. “E na terça-feira, eu tiro folga!”, Carol brincou.

WhatsApp-Image-2020-05-05-at-2.49.35-PM Pódio da corrida do Sonic, com a qual Carol também tem parceria (Foto: Carol Salermo)

Os preços das fotos é o fotógrafo quem decide, mas o Fotop disponibiliza uma tabela para ser usada como base. “E aí entra o bom senso. Em uma corrida grande, com potencial, talvez valha usar o padrão Fotop já pronto. E aí só ajustar os preços dos pacotes, que podem ser tanto do Fotop, quanto os meus também”, explicou.

“Entrei no fotop em 2015 e fechei a primeira parceria em 2017”, contou Carol. Desde então, já foram mais de cem eventos de corrida. Para alcançar esse patamar, a fotógrafa acredita que uma das maneiras de começar é estudando sobre fotografia por meio de tutoriais no YouTube e acompanhando colegas. “Não apenas saber sobre o equipamento, mas colar com gente”, ressaltou Carol.

Gostou e tem vontade de se tornar parceiro em eventos? Aqui a gente te explica exatamente como fazer isso, na aréa do portal dedicada às perguntas sobre parcerias. Bons eventos!

Por Mariah Lollato